Conheça alguns dados que ajudam você a aumentar o tráfego orgânico na plataforma
Não há estudo que negue: um dos fatores mais significativos no algoritmo de classificação de postagens é o engajamento. Se suas postagens no Facebook tiverem um bom engajamento, elas serão mais favorecidas no algoritmo, aumentando assim seu alcance. E, o aumento do alcance orgânico significa que você precisa gastar menos dinheiro para atingir seu público. Bom, não? Então, confira a seguir algumas dicas para conseguir envolver seu público no Facebook.
Uma das maiores empresas especializadas em conteúdo digital, o BuzzSumo, fez uma análise de big data, que abrangeu 777 milhões de postagens no Facebook.A ideia era ter um panorama das páginas, marcas e vídeos mais interessantes de 2018. Através dessas análises, foi possível obter alguns insights interessantes. Entretanto, segundo a empresa, nada substitui o teste. Saber o que funciona para a maioria das postagens é um bom ponto de partida. Mas, apenas testando e medindo seus próprios resultados, você terá certeza se uma estratégia funciona ou não.
Que formato de post traz mais engajamento no Facebook?
Como já há algum tempo, o formato de postagem que mais proporciona engajamento no Facebook é o vídeo. Com base na taxa média de engajamento, os vídeos realmente dominam o algoritmo do Facebook.
No início de 2018, o Facebook anunciou que queria se concentrar nas chamadas “interações significativas”. E o vídeo, quando visto por um período mais longo de tempo, é considerado significativo pela plataforma. Isto quer dizer que a pessoa parou o que estava fazendo para assistir a este conteúdo. É uma atitude deliberada e intencional. Além disso, ao assistir vídeos as pessoas costumam comentar ou compartilhar o conteúdo. Isso, para o Facebook, aumenta ainda mais o nível de significância.
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As postagens de vídeo geram 59% mais envolvimento do que outros tipos de posts. Embora as imagens sejam um dos tipos de posts mais bem-sucedidos, o vídeo as superou em 73%.
E, entenda: o fator quantidade de postagens não está diretamente ligado ao engajamento. Mari Smith, especialista em marketing do Facebook, falou sobre vários níveis de engajamento: “Em vez de aumentar o volume de seus posts no Facebook para tentar obter mais alcance e envolvimento, publique menos postagens e concentre-se no ROI de cada post, individualmente. A proporção de conteúdo recomendada agora é de 70% de posts em vídeo, 20% de imagens e 10% de links. Postagens de vídeo e imagens ainda podem incluir links e CTAs. ”
Quais os tamanhos ideais de texto e vídeos no Facebook?
Se os textos longos são mais relevantes quando se trata de SEO, no Facebook é o contrário. A plataforma dá preferência aos textos curtos. Se você quiser ter maior chance de engajamento no Facebook, use no máximo 50 caracteres. Quanto aos vídeos, o Buzzsumo apurou que a duração ideal é entre 3:00 e 3:20 minutos. Caso seu vídeo tenha mais de 3 minutos, você deve incluir o CTA (Call to Action) e a identificação da sua marca antes dos 4 minutos.
Então, aproveite as dicas e comece a gerar mais engajamento no Facebook agora. Mas, não esqueça de testar, testar e testar sempre. E, é claro, continuar seguindo o blog da Control F5 todos os dias!