Otimização de sites WordPress em 7 passos simples

Se você quer ter um site bem posicionado no Google, algo essencial é o investimento em otimização. Porém, eu não estou falando de você contratar um profissional de SEO não, mas sim de você mesmo otimizar o seu website. No artigo de hoje vou falar sobre otimização de sites WordPress em 7 passos bem simples de entender e aplicar mesmo se você não tiver experiência na área. Confira!

Otimização de sites WordPress

A plataforma de criação de site WordPress é a mais utilizada em todo o mundo, pois sua interface é simples e ela possui os melhores plugins, templates e tudo o que você precisa para criar blogs e websites profissionais.

Além disso, o WordPress já é “pré-otimizado”, pois vem com modelos de páginas e posts prontos, menus e dicas que tornam a otimização de sites algo super simples e fácil de ser feito.

Dica 1: Configurando os links permanentes

Bom, minha primeira dica a você que utiliza o WordPress é que você configure a URL padrão dos posts, isto é, os links permanentes. Se você não fizer isso, a url das publicações ficará com um número ao invés do nome.

Otimização de sites

 

Para alterar, basta ir em “configurações” e marcar a opção “nome do post”. Isto é essencial em se tratando de otimização de sites

Dica 2: Configuração do título de cada página

O título de cada página em si (title) é diferente do título da publicação, sendo que o primeiro tem um limite de caracteres a ser respeitado (59).

Para que você consiga otimizar o title, basta que você instale um plugin chamado SEO by Yoast. Com ele esse problema será facilmente resolvido.

Dica 3: Otimizando a Description (snippet)

Todos os resultados exibidos nas pesquisas do Google possuem um pequeno texto abaixo do link, já reparou? Quem entende de otimização de sites sabe que esse trechinho textual é chamado de “description” no site e de “snippet” no Google.

A description é essencial para você chamar a atenção do internauta que está realizando a pesquisa no Google e se você otimizá-la, poderá fazer com que mais pessoas acessem seu site. Isto também é possível com a instalação do plugin SEO by Yoast.

Dica 4: A importância dos “Headings”

Toda vez que você for publicar um novo artigo, é essencial que se atente ao título principal (H1) e subtítulos da postagem (H2). Muita gente comete o erro de utilizar apenas parágrafos e, dessa forma, quando os motores de busca visitam o seu site, acham que as páginas não estão bem distribuídas por só enxergam um parágrafo atrás do outro, sem subtítulos.

Algumas versões do WordPress, já possuem no próprio cabeçalho da postagem a opção de inserir título 1, 2, 3 e sucessivamente, o que torna a otimização de sites WordPress mais fácil.

Dica 5: Peso das imagens

Antes de publicar qualquer imagem, é muito importante que você diminua o peso desta. A recomendação é que as figuras pesem no máximo 90k.

Eu recomendo que você utilize o programa de edição de imagens gratuito GIMP, que pode ser baixado no Baixaki. Dessa forma, o site não vai ficar pesado e o carregamento das páginas será mais rápido.

Dica 6: Alt Tag

O texto alternativo das imagens (alt tag) também é algo que você deve se atentar. Toda vez que você publicar uma foto, coloque um nome na imagem para que os motores de buscas possam saber do que se trata.

Essa é uma das partes mais importantes de otimização de sites, pois muitas pessoas fazem pesquisa no Google Imagens e podem acessar o seu blog/site se você otimizar cada imagem que postar com as alt tags correspondentes.

Dica 7: Mantenha seu site atualizado

Publique pelo menos 1 artigo por semana, pois isto mostra tanto ao público quanto aos mecanismos de buscas que o seu site não está abandonado. Além disso, quanto mais conteúdo você tiver, maiores são as chances de você se posicionar bem no Google e receber muitas visitas!

Bom, essas são as minhas dicas de WordPress. Espero que você tenha gostado!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!