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ECA USP: Como o curso de marketing digital cresceu com marketing digital?

marketing digital

Conheça como uma campanha de marketing digital fez o curso da USP crescer

Todo o mundo conhece a USP, Universidade de São Paulo. Sua Escola de Comunicações e Artes (ECA) também conta com muitos dos mais tradicionais cursos de formação superior do Brasil. Então, você consegue entender como o curso de Marketing e Comunicação Digital da ECA precisou de uma boa estratégia de marketing digital para crescer? Vamos contar para você.

Nos últimos anos, a área de comunicação e marketing passou por gigantescas transformações. Se durante décadas, as mídias tradicionais como a TV, o rádio e os meios impressos direcionaram as estratégias de fazer propaganda, após o surgimento da Internet, das mídias sociais e do e-commerce, falar com o consumidor ficou completamente diferente.

Entre os profissionais de marketing de diversas gerações, tornou-se evidente a necessidade de aprimorar os conhecimentos em marketing digital. Assim, a ECA criou o curso de Marketing e Comunicação Digital, na modalidade EAD”, diz o Prof. Rubens Yoshida, Pesquisador do CEACOM-ECA/USP e professor dos cursos de pós-graduação Gestão de Comunicação e Marketing e EAD Comunicação e Marketing Digital da ECA/USP.

Nosso objetivo era realmente alcançar esse público, que já trabalhava em marketing, mas que buscava ativamente pela especialização no digital”, complementa Yoshida.

A USP é grandiosa, mas o EAD precisava ser mais conhecido

Um curso criado pela ECA/USP é sinônimo de sucesso garantido? Não é bem assim. Inicialmente, a equipe responsável pelo curso enfrentou algumas dificuldades. Como o curso viria na modalidade à distância, ele precisaria ser melhor divulgado.

O EAD traz a vantagem que o curso possa ser feito por alunos em todas as partes do país. Além do mais, contar com uma instituição como a ECA/USP no currículo é algo bastante atrativo.

Entretanto, como a USP é uma instituição de renome e pública, foi preciso conciliar a parte pedagógica e objetivos do grupo de professores com a necessidade de desenvolver a divulgação do programa através das campanhas de marketing digital. Assim, saímos em busca de uma agência que pudesse nos ajudar nessa tarefa”, explica Yoshida.

Uma estratégia simples e focada em conversão fez a diferença

A Control F5 trouxe uma abordagem mais simples e prática, com foco direto em conversão. Desta forma, em um processo de fast track, foi possível rapidamente mudar o rumo da campanha de divulgação do curso EAD de Marketing e Comunicação Digital da ECA.

A Control F5 teve de ser sempre objetiva nas suas colocações e ações, pois os stakeholders do projeto, até por serem professores, não dispunham de muito tempo para os alinhamentos”. E foi dessa forma que o curso começou a crescer consideravelmente.

Depois do trabalho desenvolvido pela agência, foram vendidos 235 cursos em um período inferior a 90 dias.

A campanha desenvolvida pela Control F5 Marketing conseguiu criar uma identidade com o público-alvo que mostrou-se eficiente pela análise das métricas e das vendas do curso propriamente ditas”, finaliza Rubens Yoshida.

Agora, o EAD da ECA/USP pretende lançar novos cursos e contar com o trabalho estratégico da Control F5.

Ter um grande nome no mercado é muito, mas não é tudo. Qualquer porte de empresa precisa de uma boa campanha de marketing para atingir resultados satisfatórios.

Muitas vezes, não é a maior e mais famosa agência de marketing que vai resolver o problema. O que vale é a estratégia certa. Foi isso que fez a campanha da ECA/USP tornar-se um dos maiores cases da Control F5.

 

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