Você acha que a Black Friday atrapalhou suas vendas de Natal?
Como foram suas vendas durante o Natal? Boas, ou poderiam ser melhores? Mas… Por acaso você se esforçou e fazer boas promoções também na Black Friday? Se você acha que o consumidor fica saturado com tantas datas importantes para o calendário das vendas, é melhor você ler este post.
De acordo com Maria Helena Marinho, Market Insights Manager do Google, a temporada de vendas de final de ano, abrange o período que vai desde a Black Friday, passa pela Cyber Monday e vai até o Natal. Entre estes eventos, boa parte dos consumidores tem também o pagamento do 13º salário. Porém, de acordo com a autora, o perfil das compras é diferente em cada uma destas ocasiões.
Cada data tem um perfil diferente de consumo
O perfil das compras na Black Friday é de consumidores que normalmente saem em busca de produtos para eles mesmos ou para a sua casa. As pessoas gastam um valor considerado médio e passam muito tempo fazendo buscas na Internet. Já na chamada Cyber Monday (2ª feira após a Black Friday), grande parte dos consumidores buscam por serviços financeiros e planos de telefonia celular. A ideia é economizar nas contas, reorganizar o orçamento através das promoções da data.
Em relação ao recebimento do 13º salário, a pesquisa realizada pelo Google verificou que 48% dos entrevistados usam o pagamento também para acertar suas contas. Outros 35% declararam aproveitar o 13º para comprar produtos para si mesmos, como uma espécie de prêmio após 1 ano de trabalho.
E as vendas de Natal? Continuam firmes e fortes, porém o perfil de consumo é outro. O momento é para confraternização e celebração, o que significa estar com muitas pessoas. Assim, as vendas de Natal ficam mais centralizadas nas compras de presentes para os outros. Tanto é que apenas 15% das pessoas lembram de fazer compras de Natal no período de promoções da Black Friday.
Otimize sempre suas estratégias de vendas em cada oportunidade do calendário
Outra diferença interessante nas vendas de Natal é que nesta data, apenas 45% dos negócios são fechados via Internet. Já na Black Friday, os consumidores costumam pesquisar online por muito mais tempo e 69% deles adquirem os produtos através de e-commerces.
Para comprovar isso, um dos produtos mais vendidos no Natal são as artigos de vestuário. Item que, geralmente, a maioria das pessoas prefere comprar pessoalmente. Os produtos favoritos da Black Friday como eletrodomésticos e TV’s, não fazem tanto sucesso no Natal. Na festa do Papai Noel, os itens preferidos são brinquedos, games, roupas e perfumes e bebidas alcoólicas. Confira o ranking da pesquisa Google no gráfico abaixo:
Então, no próximo ano prepare-se da melhor maneira tanto para a Black Friday como para o Natal. Entenda que cada data oferece oportunidades diferentes de consumo. Porém se, por exemplo, você vende roupas, isto não significa que você não deva investir em promoções na Black Friday e concentrar-se apenas no Natal. Você pode trabalhar na otimização de suas estratégias de marketing, obtendo o melhor proveito possível em cada oportunidade do calendário. A Control F5 pode ajudar sua empresa a melhorar seus esforços de marketing para que a cada ano você venda mais, aproveitando o movimento do mercado.