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O poder dos gatilhos mentais no marketing digital

gatilhos mentais

As pessoas gostam de pensar que estão no controle, especialmente quando se trata de seu comportamento. No entanto, ao serem disparados alguns gatilhos mentais, certas ações podem ser motivadas. O marketing digital tem aproveitado muito bem esses recursos de persuasão.

Veja neste artigo o que são os gatilhos mentais, alguns exemplos de seu uso e como usá-los em seu marketing para conseguir bons resultados.

O que são?

Os gatilhos mentais têm base e são usados na psicologia, mas são cada vez mais usados no marketing digital, especialmente em peças de copywriting.

Eles agem diretamente em nossa mente, nos fazendo ter sensações tanto boas quanto ruins — isso vai depender do tipo de abordagem feita ao público. Esses gatilhos podem gerar também ações, como incentivar alguém a sair da zona de conforto e começar um projeto ou até mesmo comprar certo produto.

Exemplos de gatilhos mentais no marketing digital

1. Novidade

As pessoas adoram coisas novas. Embora muitas vezes nos apeguemos às coisas antigas, a novidade promete conseguir algo que não tínhamos antes – e que muitas vezes não podemos conseguir em outro lugar.

2. Autoridade

Muitos gostam de seguir pessoas que outras pessoas já estão seguindo. É uma forma de passar a responsabilidade de tomar uma decisão para outras pessoas. “Se todos estão seguindo, talvez eu devesse estar seguindo também.”

3. Escassez

A escassez desperta nas pessoas um senso de urgência que pode as deixar desesperadas para comprar algo antes que acabem ficando sem. Os gatilhos mentais aparecem em frases simples como “últimas unidades” ou “últimas vagas”.

Outros gatilhos mentais

Você viu detalhes de apenas três exemplos, apenas como ideia do que eles são. No entanto, ainda existem muitos outros gatilhos mentais, como:

  • urgência;
  • reciprocidade;
  • prova social;
  • razão;
  • antecipação;
  • novidade;
  • relação dor x prazer;
  • descaso;
  • compromisso e coerência;
  • paradoxo da escolha;
  • história;
  • simplicidade;
  • referência;
  • curiosidade;
  • inimigo comum.

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