Retargeting: o que é e como fazer?

Retargeting

O Retargeting tem chamado cada vez mais atenção nessa era digital em que vivemos e, junto com o remarketing, ele se tornou uma excelente estratégia de negócios que tem muito a oferecer e, quando bem utilizada, pode trazer diversos benefícios à marca.

E, com tantas pessoas tendo acesso a internet e ela se tornando uma ferramenta de trabalho, de vendas e de marketing absurdamente implacável, é normal que o e-commerce também ganhe mais espaço dentro da vida das pessoas.

Portanto, pensando em estratégias de negócios, o texto de hoje abordará o conceito de retargeting, o que ele é, como pode impactar a sua organização e como aplicá-lo na prática, assim como dicas e benefícios que sua empresa de pavimentação pode usufruir.

Conheça um pouco sobre remarketing e retargeting

Essas duas estratégias de marketing mencionadas, o retargeting e o remarketing, são extremamente fortes quando bem utilizadas e as pessoas acabam sendo impactadas por elas mesmo que não percebam, o que é ainda mais interessante.

Normalmente, usuários do meio digital são menos suscetíveis a estratégias de marketing por serem bombardeados por elas o tempo inteiro, não é à toa que existem várias e que, mesmo para promover uma laje de protensão, é preciso de um planejamento anterior.

Esse é um dos motivos do mercado ser tão dinâmico e, para aproveitar ainda mais toda essa situação, as pessoas possuem interesses diferentes, ficando ainda mais difícil de mostrar a elas as qualidades de um produto ou convertê-las para sua marca.

Porém, isso não significa que é impossível ou que as pessoas não são conquistadas, muito pelo contrário, se elas estão na internet é para consumir conteúdo, comprar ou vender algo, e é nisso que sua empresa de pintura residencial, por exemplo, deve se apegar.

Portanto, hoje falaremos um pouco melhor sobre o retargeting, porém, de uma forma ou de outra, ele está muito associado ao remarketing, que será mencionado algumas vezes ao longo desse artigo para que você melhor compreenda a dimensão das estratégias.

Sendo assim, os tópicos a seguir irão reunir uma série de informações muito importantes sobre esse conceito e como ele pode ser abordado de forma assertiva pela sua empresa, ajudando muito no seu negócio de distribuidora de baterias. Confira!

Entenda mais sobre o conceito de retargeting

De forma simples e bastante direta, o retargeting é uma estratégia de mostrar anúncios e publicações para usuários que já tiveram contato com a marca. Isso pode acontecer através do próprio site, do e-mail, redes sociais e canais de comunicação em um contexto geral.

Pode-se dizer que, até mesmo se o usuário abandonar uma compra, através de softwares e ferramentas de retargeting, elas podem ser oferecidas novamente pelo Google, aumentando a probabilidade do usuário voltar a comprar o produto.

Uma empresa de topografia, por exemplo, consegue coletar tais dados do cliente e redirecionar os anúncios. Assim como o próprio nome já diz, target significa alvo, o sufixo ing significa ando. Portanto, targeting seria alvejando, do contexto de mirar, focar, ter como alvo.

Ou seja, o retargeting nada mais é do que colocar novamente o cliente como alvo após uma estratégia ter sido abandonada por ele ou passada despercebida, diferentemente do remarketing, que tem o objetivo de reengajar pessoas interessadas com o e-mail marketing.

Como isso reflete inclusive na administração de obras, dependendo é claro do segmento e contexto que a sua empresa está, alguns benefícios podem ser destacados, como:

  • Clientes mais engajados;
  • Maior taxa de conversão;
  • Maior número de vendas;
  • Custos de aquisição menores;
  • Branding muito forte.

Apenas é preciso tomar um certo cuidado para não confundir tal estratégia com o remarketing, afinal, o próprio Google ajuda a fazer essa confusão, pois em algumas de suas ferramentas de retargeting, ele coloca como remarketing.

Porém, agora que você já entende o conceito um pouco melhor, a chance de errar também é menor. Mas ter ambas as estratégias de negócios vale a pena para que sua organização cresça, mesmo que estejamos falando sobre uma construtora industrial.

Aplicando o retargeting: veja como

Embora possa parecer difícil, com um bom planejamento é possível utilizar o máximo do potencial do retargeting e usufruir dos benefícios citados em tópicos anteriores, fazendo com que seja uma método eficaz de aumentar a popularidade e vendas da sua marca.

Com isso em mente, os tópicos a seguir abordarão algumas possibilidades de aplicação, podendo a sua empresa moldar de forma que a essência dela permaneça como maior atrativo, mesmo que o método permaneça intocado.

01 – Faça um planejamento

O planejamento é essencial para que qualquer estratégia de negócios seja funcional e mostre o seu real potencial, afinal, sem se planejar, sem questionar o que pode ser feito para melhorar seus serviços de instalação de energia solar e como isso pode ser feito, dificilmente o negócio irá para frente.

Porém, quando pensamos no retargeting, é preciso se ter a ciência de que, tudo em excesso pode trazer mais prejuízo do que benefício, portanto, é preciso estudar a quantidade de propagandas e as vezes que encaminhará anúncios para os clientes.

Também é possível fazer campanhas que estimulem isso e, como o volume de vendas é maior, o de redirecionamentos provavelmente também será, fazendo com que a mensuração de resultados possa melhorar também.

Independentemente de qual linha de raciocínio a sua marca siga, é importante que se planeje com antecedência para aumentar as probabilidades de sucesso.

02 – Invista em qualidade

Em campanhas online, é preciso investir em qualidade para aumentar a vontade do consumidor e incentivá-lo a adquirir mais e mais os seus produtos e serviços, mas não somente com os produtos, mas na forma que é utilizada para atrair os clientes.

Isso significa fazer campanhas, anúncios, chamadas que ativem gatilhos mentais e que, de fato, sejam mais atrativas e que despertem a curiosidade dos leads e clientes.

Junto às informações dadas até o momento do retargeting, é possível que muitos nem percebem algum anúncio, ficando gratos de terem visto depois.

O ideal é misturar esse conceito do retargeting com o de gatilhos mentais, porém, para que isso certamente funcione, é preciso que o produto seja bom, afinal, não existe marketing ou estratégia que suporte um produto de qualidade duvidosa.

Através dessas estratégias, é possível aumentar os lucros e vendas da marca, da mesma forma como construir ela de forma mais forte e bem desenvolvida, mas é preciso planejamento para que mostre certa relevância para o leitor.

03 – Saiba fazer uma boa segmentação

A segmentação vai garantir a efetividade das suas estratégias, transformando em grupos específicos de clientes, para que as estratégias de marketing e indicações tenham uma maior relevância, impacto e sejam mais eficazes com esses usuários em específico.

Isso também facilita a fazer uma espécie de filtro para anúncios, produtos e clientes que não tem relação nenhuma com determinado consumidor, fazendo com que eles sejam atingidos apenas por propagandas e anúncios que despertem o seu interesse.

Lembre-se que tudo em excesso pode comprometer o resultado e, caso o cliente receba muitos anúncios que não sejam compatíveis aos seus gostos, pode acontecer dele se aborrecer ou, quando o verdadeiro anúncio certeiro chamar a atenção, não ter o mesmo impacto.

E, nem é preciso se estender muito para compreender que isso pode afetar a empresa de forma negativa, prejudicando seu alcance, o impacto que pode causar em determinado público, o número de vendas e até mesmo o engajamento.

Portanto, pense muito bem nos três tópicos que foram mencionados e tente alinhá-los de maneira que faça sentido para o negócio e que, ainda assim, seja eficaz para a sua marca.

Considerações finais

O texto de hoje abordou o conceito de retargeting e como ele é importante para a sua empresa, como fazer com que ele seja eficaz, explorando dicas e maneiras de como aplicá-lo na prática, além de benefícios e vantagens da utilização.

Busque compreender ainda mais do que já foi mencionado as diferenças entre remarketing e retargeting, mas não tente fugir deles. São estratégias de negócios funcionais e que realmente podem fazer a diferença para o seu negócio, principalmente quando bem planejados.

Dependendo da forma como for aplicado em sua organização, é possível que ganhe bastante destaque e acabe atraindo ainda mais clientes do que o esperado e, conforme isso se expande, é possível se concentrar e tentar outras estratégias e frentes de negócios.

Utilize esse texto como orientação e continue sempre tentando entender mais e mais do porque tais estratégias fazem tanto sucesso e porque tem de ser aplicadas em sua marca.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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