Web Stories: conheça essa tendência

Web Stories

Assim como outras plataformas digitais, o Google também lançou uma versão de Web Stories, que consistem em pequenos vídeos ou sequências de imagens com textos, por meio de sua estrutura AMP (Accelerated Mobile Pages), ou páginas aceleradas para dispositivos móveis.

As histórias da web do Google são compostas por uma mistura de vídeo, imagens, texto e animação, mas seu grande diferencial é que não expiram, assim como ocorre em postagem de blog.

O que são as web stories do Google?

Anteriormente conhecido como AMP Stories, o Google Web Stories foi lançado em 2018 e compartilha muitas semelhanças com os recursos do Story encontrados nas redes sociais, exceto que não está restrito a um aplicativo ou site, mas é disponibilizado em rede.

As Web Stories são uma interface inovadora que permite que as buscas dos usuários se tornem mais interativas e envolventes, proporcionando um novo nível de aprendizado visual que trata as informações de forma curta e concisa, entregues em um modelo de usabilidade.

Os criadores têm controle total sobre o design das próprias histórias, podendo escolher tudo, desde imagens de fundo a vídeos e anúncios sobre alarmes de incêndio ou veiculares, caso alguém queira monetizar a história.

A combinação perfeita de diferentes formatos de mídia ajuda a tornar as web stories mais imersivas e atualizadas, de modo que, quando o usuário chegar ao final, a CTA (Call To Action) no slide parecerá muito mais atraente.

Onde encontrar as Google Web Stories?

As web stories podem ser encontradas no Google App para Android ou iOS, bem como pesquisas gerais na web e uma seção “Histórias Visuais”, a partir de uma pesquisa para dispositivos móveis.

1.    Google Discovery

As histórias podem ser encontradas no feed do Google Discovery.

Junto com o restante do conteúdo que se vê no aplicativo, ele é selecionado para quem está usando o histórico de pesquisa, sites de um empresa de engenharia civil e tópicos que o usuário segue.

Ou seja, aqui destaca-se stories e conteúdos que se relacionam com os interesses e buscas comuns do usuário, aparecendo como indicações para visualização.

2.    Pesquisas gerais na web

As histórias também podem ser encontradas ao fazer uma pesquisa geral na web em um desktop e em um dispositivo móvel, demonstrando a importância da abrangência que as web stories podem alcançar.

3.    Histórias visuais no celular

Por fim, as histórias também podem aparecer em uma caixa separada nos resultados da pesquisa ao buscar em um dispositivo móvel.

Ele aparece de maneira semelhante a um resultado do Google Maps ou do “Pessoas Também Pesquisaram”, no entanto, isso está limitado aos resultados de pesquisa para dispositivos móveis.

Características e vantagens das Web Stories

A grande vantagem do Web Stories para criadores e editores é que o produto está totalmente sob a responsabilidade de marcas e empresas, sendo acessível de forma facilitada aos demais usuários, assim como qualquer outro conteúdo do próprio site.

Deste modo, os autores das histórias possuem controle total sobre:

  • Adição de links;
  • Compartilhamento;
  • Hospedagem;
  • Monetização.

Os editores também podem compartilhar histórias com um URL, permitindo que os usuários visualizem o material fora do aplicativo Google, conforme o local que forem compartilhados.

Na prática, os web stories se tornam uma extensão de um site, em que uma empresa de manutenção de ar condicionado, por exemplo, ou mesmo os usuários, pode mostrar histórias, canais sociais, boletins informativos, entre outros atrativos e depois redirecionar para seus canais.

A finalidade, de fato, é atrair mais tráfego para os sites, principalmente aqueles dedicados a e-commerce e marketplaces.

Elaboração da Google Web Stories

Depois de escolher o editor visual, a elaboração demanda rascunhar a copy que se deseja usar para contar uma história e encontrar, ou criar, as imagens e vídeos mais adequados para complementar o conteúdo.

É importante lembrar que são histórias sendo contadas, seja sobre junta de vedação no segmento industrial, ou a manutenção de estabelecimentos comerciais que passam de pai para filho. Portanto, é preciso ter começo, meio e fim, tendo uma narrativa atrativa.

Além disso, é possível levar o usuário em uma jornada para tornar a experiência mais satisfatória e fornecer a ele uma visão nova e original de qualquer consulta que ele digitou na barra de pesquisa.

Também é preciso considerar a intenção de pesquisa do usuário ao escrever uma história. Alguns podem desejar fazer uma transação que pode ser destacada em uma história sobre um determinado produto que a empresa vende.

Outros podem simplesmente estar procurando informações sobre uma plataforma elevatória preço ou investigando opções para férias.

A história funcionará melhor se estiver apoiando a jornada do usuário e adicionando outra dimensão de utilidade à pesquisa.

Ao escolher imagens e vídeos para a história, é necessário se certificar de que eles estejam formatados para o modo retrato e caibam em uma tela vertical como em um celular.

A formatação correta ajudará bastante a tornar o conteúdo atraente para os usuários, ajudando-o a parecer mais profissional e atraente, transmitindo a mensagem de forma completa.

Depois disso, é preciso revisar o conteúdo e clicar em publicar.

A otimização do Google Web Stories

Para garantir que se tenha Web Stories perfeitas, é importante garantir que elas estejam otimizadas para a página de resultados de pesquisa do Google. Isso vai ajudar a alcançar um efeito máximo.

1.    Texto

Uma Web Story tem tudo a ver com os elementos visuais em primeiro lugar. Uma regra geral é que o material não exceda 280 caracteres por página para falar sobre o tema escolhido, seja sobre sistema de proteção contra incêndio em um edifício residencial ou corporativo ou dicas para otimizar o funcionamento de eletrônicos.

Isso mantém as informações curtas e rápidas para que os usuários não fiquem sobrecarregados com muita leitura, melhorando a compreensão, dinamicidade e impacto da Web Story.

Como sempre, é preciso ter certeza de que o conteúdo seja de alta qualidade e, mais importante, de valor, usando palavras-chave derivadas de pesquisa para ajudar na relevância do conteúdo. Também deve-se garantir que os títulos não excedam mais de 70 caracteres.

O formato das Web Stories deve ser claro em computadores e celulares smartphones. Para que o texto não seja bloqueado, vale recorrer a técnicas responsivas que permitem adaptar as fontes a diferentes tamanhos de tela.

Isso também inclui manter o texto dentro dos limites para que ele não transborde a tela em que está sendo visto.

Uma boa maneira de evitar que o texto transborde é equilibrá-lo. Isso ajuda a tornar mais fácil para o usuário visualizar e compreender a informação, e o design correto ajudará a chamar a atenção para os pontos mais importantes da história que está sendo contada.

2.    Conteúdo Visual

Como o conteúdo visual é a parte mais importante das Web Stories, é importante colocar imagens na frente e no centro.

Para os criadores, é preciso ter em mente que as Web Stories se beneficiam por serem curtas. Ao escolher ou criar videoclipes para a história, é preciso ter certeza de que ela seja reduzida para cerca de dez segundos no máximo.

Isso o mantém em um pedaço gerenciável para os usuários, dando a eles informações suficientes para se envolverem sobre histórias de prevenção e combate a incêndio, entre outros atrativos que podem despertar a atenção, levando-os a consumir outros materiais.

Os criadores também podem fazer isso com animações. As sequências animadas podem dar uma nova vida a uma história e adicionar um novo contraste aos clipes de ação ao vivo, desde que não sejam exagerados.

3.    Páginas

Recomenda-se que o número de páginas em uma história esteja entre 5 e 30, com a média entre 10 e 20 para abordar bem o tema mas não ser extenso ou repetitivo.

Isso permite que se mantenha a história curta e agradável, tendo como objetivo prender a atenção do usuário e tornar mais provável que eles assistam todo o conteúdo e visitem a página ao final.

4.    Links e CTAs

A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, também é muito importante para o web stories.

A ideia é adicionar os links necessários, que não distraiam os leitores. Por isso vale colocar alguns links internos que direcionam os usuários para outras páginas do próprio site, o que pode ajudar a vender a importância da história para o Google e promover a retenção desse público junto a marca.

A inclusão de CTA no final também é importante, recorrendo a frases como “saiba mais sobre a terceirização de limpeza” ou “explore mais” para convidar os usuários a investigar mais sobre os tópicos relacionados à  história em seu site.

5.    Metadados

Por fim, é preciso verificar se a pesquisa do Google pode rastrear e indexar a história e também  incluir metadados como títulos e descrições que contribuam para a leitura dos algoritmos e a atração do usuário.

Conclusão

O Google Web Stories está começando a conquistar o mundo, adaptando o que as plataformas voltadas para as redes sociais começaram e desenvolveram para atrair e reter usuários, contribuindo com o desenvolvimento de empresas e a disseminação de conteúdos.

Tudo isso para aumentar o reconhecimento das marcas, transmitir informações e incentivar mais envolvimento do usuário, tornando a experiência de pesquisa mais atualizada e empolgante.

As histórias também agregam valor às estratégias de SEO, aumentando a chance de um site ou produtos serem encontrados através dos Web Stories.

Não há limite com o Google Web Stories. O criador está no controle de todo o processo e pode transformá-lo no melhor material para abordar um tópico de forma dinâmica, alcançando rapidamente potenciais visitantes e leads, promovendo um funil informativo e de venda mais qualificado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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