Gamers Brasileiros: Perfil, hábitos e mais!

O mercado de games e o perfil dos gamers brasileiros não é coisa de criança – é o que afirma a última edição (2018) do PCB (Pesquisa Game Brasil). Segundo a pesquisa, quase 68% dos jogadores possuem idade entre 25 e 54 anos e as mulheres são quem mais jogam (58.9%). A pesquisa, realizada pelo Sioux Group, coletou os dados nos meses de fevereiro e março e obteve 2853 respondentes únicos.
Neste artigo comentamos alguns dados interessantes.

Quem São?

Pouco mais de 75% dos entrevistados da pesquisa sinalizam que jogam algum jogo eletrônico. Isso por si só já demonstra o potencial deste setor no mercado Brasileiro. Mesmo assim, somente 26% dos entrevistados se consideram gamers, ou seja, a grande maioria se identifica como jogador casual.

Plataformas

Mobile

O smartphone é disparado a plataforma favorita dos jogadores, com 84%. Os consoles são jogados por 46% e os computadores quase por 45%. Se cruzarmos com a informação de que a maioria dos jogadores se identificam como casuais, o smartphone é o ecossistema ideal para acessar esse gigantesco mercado.
Dentre os mobiles, a marca mais presente é a Samsung, com 51% de penetração no mercado, seguida pela Motorola com 26,7% e a Apple com 16,5%.

Console

O console com maior presença (dentre os entrevistados que possuem console) é o Xbox 360, com 32%. O playstation 3 está em 25,6% dos jogadores e o playstation 2 em 23,2%. Na sequência temos as novas gerações:

  • Playstation 4: 22,2%
  • Xbox One: 14,6%
  • Xbox One X: 4,8%
  • Playstation 4 Pro: 4,3%

Os ciclos de vida útil dos consoles no Brasil costumam ser mais longos que em países mais desenvolvidos, o que justifica a presença do Playstation 2 nas primeiras posições. Além disso, os modelos clássicos como Atari, Master System, Mega Drive, Nintendo, Super Nintendo e afins, que não são mais fabricados, foram citados por 8,1% dos jogadores.
Embora tenha sido percebido um crescimento na compra dos jogos no varejo online ou nas lojas das plataformas, 54,2% dos entrevistaram afirmaram comprar preferencialmente nas lojas de varejo tradicionais.
51% dos gamers afirmam jogar online. Desses, 41,1% jogam na Playstation Network e 37,5% na Xbox Live.

Computador

59,5% dos entrevistados sinalizaram que possuem algum tipo de notebook; os desktops estão presentes em 32,7% dos entrevistados. E, de acordo com 32% deles, a principal vantagem do computador em relação a outras plataformas de jogos é o “menor custo para aquisição de jogos”.
Quanto a jogar online, pouco menos da metade, 45,3% dos usuários de computador afirmam jogar online, dos quais 30,5% afirma fazer isso todos os dias.

Hábitos dos gamers

O hábito mais característico identificado pela pesquisa foi o de comer e beber enquanto joga. 8 a cada 10 jogadores admitiram comer ou beber durante a as partidas. Os sucos encabeçam a lista dos produtos alimentícios mais consumidos pelos jogadores, com 43,9%. Na sequência vêm os salgadinhos e snacks, com 40,8%. Refrigerantes com 49,9%, doces e chocolates com 38,8% e só então aparece a pizza com 25,8%.
Para completar, 20,8% dos entrevistados (quase a totalidade na faixa etária de 25 a 34 anos) afirmaram que bebem cerveja durante as partidas.

Conclusão

Entender os padrões e hábitos de consumo dos gamers no Brasil é fundamental, caso você deseje atender este segmento. Neste texto abordamos apenas alguns pontos interessantes, mas a recomendação é que você conheça e acesse a Pesquisa Game Brasil, uma ferramenta fundamental para quem está buscando atingir este segmento de forma eficaz.
Ainda possui dúvidas? Deixe seu comentário!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!