Pesquisa YouTube Insights revela o que move o brasileiro a assistir vídeos
Recentemente, foi divulgada pelo YouTube uma pesquisa denominada YouTube Insights, realizada no mês de agosto de 2018. O estudo foi conduzido pela empresa Provokers em parceria com o Google. Foram entrevistadas 3 mil pessoas e também assistidos e 8 mil vídeos diferentes. O resultado é bastante interessante. A pesquisa YouTube Insights descobriu que 4 grandes motivações humanas estão envolvidas no ato de assistir a um vídeo na plataforma: Conexão (22%), Conhecimento (30%), Entretenimento (39%) e Identidade (9%).
A ideia de pesquisar através do foco das emoções humanas, explorada pela Youtube Insights, traz dados bastante interessantes às empresas que investem em marketing digital. Cada uma destas emoções representam, na verdade, quais as intenções que cada usuário tem ao assistir um vídeo na rede. As empresas que querem investir em conteúdo de vídeo, vale a pena prestar atenção nesse ponto: As campanhas que usam as motivações do público como principal ferramenta de targeting (alcance de público), principalmente em dispositivos móveis como smartphones, geram um ad recall (lembrança da marca) 20% mais alto e tem um aumento de 50% em brand awareness (conhecimento da marca).
Conexão, Conhecimento, Entretenimento e Identidade motivam os usuários a assistir vídeos
Quanto à apuração de cada uma das intenções estudadas, 22% dos brasileiros disseram que assistem a vídeos do Youtube para fortalecer e expandir seu contato com o mundo. E 1 em cada 4 brasileiros entram na plataforma para encontrar tópicos que tragam assuntos que sirvam em conversas com outras pessoas. Assistir a vídeos na plataforma, significa ficar por dentro do que está acontecendo, descobrir tendências e novidades. Ninguém quer ficar por fora nos papos entre amigos.
Outro dado marcante é que mais de 70% dos entrevistados disseram que já utilizaram a smart TV para ver o YouTube. Nos últimos 4 anos, o número de horas de vídeos assistidos na web aumentou 135%. Na TV, apenas 13%. Isto mostra que os brasileiros continuam se reunindo em frente a TV — só que para assistir ao YouTube.
No Brasil 9 em cada 10 usuários do YouTube querem aprender algo novo quando buscam vídeos. Desde estudar para uma prova até saber as últimas notícias sobre o mundo, o YouTube tornou-se uma grande fonte de informação e aprendizado. A motivação em adquirir conhecimento através dos vídeos da plataforma, é a razão apontada como principal por 30% dos entrevistados.
As campanhas publicitárias de vídeo devem ser pautadas nas motivações dos usuários
Quanto à intenção de entretenimento, 39% dos pesquisados vão ao YouTube para relaxar e experimentar emoções diferentes. E, mais de 1 milhão de pessoas utilizam a plataforma para ouvir e ver música. Em relação a motivação denominada na pesquisa como identidade, 9% dos entrevistados buscam encontrar pessoas semelhantes, e também as diferentes. Pois 70% dos pesquisados entendem que o YouTube é um lugar onde todos podem ter voz e expressar sua opinião.
Por fim, mais de 50% dos brasileiros acredita que o YouTube é o lugar onde conseguem encontrar tudo o que querem assistir. E 50% dos usuários dizem usar o YouTube todos os dias. 40% utilizam a plataforma ao menos 3 vezes por semana. Esta pesquisa é um indicativo bastante Interessante sobre a importância de investir em vídeo como estratégia de marketing. O YouTube definitivamente entrou no cotidiano do Brasil, ganhando espaço para as mais diversas intenções e objetivos.
E sua empresa, já está no YouTube? Se não está ainda, considere incluí-los na sua estratégia de marketing. Você vai se surpreender sobre quão grande é a força dos vídeos para atrair mais clientes. E, se você tiver mais dúvidas, converse com a Control F5. Nós podemos ajudar você a encontrar as melhores formas de conversar com seu público através de vídeos no YouTube.