Aprenda como criar uma landing page

Uma página de destino pode fazer sua empresa captar mais clientes potenciais

Para muitas empresas pequenas, ter uma landing page pode ser um grande diferencial. Entretanto, fica complicado ter tempo, conhecimento ou equipe para aprender como criar uma landing page sem ajuda. Por estas razões muitas empresas escolhem contratar serviços de landing pages já prontas.

Porém, ao utilizar um serviço de landing pages prontas, você encontrará dois problemas básicos: A capacidade de personalização delas é limitada, além de ser preciso pagar todos os meses pela mesma página, para sempre.

Como criar uma página de destino do zero?

Há muitas razões para criar suas próprias landing pages do zero. Veja como isso pode ser feito.

1. Comece pensando no design da página de destino

Se você olhar para qualquer serviço de landing pages prontas perceberá que, embora haja centenas de páginas para escolher, elas são derivadas de alguns templates (modelos) básicos. Os três modelos mais importantes de landing pages são:

Página de geração de leads: uma home page ou página de destino projetada para gerar clientes potenciais.

Página Optin: uma página usada para oferecer um ímã aos clientes, geralmente em troca de seu endereço de email.

Página de inscrições em webinars: Uma página usada para promover e obter inscrições para conteúdo educativo em forma de seminário via Internet.

Resumindo, toda a landing page precisa conter três elementos fundamentais:

  • Uma proposta de valor, ou seja, oferecer algo que seja importante para seu público
  • Um CTA (call to action), ou seja, um convite para que este cliente potencial faça algo como uma inscrição, fornecer seu e-mail, etc.
  • Alguma forma de mídia visual, com finalidade de atrair a atenção deste cliente potencial.

Fazendo alguns bons testes A/B, você será capaz de criar um design que funcione bem e obtenha bons resultados para sua empresa.

Quanto à parte técnica da landing page, você tem duas opções: Caso você saiba, codifique-a você mesmo. Caso não, contrate alguém para codificá-la para você.

2. Escreva o texto

Embora muita gente não se dê conta, criar os textos é a parte mais difícil de qualquer landing page. 

É preciso realmente atrair a atenção de seus leitores, além de neutralizar a concorrência, a fim de criar uma conexão valiosa. 

Você precisa desenvolver essa conexão o suficiente para conseguir obter alguma ação do lead, ou pelo menos mantê-lo na página.

Como já falamos, a landing page precisa ter uma proposta de valor e um CTA. Em termos práticos, sua proposta de valor deve ser apresentada através de um título e uma descrição, talvez incluindo uma lista numerada, que detalhe os benefícios da sua oferta.

Pense que os clientes realmente não se importam com o que você faz. Eles se preocupam com o que você pode fazer por eles.

3. Dê opções ao leitor, mas não muitas

Nem todo visitante do seu site é criado da mesma forma. Diferentes visitantes estarão em diferentes pontos do ciclo de compra.

Se um visitante o encontrar nos estágios de consciência, pesquisa ou comparação, você deve apenas oferecer a ele a oportunidade de aprender mais sobre algo. A ideia é facilitar a pesquisa sobre tudo o que sua empresa tem a oferecer.

Por exemplo, se você tem uma empresa de serviços jurídicos, poderia criar 3 tópicos na landing page:

  1. Profissionais experientes
  2. Serviço personalizado
  3. Representação eficaz

O item 1, seria vinculado através de um link às páginas de biografia dos advogados, o item 2 aos depoimentos dos clientes, e o número 3 às descrições de cases de sucesso.

Muitas páginas de destino oferecem apenas a opção de clique no CTA. Mas, se for apenas assim, muitos usuários sairão da página, simplesmente por ainda não estarem prontos para comprar. Desta forma, o site será totalmente esquecido.

Ao mesmo tempo, sua landing page deve ter um objetivo claro. Cada opção disponível deve ser parte de uma engrenagem intencional capaz de atrair os clientes na fase de pesquisa e movê-los para frente em seu funil de vendas.

Ficou mais claro agora? Não é tão difícil aprender como criar uma landing page. Basicamente, você precisa escolher um design que funcione e personalizá-lo para sua marca. 

Escreva textos de qualidade e, em seguida, ofereça aos visitantes um número limitado de opções, cada uma delas levando o consumidor a percorrer o funil de vendas.

Embora as landing pages sejam importantes, elas não precisam ser complicadas. Então, mãos à obra e comece já a planejar sua landing page. Continue seguindo o blog da Control F5 e aprenda tudo sobre marketing digital para empresas.

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