UX: O que é e qual a importância do User Experience

user experience

User experience (UX) tem sido muito discutido e implementado pelas marcas, pois se trata de um conceito muito importante para as estratégias de marketing e outros processos das organizações.

Isso acontece porque ele diz respeito à experiência do usuário, algo que faz toda a diferença para uma empresa, independentemente de seu segmento.

É por meio dele que as organizações entendem como seu público-alvo interage com seus produtos e serviços, bem como com seus canais durante toda a jornada de compra.

Para funcionar, é necessário fazer alguns ajustes e personalizações, visto que cada empresa é diferente e as particularidades de seu público também mudam.

Só que para fazer essas alterações, é necessário conhecer a fundo o conceito de UX, entender sua importância e quais as vantagens que ele traz para a companhia. E é exatamente sobre isso que vamos falar aqui.

Se você tem dúvidas, acompanhe este texto, pois garantir uma boa experiência aos seus usuários é a melhor forma para se destacar e conseguir chamar a atenção dos consumidores e, claro, fidelizar os clientes.

Assim, sua marca estará à frente dos concorrentes e poderá oferecer uma experiência única, tão procurada pelo consumidor moderno.

O que é User Experience?

User Experience (UX) ou Experiência do Usuário, diz respeito à maneira como as pessoas interagem com um produto ou serviço, por meio dos diferentes canais, físicos e digitais, de uma marca.

Exemplos disso são a relação com os canais da empresa, recebimento do produto, navegação no site institucional, trabalho feito no pós-venda, entre outros.

Toda organização, como uma empresa de portaria e limpeza em Jundiaí, proporciona algum tipo de experiência aos seus clientes. A diferença é que algumas planejam isso e outras não.

Se o cliente acessa o site de uma marca e ele não é responsivo, demora para carregar e o processo de compra é confuso, ele está vivenciando uma experiência. Porém, de maneira negativa, ele provavelmente não vai mais voltar.

Por outro lado, se ele encontrar o site de outra marca, com todas as informações que precisa, processo de compra rápido e simples, entre outras características positivas, ele terá uma experiência muito melhor e mais satisfatória.

Para que o conceito de UX chegue a diferentes segmentos de mercado, é importante entender o usuário e a experiência dele separadamente.

Essa análise individual mapeia as características e necessidades do usuário, e com base nessas informações, uma empresa de avaliação 360, por exemplo, consegue atender às expectativas de seu público.

Pensar em User Experience é importante também, porque a percepção que as pessoas têm da sua marca é o que vai determinar o sucesso dela. Trata-se de uma escala de relevância que classifica se o produto é útil, possui usabilidade agradável e se diferencia em seu valor.

As empresas podem trabalhar isso facilitando o uso de um produto ou serviço que já se classifica como útil aos usuários, como quando um supermercado vende bandejas com diferentes tipos de queijo picados.

A organização deve ter a mesma preocupação com seus canais, como site, redes sociais, e também nos processos que utiliza.

Tudo deve ser pensado de modo a agregar valor, com bom nível, para que a experiência seja realmente relevante e valiosa ao usuário.

No que diz respeito ao Marketing Digital, por exemplo, o UX é muito importante e é considerado na hora de estruturar o site e outras plataformas.

O objetivo é manter o usuário no domínio por mais tempo, para que ele consuma o conteúdo e tudo o que lhe é oferecido, incluindo os produtos e serviços.

Para funcionar, tanto para as melhores empresas de factoring em SP quanto para qualquer outra, o user experience se baseia em algumas diretrizes, que dizem respeito a todas as interações do usuário com a empresa, seus processos e soluções.

Tais diretrizes se concentram nos sentimentos e emoções que uma marca provoca nos usuários, pois essa experiência está atrelada a sua vivência pessoal; e na representação que o canal, produto ou serviço exerce na jornada deles, bem como o contexto.

Por fim, as diretrizes também estão atreladas à evolução ao longo do tempo, pois também considera o momento externo. Dessa forma, essa evolução precisa ser relevante, para que seja registrada de maneira positiva pelos usuários.

É assim que o UX é levado para diferentes áreas da companhia, independentemente de seu segmento, desde uma empresa de montagens industriais até uma loja de roupas, sempre mantendo o cliente no centro de suas ações.

Em outras palavras, o user experience funciona como um braço do posicionamento centrado no cliente, e a partir disso conseguimos entender suas vantagens.

Vantagens do user experience

Se formos falar das vantagens dessa estratégia, podemos dizer que é a melhor forma de ter clientes mais satisfeitos, felizes e encantados com uma marca.

Contudo, podemos especificar um pouco mais, e dentre as principais vantagens, além da felicidade do cliente, temos:

Maior conversão em vendas

Quando o usuário se vê alinhado aos diferenciais da marca, como no caso de uma companhia de aluguel de máquina de café para empresa, e consome seus conteúdos, ele vai optar pela compra do produto ou serviço.

Só que isso não vai acontecer apenas com um usuário, mas também com muitos outros, visto que a organização garante uma boa experiência a todos eles, que apesar de ser vivida de maneira pessoal, é sempre muito positiva.

Além disso, outros dois resultados aparecem, que é a economia de recursos e o aumento da percepção de valor.

A economia de recursos acontece porque a configuração de interface, ferramentas e conteúdo são personalizados, levando em conta o que é relevante para o cliente, e isso aumenta a percepção de valor.

O Google anunciou que em 2021 alguns algoritmos seriam modificados, de modo a valorizar mais as métricas voltadas para o user experience.

Daí a importância de ter um site de rápido carregamento, que possa ser usado na versão mobile e que traga conteúdos relevantes e interativos, para que a experiência do usuário seja ainda mais rica.

Portanto, é fundamental que as empresas, como uma administradora predial SP, também passem a considerar a experiência de leitura dos visitantes de seus canais.

É assim que a decisão de compra será influenciada de maneira positiva, o que aumenta as conversões.

Fidelização do cliente

Um cliente fiel é aquele que, ao precisar comprar determinado produto ou serviço, logo se lembra de uma marca específica, dessa forma, passa a fazer compras frequentemente.

Isso acontece porque a empresa em questão conseguiu deixar boas lembranças na mente daquele cliente, tendo uma experiência em todas as etapas do processo de compra, que são:

  • Escolha;
  • Decisão de compra;
  • Aquisição;
  • Usabilidade do produto ou serviço.

Mais do que ter um cliente fiel que volte a comprar outras vezes, a empresa, como uma de serviços de tradução técnica, terá um defensor de sua marca, que vai indicá-la para outras pessoas.

Aumento do tráfego orgânico

O UX garante um melhor tráfego orgânico para o site, mas, para isso, é preciso investir em algumas estratégias.

Dentre elas está a produção de conteúdo bem estruturado, contendo informações relevantes que atraem uma quantidade maior de usuários.

Os buscadores, como o Google, vão identificar os diferenciais de cada material, dando ênfase àqueles que estão de acordo com suas diretrizes.

Aumento do valor percebido

Uma experiência positiva faz com que o cliente sinta que seu investimento realmente valeu a pena. Quando isso acontece, então a marca, de fato, superou as expectativas dele.

Com isso, uma desenvolvedora de ERP para pequenas empresas, por exemplo, consegue agregar mais valor ao seu produto.

Um produto ou serviço de valor é muito importante, visto que o consumidor moderno está disposto a pagar um pouco mais para ter algo realmente vantajoso.

Aumento do tempo de permanência

Se o conteúdo postado nos canais da organização desperta sentimentos positivos nos usuários, soluciona suas dores e o surpreende, o tempo de permanência vai aumentar e a nutrição do lead será mais eficiente.

Além de ajudar a ranquear melhor as páginas nos buscadores, permite que o usuário absorva mais conteúdos, influenciando positivamente em sua decisão de compra.

Conclusão

Independentemente de você pensar sobre isso ou não, seu negócio está o tempo todo proporcionando uma experiência para o cliente, tanto no ponto de venda quanto no site ou outros meios.

Só que quanto mais você pensa e planeja o UX, mais a sua marca vai subir no conceito dos usuários. Assim, ela começa a figurar entre as preferências deles, o que vai impactar diretamente na reputação do seu negócio e, claro, nos seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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