O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias dentro do marketing digital. As empresas dos mais variados segmentos fazem uso dele para direcionar conteúdos relevantes a um público selecionado.
O marketing digital ajuda as empresas a encontrarem o perfil ideal de público para direcionar suas estratégias de maneira certeira. Principalmente tendo em vista a mudança comportamental do consumidor moderno.
A internet trouxe vantagens para as empresas, possibilitando a elas que se destaquem, ganhem espaço, encontrem seu público-consumidor e vendam mais facilmente.
Assim como trouxe vantagens para os consumidores, que têm em mãos possibilidades diferentes para adquirir um mesmo produto ou serviço.
Por meio de uma simples pesquisa na internet, é possível encontrar os mais variados produtos, serviços e bens de consumo, vendidos pelos mais diferentes concorrentes.
Sendo assim, a internet também traz um desafio para as empresas: enfrentar um mercado competitivo.
Destacam-se aquelas que sabem fazer uso do marketing digital e todas as estratégias que ele oferece. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é o marketing de conteúdo, sua importância e como usá-lo.
Confira e tenha em mãos uma das melhores estratégias em marketing digital para o seu site.
O que é marketing de conteúdo?
A internet se popularizou e mudou o comportamento das pessoas, tanto pessoal quanto em outros setores da vida. Um desses setores é a maneira como as pessoas compram.
Pelo fato de as pessoas recorrerem à internet antes de comprar alguma coisa, os investimentos em marketing digital deixaram de ser uma tendência e se tornaram obrigatórios.
Além disso, é importante saber como investir para estar na internet da maneira correta. Por isso, é importante saber e entender o marketing de conteúdo, uma das principais estratégias.
O marketing de conteúdo visa a aumentar o engajamento do público-alvo com uma marca, aumentando a quantidade de clientes atuais e em potencial. Isso é feito por meio da criação de conteúdo relevante e de valor.
A partir desses conteúdos, as pessoas criam uma percepção positiva sobre a empresa, o que resulta na geração de negócios.
Por causa das infinitas possibilidades que os consumidores têm atualmente, um bom conteúdo não pode se focar apenas em vender, mas também em atender às necessidades do consumidor.
O marketing de conteúdo está focado em trazer benefícios para as pessoas, além de resolver problemas, esclarecer dúvidas e ensinar algo relacionado aos interesses do público.
Isso não é feito de maneira abrangente, para qualquer perfil, mas para as pessoas certas e no momento certo. E é isso o que agrega valor à marca do ponto de vista do consumidor.
Quando um conteúdo de valor chega ao público no momento certo, ele passa a valorizar a marca e as probabilidades de fechar bons negócios aumentam consideravelmente.
Dito isso, podemos entender que o marketing de conteúdo é muito importante. Mas de que maneira?
A importância do marketing de conteúdo
O marketing digital é parte vital da sobrevivência das marcas, e isso em qualquer segmento de atuação.
Para ter uma ideia, desde pequenas empresas de manutenção em ponte rolante até grandes multinacionais dependem do marketing digital para sobreviver hoje em dia.
Quando falamos da importância do marketing digital, obviamente também estamos falando de todas as estratégias, como o marketing de conteúdo. Isso, porque quase 80% das empresas fazem uso dessa estratégia.
Para ser mais claro, podemos dizer que o marketing de conteúdo é importante para:
- Aumentar o tráfego do site;
- Aumentar o conhecimento do público;
- Aumentar o engajamento;
- Educar o mercado;
- Gerar vendas.
Pelo fato de a maioria das pessoas usar a internet para pesquisar informações sobre o que precisam, o site de uma empresa é a porta de entrada para novos clientes e para que os usuários a conheçam.
Os melhores conteúdos elevam a posição dos sites nos rankings de sites de busca. Por exemplo, se uma pessoa procura por analisador de gases de combustão, acessará os sites que estiverem mais bem posicionados.
Estes sites conquistam um bom posicionamento porque investem na produção de marketing de conteúdo e, de maneira orgânica, alcançam relevância e bom posicionamento.
Também é importante, porque permite que mais pessoas conheçam o site da marca e, consequentemente, a própria marca. O marketing de conteúdo mostra ao público os produtos e os serviços oferecidos.
Isso é valioso, pois as pessoas estão mais propensas a comprar de uma marca que já conhecem do que de uma desconhecida. E nada melhor do que o marketing de conteúdo para permitir que elas conheçam novas opções.
Se uma fábrica está procurando por empilhadeira de grande porte, é bem provável que recorra a uma marca conhecida.
Mas, ao ler um conteúdo bem elaborado de uma empresa que ainda não conhece, que sane as suas dúvidas e que passe confiança, pode repensar e fazer novos negócios.
Além de tudo isso, o marketing de conteúdo aumenta o engajamento do público com uma marca. Isso colabora para fortalecer o relacionamento entre a empresa e o cliente ou futuro cliente.
Existem muitas empresas que enfrentam algumas dificuldades para fazer com que as pessoas entendam o mercado em que atuam, ou o que de fato são os produtos ou serviços que oferecem.
O marketing de conteúdo é uma excelente maneira de publicar, no site, conteúdos educativos que esclareçam todas as dúvidas e façam com que as pessoas entendam uma marca e a sua atuação no mercado.
O objetivo de toda marca é gerar vendas, seja essa uma empresa de manutenção preventiva geradores diesel ou uma fábrica de refrigerantes. As vendas são importantes, porque são a receita de uma empresa e são vitais para sua sobrevivência.
A diferença é que as vendas nem sempre são o objetivo final do marketing de conteúdo. Isso, porque a produção desse conteúdo é focada em todo o processo de compra, preparando o consumidor em sua tomada de decisão.
Para fazer uso dessa estratégia tão importante, é primordial saber como fazer, para assim obter bons resultados.
Como usar o marketing de conteúdo?
Muitas empresas inexperientes, ao se depararem com tantos benefícios trazidos pelo marketing de conteúdo e sua importância, querem logo colocá-lo em prática, sem ao menos saber muito bem como.
Por isso, uma das estratégias mais importantes é planejar o conteúdo. Uma empresa que queria falar, por exemplo, sobre projetos com clp, precisa planejar, pensando com calma sobre as palavras-chave que vai usar.
O tamanho e o formato do conteúdo também são importantes. Para quem está começando, o recomendável seriam artigos de 500 palavras. Tornar o texto visivelmente atraente também é importante para que o usuário tenha vontade de ler.
O uso de SEO também é importante, antes da publicação do conteúdo. Isso, porque é ele que vai ajudar o seu site a se posicionar melhor nos resultados de busca. O uso de palavras-chave ao longo do texto é fundamental para ajudar nesse bom posicionamento.
Por exemplo, uma empresa que forneça equipamentos para cozinha industrial, pode produzir um conteúdo sobre lava-louça que tenha a palavra-chave “lava louça de bancada” ao longo do texto.
Saber definir a periodicidade das publicações também é essencial, mas essa é uma das questões que mais levantam dúvidas. Qual é a freqüência ideal da publicação?
O ideal é montar um calendário para as postagens. É ele que vai ajudar na organização, muito importante para uma periodicidade adequada. Um site ou blog precisa estar sempre atualizado.
Publicações antigas ou desatualizadas prejudicam o posicionamento do site. Então, se uma empresa publicou um artigo que fale sobre a importância de um centro de usinagem 5 eixos, é importante que ela atualize o conteúdo ou publique novos.
A periodicidade ideal também vai depender do engajamento das publicações, tanto em sites e blogs como nas redes sociais.
Outro fator muito importante de estratégia é a persuasão. Estamos vivendo na era do excesso de informação, principalmente na internet.
Por isso, as informações acessadas pelos usuários são escolhidas e somente aquelas que possuem um bom poder de persuasão vendem.
Se uma empresa quer escrever sobre compressor de ar a diesel, antes de começar, precisa pensar nos leitores. O conteúdo é interessante? Chama a atenção dos consumidores?
Para convencer, o texto precisa ser consistente, fazer com que o leitor sinta afinidade pelo tema e demonstrar autoridade sobre o que fala.
Ler um texto que não nos interessa e ainda perceber que a pessoa que o escreveu não domina o assunto é muito difícil, e o mesmo acontece com todos os outros leitores.
O marketing de conteúdo oferece muitas vantagens e é um excelente recurso tanto para o site da empresa quanto para a própria companhia.
Ao mesmo tempo em que destaca um site nos mecanismos de busca, estabelece um relacionamento entre empresa e consumidor. Esses são pilares fundamentais para o crescimento de uma marca e o aumento de suas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.