Como criar engajamento orgânico em redes sociais

engajamento

O engajamento do público com as empresas é muito importante para melhorar os negócios, aumentar as vendas e também o alcance das marcas.

Por meio das redes sociais é possível fazer isso, sendo que elas estão entre os melhores canais de mídia que existem hoje. Só o Facebook, por exemplo, que é a plataforma mais usada no Brasil, reúne os mais diferentes perfis de consumidores.

Naturalmente, quando uma marca faz o seu perfil por lá, vai encontrar o seu público e conseguir se aproximar dele de um jeito mais fácil.

Por isso, cada vez mais as empresas estão buscando promover o seu negócio nessas plataformas, uma vez que engajar o público por ali é muito mais fácil do que por outros canais, como sites ou e-mail.

Só que existem maneiras de fazer isso, além de ser importante entender algumas informações referentes às características das redes sociais.

Um exemplo disso é entender a sua importância, como elas divulgam a marca e como ajudam a vender e a expandir o público.

Sabendo isso, fica mais fácil criar ações que trarão bons resultados nas redes sociais. É exatamente sobre isso que vamos falar neste texto.

Importância das redes sociais para os negócios

As redes sociais influenciam muito a vida das pessoas e se tornaram a melhor ponte de comunicação entre elas e as empresas.

Os consumidores confiam na opinião de outras pessoas nos perfis das marcas e também se sentem mais seguros a comprar quando têm acesso perfil numa dessas plataformas.

Entre as principais estão:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram

Um tipo de comportamento muito comum é aquela pessoa que está procurando informações sobre cabo de aço inox preço e encontra o site de uma loja que vende esse produto.

Dentro do site, o consumidor encontra links para os perfis da loja nas redes sociais. Nelas percebe o quanto o público aprecia o profissionalismo do estabelecimento.

Então, mais do que gerar engajamento, as redes sociais também ajudam a conquistar novos clientes.

Outras vantagens oferecidas por elas são:

Mais visibilidade para a marca

Visibilidade é uma das razões básicas pelas quais as empresas apostam nas redes sociais. Nelas, é possível impactar milhares de pessoas todos os dias, que possam se interessar pelo produto ou serviço oferecido.

Tudo isso é feito de maneira rápida, simples e segmentada, ainda mais levando em conta a possibilidade de personalização de público que essas plataformas oferecem.

Aumento das vendas

Quando a marca se torna mais visível nas redes sociais e, com isso, começa a conquistar mais clientes, uma das consequências é o aumento das vendas.

Isso é algo natural, porque as pessoas estão cada vez mais acostumadas a comprar e solicitar orçamentos pela internet.

Portanto, se alguém está procurando por detector de metais preço, pode optar por aquela marca que encontrou nas redes sociais.

Também não se limita apenas à venda de produtos físicos, mas também de outros produtos, tais como cursos, consultorias, assessorias, dentre outros.

Independentemente de qual seja o segmento de atuação do negócio, ele consegue expandir suas vendas por meio das redes sociais.

Maior aproximação do público

Um perfil nas redes sociais estreita a relação com o público e permite que a empresa participe do cotidiano dos consumidores.

Além disso, é possível identificar algumas particularidades das pessoas, como desejos, necessidades, hábitos, etc.

Com essas informações, uma fabricante de uniforme antichama, por exemplo, pode adequar seus produtos às expectativas do público-alvo.

As estratégias de marketing e relacionamento também podem ser melhoradas, favorecendo o diálogo.

Viralização

Ao dar uma rápida olhada nas redes sociais, podemos ver que elas são um espaço propício para o entretenimento e humor. Por isso, muitas marcas apelam para conteúdos que afetam o público emocionalmente.

Principalmente quando são divertidos, eles se disseminam rapidamente, como no caso dos “memes’ e dos vídeos.

As empresas que investem nesse formato conseguem atingir o público de um jeito rápido, além de gerar novas oportunidades.

Aumento do tráfego

Pelo fato de aumentarem o engajamento entre o público e as marcas, as redes sociais também são como uma espécie de porta de entrada para sites e blogs.

Ao compartilhar conteúdos desses canais com links para redirecionamento, o tráfego de visitantes aumenta e, consequentemente, as conversões.

Também é possível colocar o endereço do site nas informações básicas de contato, para que os seguidores possam acessá-lo mais facilmente.

Como as redes sociais divulgam a marca?

A maneira como uma empresa de AVCB SP é divulgada nas redes sociais muda um pouco de uma plataforma para outra. Mas de modo geral, elas são excelentes divulgadoras dessas empresas.

No Twitter, por exemplo, é fácil compartilhar artigos e materiais por conta de sua praticidade e aceitação de links.

Já no Facebook e Instagram, os anúncios podem ser segmentados de maneira inteligente, por meio de dados valiosos dos seguidores, como idade, gênero, localização e, até mesmo, seus interesses pessoais.

Outro ponto positivo é que o valor de investimento é baixo, mas traz resultados promissores. Ou seja, é uma divulgação barata, se comparada a outros canais de mídia, mas com um alcance muito maior.

Com isso, a empresa consegue fazer ações direcionadas ao seu público, com muito mais retorno para ela.

Como as redes sociais ajudam a vender

As pessoas passam muito tempo conectadas, o que aumenta a possibilidade delas estarem em contato com uma marca em algum momento do dia.

Então, se uma empresa de aluguel de impressoras quer vender mais, ela precisa estar onde as pessoas estão.

A partir disso, é possível compreender a importância da presença nestas plataformas. Além do mais, é importante investir no formato certo de anúncio, com o conteúdo ideal, para atrair a atenção dos consumidores.

Também deve ser levada em conta a necessidade de adequar esses conteúdos para cada rede social usada pela marca. Eles também precisam ser relevantes e comunicar com clareza aquilo que a empresa quer dizer, ou seja, sua mensagem.

Só que trabalhar apenas em cima de anúncios não é o suficiente, uma vez que elas também propagam informação. Por conta disso, é cada vez mais necessário investir em estratégias como o Marketing de Conteúdo, para fortalecer as ações nessas plataformas.

Trata-se da estratégia mais efetiva para se comunicar com a persona do jeito certo, educando-a e preparando-a para a compra.

Outra boa estratégia é uma desenvolvedora de software NFe assumir uma postura de assistência, mostrando-se disposta a auxiliar os prospects na solução de algum problema. Com isso, a comunicação é fortalecida, facilitando o momento da venda.

Como as redes aumentam o público da marca

Uma das principais características de algumas redes sociais é a possibilidade que os seguidores de uma página têm de compartilharem os conteúdos publicados por ela.

Ou seja, só o fato de uma empresa estar, por exemplo, no Facebook que é a rede social mais utilizada, ela já começa a ter um contato maior com as pessoas que têm interesse naquilo que ela vende.

Então, se ela publica um conteúdo com link para um artigo sobre controle de acesso biométrico, as pessoas que a seguem também podem compartilhá-lo em seus perfis, impactando usuários que nem mesmo curtem ou seguem o perfil da empresa.

Também existem mecanismos que oferecem certos links e páginas para os usuários, de acordo com pesquisas que eles realizaram na internet. Isso leva a marca ao conhecimento de um público muito mais amplo.

Por que o engajamento orgânico é essencial e como adotá-lo

É o engajamento orgânico que faz com que uma usinagem de peças seja considerada relevante no meio digital.

As publicações que recebem acesso de maneira orgânica aumentam o sucesso da marca na internet.

Para conseguir aumentar esse engajamento, algumas dicas são:

Conhecer o público

Conhecer o público é importante, mas também muito fácil nas redes sociais. Com esse conhecimento, a empresas consegue compartilhar materiais que sejam do interesse dele.

Apesar de parecer uma atitude óbvia, algumas empresas ainda erram nesse quesito, e acabam investindo em publicações que não têm relação com aquilo que as pessoas querem ver.

Fazer perguntas

Os usuários das redes sociais são o público mais disposto a interagir com as marcas. Por isso fazer perguntas é uma maneira bem eficiente de aumentar o engajamento orgânico.

Uma dica é pedir a opinião do público sobre determinado assunto, produtos ou serviços que a empresa venda.

Conclusão

Quando o assunto é melhorar o engajamento, as redes sociais são, sem dúvida, as melhores plataformas para isso.

Nessas redes qualquer tipo de negócio encontra seus clientes potenciais, aumentando as chances de crescimento.

Como resultado, a marca se torna mais conhecida e mais produtos e serviços são vendidos, de maneira natural e sempre prezando pela satisfação dos clientes que chegam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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