Entenda como trabalhar com backlinks

Backlinks

Os backlinks são uma espécie de link posicionado estrategicamente, para que seja possível, tanto guiar o leitor dentro de um site ou blog quanto para melhorar o posicionamento nos resultados do Google.

Além disso, os backlinks também têm como intuito expandir o conhecimento do usuário, ao mesmo tempo em que aumentam o tráfego.

Os links são muito presentes na vida dos profissionais de SEO, e isso não é um mero acaso. A linkagem interna e externa é muito importante para garantir mais fluxo de visita e fazer com que as marcas e pessoas sejam encontradas na internet.

É importante entender bem o que eles são, afinal, empresas e profissionais do marketing digital têm apostado nos backlinks para colher os melhores resultados.

Mas durante esse processo de aprendizagem é importante estar atento a alguns termos que podem confundir na hora de aplicar a estratégia.

Essas conexões ligam fontes da web e garantem acessos de qualidade. Além disso, também tornam sites e blogs relevantes para as plataformas de busca, como o Google. Mas é importante entender e saber como usar.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que são os backlinks, sua importância e como usá-los.

O que são os backlinks?

Backlink é um dos termos mais usados em SEO, aplicado a links que são recebidos por um site ou página da internet.

Se uma empresa de troca de óleo e filtro recebe um link de uma página importante na web, consegue uma classificação ainda melhor no Google.

Para funcionarem bem, eles estão sempre posicionados de maneira estratégica, orientando o leitor para a página que tenha um conteúdo de relevância para ser consumido.

Isso ajuda o leitor a expandir suas referências e aumentar o seu conhecimento, melhorando, também, o tráfego do site. Porém, mais do que aumentar esse tráfego, ele também traz mais qualidade.

Os backlinks podem ser internos ou externos. Os internos ligam páginas do próprio site com conteúdos relevantes para determinado assunto. Isso faz com que o usuário passe mais tempo dentro do site.

Por sua vez, os backlinks externos funcionam da mesma maneira, mas levam o usuário para um site externo. Por exemplo, no blog de uma fabricante de vidro blindado automotivo tem um direcionamento para o site de outra empresa.

Essa estratégia é muito utilizada quando ainda não existe um conteúdo produzido pela marca que possa ser indicado dentro do próprio site.

Além disso, ela também pode ser usada para melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca, como o Google. 

Isso acontece, porque páginas que são consideradas autoridades em algum assunto passam a ser indicadas.

Portanto, são considerados backlinks todo link que for adicionado em sites e blogs que seja direcionado ao site da sua empresa. Quanto mais links existirem, mais popular o site é considerado e mais relevante ele passa a ser.     

Em vista de sua função, é importante entender qual é a importância dos backlinks para sites de empresas, como de uma fabricante de velocímetro digital.

Importância dos backlinks

Antigamente, os backlinks eram a principal métrica para rankear um site nos mecanismos de busca. 

Portanto, quanto mais links uma página possuísse, mais relevância ela tinha para esses sites de busca. Hoje em dia, isso mudou e essa métrica já não é a mais considerada para o rankeamento.

Mesmo assim, ela continua sendo bem considerada pelo Google. Mas sua principal importância é o fato de que esse buscador dá mais crédito aos sites que possuam uma alta qualidade dos backlinks que possui.

Isso faz com que ele considere uma página mais importante em detrimento da outra. Dessa forma, é extremamente importante saber como usá-los.

Dicas para conseguir e também usar os backlinks

Atualmente, todas as empresas possuem, pelo menos, um site na internet, portanto, todas podem fazer uso de diversas estratégias de marketing digital. 

Uma empresa de instalação de kit gás no carro pode usar os backlinks da seguinte forma:

Não comprar backlinks

A primeira dica é não cair nessa de comprar backlinks. Apesar de prometerem bons links para a página, eles são rapidamente identificados pelo Google e o site fica sujeito a penalidades. 

Isso significa que aquele esforço em obter um posicionamento melhor pode ser prejudicado.

Variar a origem

Quando diversos links de uma mesma fonte são inseridos, é considerado único pelo Google. 

Por isso, é importante buscar novas fontes para variar a origem deles, garantindo bom posicionamento no buscador.

Pesquise a autoridade do site

Não é porque o site de uma revenda de peça para empilhadeira Clark é bom e confiável que todos os outros também serão.

Para garantir um link de qualidade, é necessário pesquisar a fundo a autoridade do domínio da página. Isso deve ser feito antes de aplicá-lo. 

Existem, inclusive, algumas ferramentas que ajudam a medir essa confiabilidade.

Conheça os backlinks utilizados pela concorrência

É importante estudar a concorrência, porque isso permite mensurar a eficácia do SEO.

 Além disso, essa investigação da concorrência permite que o site ofereça conteúdo melhor e mais relevante para o público.

Estruturar os links

A maneira certa de usar o backlink é diferente de usar o link building. Portanto, para garantir que o usuário veja determinado conteúdo, é importante inserir o link o mais próximo possível da forma presente na URL.

Além de todas essas dicas, algumas outras são:

  • Escrever artigos impressionantes;
  • Comentar em outros sites;
  • Fazer parceria de conteúdo;
  • Participar de fóruns.

A melhor, mais fácil e mais simples maneira de conseguir backlinks é por meio da criação de conteúdos realmente de qualidade.

Dicas extras 

Ao observar os materiais que são disponibilizados na internet, podemos observar que aqueles que mais se tornam links em outros sites são os tutoriais, dicas e cursos.

Mas para que esses materiais se tornem referência, eles precisam ser realmente úteis, trazendo mais valor para o usuário por meio de exemplos práticos.

O conteúdo também pode conter uma linkagem interna e outra externa para sites que são confiáveis, aumentando as chances de um link de retorno.

Além disso, quando o responsável pelo site ou blog de uma oficina mecânica geral automotiva começa a comentar em outros sites e blogs, tem mais chances de obter backlinks de qualidade.

Uma ideia é comentar, também, em fóruns, mesmo que seja nofollow. Isso traz mais evidência para a página, além de trazer um bom backlink por conta da relevância dos comentários.

As organizações são divididas por segmentos e muitas atuam no mesmo mercado, oferecendo o mesmo produto ou serviço, ou itens complementares.

Por isso, uma boa dica é um blog ou site de uma autoescola de carta de motorista A e B oferecer posts relevantes para outros sites e blogs de outras empresas.

Isso deve acontecer, até mesmo, entre empresas concorrentes, para que as possibilidades de bons backlinks aumentem ainda mais.

Além disso, também é importante oferecer um espaço para que outros sites e blogs de outras marcas possam escrever, oferecendo um link de retorno no site deles.

Essa união é benéfica e vantajosa para os dois lados. Isso porque passa a acontecer uma parceria de qualidade para conseguir bons backlinks.

Conclusão

Esta não é uma tarefa fácil, pois ela precisa de muita dedicação e atenção, além de muita paciência. Mas fazendo uso dessas estratégias, com certeza empresas de vistoria para carros e muitas outras conseguirão bons resultados.

Ao participar de fóruns, a empresa estará sempre em contato com outras marcas e consumidores interessados nos produtos e serviços que ela oferece.

É uma maneira de se destacar em um ambiente propício, que ajuda a encontrar outros sites e blogs para backlinks de qualidade.

É dentro deles que a marca conhece muitos outros sites e blogs de organizações de vários lugares do Brasil e do mundo. Ao encontrá-los, é possível fazer uma análise de sua relevância e montar uma boa estratégia de backlinks.

Além disso, é fácil de expor para consumidores interessados, o que ajuda na divulgação da marca e no aumento do tráfego.

A importância desses links atravessa os tempos, porque são um conjunto de ações importantes tanto para orientar o usuário quanto para aumentar o tráfego de um site ou blog de maneira orgânica.

Trata-se de uma estratégia que funciona há muito tempo, mas que sempre tem uma novidade que a complementa e a torna mais forte. 

Afinal, sendo uma tática de marketing digital, é natural que mude e evolua com o passar do tempo.

Os backlinks são uma excelente maneira de fazer com que uma empresa seja reconhecida e respeitada, tanto por seu público quanto pelo mercado em que atua.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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