Entenda como funciona o marketing esportivo

Entenda como funciona o marketing esportivo

Veja como as marcas entram no coração e na mente dos fãs de esportes

Você acorda de manhã cedo e, antes do trabalho, vai fazer seu treino. Para isso, veste sua camiseta Adidas, seu tênis Nike e leva seu Gatorade. Percebeu o número de marcas envolvidas no seu simples exercício matinal? Então, como funciona o marketing esportivo?

Inconscientemente, estamos o tempo todo fazendo escolhas de marcas orientadas pelas estratégias de marketing adotadas pelas empresas. Durante os eventos esportivos, há muita publicidade bastante forte, capaz de direcionar nossas preferências ao comprar produtos.

Mas, não é só isso. O marketing esportivo procura também envolver nossos corações. Assim, quando assistimos nosso time preferido, ou nosso atleta mais admirado, automaticamente associamos marcas e produtos a eles.

O que é marketing esportivo

O marketing esportivo pode ser definido como uma estratégia de marketing que visa promover eventos, marcas, produtos e serviços usando atletas ou equipes.

A utilização da imagem de esportistas ou times tem uma clara função. Eles atuam como poderosos influenciadores, gerando um impacto bastante forte sobre o público consumidor.

Por exemplo, a Nike estabeleceu uma parceria com Michael Jordan, lendário jogador de basquete, para sua linha de produtos chamada Jordan.

E foi com o lançamento do tênis Air Jordans que surgiu nos EUA um grupo de consumidores ávidos por colecionar tênis, conhecido como Sneakerheads.

A partir daí, foi crescendo cada vez mais o número de pessoas aficcionadas pelos tênis sneakers. Criou-se então um nicho de consumidores fiéis e, até aquele momento, novo para o mercado de tênis esportivos. 

Onde o marketing esportivo aparece

Aqui no Brasil, um evento como a Copa do Mundo da FIFA, é um polo onde as mega ações de marketing esportivo obtém bastante sucesso. Aliás, última a Copa do Mundo, no ano de 2018, foi vista por mais da metade da população do mundo. Marcas esportivas populares como Nike, Adidas e Puma patrocinaram diversos times.

Outro exemplo clássico são os shows do intervalo da final do campeonato da NFL de futebol americano, o SuperBowl, onde são convidadas as grandes celebridades da música.

Nesta pausa do jogo, atrelado ao interesse gerado pelos artistas, são exibidos os comerciais, que acabam se tornando as campanhas publicitárias mais famosas e comentadas em todo o mundo. 

A promoção de produtos feita por especialistas em determinada modalidade, também é uma estratégia bastante forte no marketing esportivo. Seus resultados são bem melhores do que simplesmente contratar uma celebridade aleatória.

Por exemplo, a empresa Puma contratou a Usain Bolt para promover sua linha de roupas e sapatos especialmente projetados para esportes de pista.

 

Polêmica também é combustível no marketing esportivo

A Nike é uma das marcas mais atuantes e polêmicas, quando o assunto é marketing esportivo. Estratégias inovadoras, usando um determinado acontecimento ou notícia marcante também estão se tornando uma rotina no marketing esportivo. 

Após o famoso ajoelhamento de Colin Kaepernick durante o hino nacional, a Nike lançou uma campanha pelo seu 30º aniversário, com Colin estrelando o comercial.

 

Embora no ano de 2018 a Nike tenha alcançado uma alta histórica em lucros, por causa do comercial com Colin Kaepernick, a empresa também enfrentou problemas.

Sob um cenário de extrema polarização política, causado pela presença de Donald Trump no comando do país, o ato de Kaepernick passou a ser visto como um símbolo do descontentamento de parte da sociedade americana em relação às políticas de Trump.

Como o Presidente americano também conta com uma grande legião de apoiadores, a Nike acabou sofrendo boicotes a seus produtos após esta campanha.

Tradição e criatividade são bases das grandes campanhas

Um caso de estratégia bem sucedida dentro do esporte é o trabalho de branding feito pela marca Lacoste , que conseguiu criar uma conexão bastante forte com o os campeonatos de tênis.

A marca está muito bem posicionada no segmento de moda luxuosa e exclusiva, o que tem relação direta com a elitização do tênis no mundo do esporte.

Muitas empresas também buscam destacar sua participação no mercado através de ações de patrocínios a atletas.Vale lembrar que patrocinar um esportista não significa apenas realizar pagamentos em troca de visibilidade da marca. 

O patrocínio deve ser uma atividade bem planejada e que gere frutos a longo prazo para a marca, caminhando ao lado da trajetória de atletas estrategicamente escolhidos.

A campanha a seguir, da marca Puma, mostra vários de seus atletas patrocinados “destruindo” um estádio. Confira:

Mesmo em tempo de uso massivo das estratégias de marketing digital no esporte, nada supera a criatividade. É o caso desta ação da companhia aérea Emirates, que ocorreu no Estádio da Luz, do time de futebol Benfica em Portugal.

Uma interessante alusão ao papel das comissárias de bordo dando as instruções de vôo foi feita ao vivo, transmitindo as instruções de segurança no próprio estádio. A ação presencial acabou viralizando no YouTube, alcançando grande sucesso. Assista:

 

Este é um panorama simplificado sobre como funciona o marketing esportivo. Há muito a se conhecer e explorar neste grande e fascinante universo das ações de marketing off e online ligado ao esporte.

Se quer saber tudo o que o marketing pode fazer para sua empresa crescer, não deixe de acompanhar o blog da Control F5.

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