Streaming de eventos esportivos: o fim do monopólio da TV

Streaming de eventos esportivos

Como as TVs estão lidando com a tendência da transmissão online de eventos esportivos

O Super Bowl, campeonato de futebol americano da NFL dos EUA é um dos maiores eventos esportivos do mundo. O evento ocorreu no último dia 03 de fevereiro na cidade de Atlanta no Estado da Georgia, em uma emocionante partida entre os times New England Patriots e o Los Angeles Rams. O jogo foi transmitido via Internet gratuitamente pela rede americana CBS através de sua própria plataforma. Isso demonstra que o streaming de eventos esportivos é uma tendência cada vez mais evidente no mercado mundial.

O Super Bowl sempre foi um evento importantíssimo para a publicidade televisiva nos Estados Unidos e referência em diversos países. As propagandas exibidas durante os intervalos do jogo são muito esperadas pelo público e pelo mercado publicitário, gerando um enorme buzz, todos os anos. O Super Bowl é amplamente assistido pela TV a cabo tradicional, e traz milhões de dólares para as marcas expostas durante o evento.

Nesse ano, a rede CBS, atingiu marcas surpreendentes. A emissora viu seu público da transmissão streaming aumentar em 160%. E, ciente desta enorme demanda, a CBS disponibilizou bastante conteúdo online sobre o evento, bem como informações de como o jogo poderia ser assistido na web gratuitamente.

A transmissão online do Superbowl contou com grandes anunciantes de abrangência nacional como Anheuser-Busch InBev, Pepsi, Doritos, Avocados from México e WeatherTech. As cotas de publicidade para o streaming , neste ano, não foram abertas para anunciantes locais.

Exemplos como este, só demonstram o quão importantes estão se tornando as transmissões streaming de eventos esportivos. O monopólio das TVs a cabo e mesmo das TVs abertas estão realmente com os dias contados. E, é claro, isso representa enormes oportunidades para os anunciantes.

Como anda a transmissão de eventos esportivos no Brasil

Em nosso país, o streaming de eventos esportivos também está se tornando cada vez mais popular. As mudanças nos hábitos de consumo de conteúdo audiovisual, somadas à crise econômica tem feito cada vez mais usuários acompanharem seus jogos favoritos pela Internet.

As grandes empresas do setor estão com os olhos bem abertos a este movimento. Em artigo recém publicado na revista época Negócios, uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta constatou que 97% do público brasileiro já tem o hábito de usar algum serviço de streaming de vídeo. O mais interessante é que esses serviços são mais utilizados para ver conteúdos como filmes e seriados. Surpreendentemente, o streaming esportivo ainda não é uma das áreas mais exploradas no Brasil, quando comparada a outros mercados.

As redes tradicionais também estão se rendendo ao streaming esportivo

Inicialmente, as detentoras dos grandes eventos esportivos em nosso país, ofereciam o streaming de eventos esportivos apenas como um bônus para seus assinantes tradicionais dos seus canais a cabo. Agora porém, a cada dia são criados mais pacotes especiais para assinantes que desejem apenas o conteúdo disponível via Internet.

A ESPN, em parceria com o UOL, criou o ESPN Play, serviço com transmissões de jogos ao vivo e conteúdo on-demand, sem a necessidade da assinatura dos canais da TV.  A Fox também já oferece o serviço de streaming Fox Premium, onde são transmitidos jogos do Campeonato Espanhol. O serviço também pode ser contratado individualmente.

A Rede Globo, detentora absoluta dos maiores eventos esportivos da TV, criou o Premiere Play. Depois de muita reluta, a emissora também resolveu comercializar pacotes independentes de streaming, desatrelados dos seus canais a cabo.

Sem sombra de dúvidas, os conteúdos esportivos via Internet trazem uma grande mudança na forma de veicular anúncios. Os vídeos, que são um dos formatos mais relevantes nas estratégias de marketing, quando agregados aos conteúdos streaming, são a grande aposta do mercado esportivo em 2019. E você? Ainda prefere a TV a cabo ou já vê online os jogos de seu time favorito? Conte para a gente.

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