Quais as vantagens de contratar uma agência de marketing digital?

agência de marketing digital

O constante avanço da tecnologia e o consequente aumento no número de usuários torna a internet um ambiente propenso e vasto para gerar lucros e visibilidade. Uma das formas de obter resultados positivos no meio é contratar uma agência de marketing digital, como veremos mais abaixo no artigo.

Ao contratar esse serviço, um empresário pode esperar um aumento da exposição, do lucro e possivelmente da demanda. Isso porque a empresa passará a ser mais procurada pelos mecanismos de busca e nas redes sociais.

Até por isso um dos focos de trabalho é o posicionamento no Google, a principal “enciclopédia” online do mundo.

Tarefas que parecem simples e sem importância, como a escolha de palavras-chave, ganham atenção dessas agências. Por exemplo: piso vinílico em manta preço.

Mas antes de entrar nesse âmbito, é necessário entender como o marketing ganhou importância no mundo contemporâneo.

Na realidade, o conceito é trabalhado pelas empresas e grandes marcas desde os primórdios do capitalismo, mais precisamente na Revolução Industrial.

A necessidade de convencer outras pessoas a consumir determinado produto é a principal premissa. Com o passar dos anos, houve diversos avanços para conseguir o mesmo objetivo. A utilização de técnicas avançadas, sobretudo do digital, potencializa os resultados.

De acordo com o professor universitário Philip Kotler, considerado o maior especialista do assunto, o marketing consiste em determinar quais são os produtos ou serviços que podem ser interessantes para cada grupo de consumidores, além de qual a estratégia mais adequada na parte de publicidade, vendas e negócios.

Peça fundamental do mundo capitalista, o setor de marketing possui alguns conceitos interessantes, como o Mix de Marketing, criado pelo professor norte-americano, Jerome McCarthy, que o define em 4 Ps.

  • Produto (o que é ofertado);
  • Praça (onde será realizada a divulgação);
  • Preço (valor do produto ou serviço);
  • Promoção (divulgação e outras ações).

Houve uma mudança significativa no área com o surgimento da internet, criada em 1969, mas que se popularizou apenas no final dos anos 80 e início da década de 90. Ao lado desse avanço tecnológico surgiu o Marketing Digital.

Importante ressaltar que, no Brasil, os computadores ficaram mais acessíveis ao público em geral de duas décadas para cá. Até por isso o país se encontra em processo inicial de desenvolvimento da área de comunicação e vendas.

As vantagens das agências de marketing

Essa vertente é a junção de estratégias de Marketing e Comunicação no mundo online. O objetivo é buscar negócios, desenvolver relacionamentos, divulgar e perpetuar marcas, projetos ou pessoas de forma mais concisa e eficiente.

A grande vantagem do Marketing Digital é que neste há a possibilidade de mensurar resultados, o que torna a tomada de atitude mais eficiente e com mais garantia de sucesso.

É diferente, por exemplo, das publicidades convencionais, que são colocadas em outdoors, banners e afins, onde não se tem números exatos de quantas pessoas estão vendo.

Hoje também há um grande investimento em agências especializadas na vertente. Muitas companhias buscam o auxílio desses profissionais para potencializar a marca. E existem várias vantagens em contratar o serviço, como veremos abaixo neste mesmo artigo.

1 – Eficiência

Uma das grandes capacidades de uma agência é conseguir eficiência. Até porque são inúmeros profissionais para realizar funções específicas, como social media, designers, especialistas, desenvolvedores, redatores, entre muitos outros.

O serviço é indicado até mesmo, por exemplo, para uma empresa que comercializa brinquedos para playground.  Mesmo com um nicho específico, a companhia receberá a atenção de diversos profissionais para potencializar a venda ou aluguel desses produtos.

É importante analisar todos os benefícios de contratar uma agência em um mundo tão corrido como conhecemos. Até mesmo o posicionamento em mecanismos de busca, como no Google, é um fator preponderante no impulsionamento da marca.

Pode parecer irrelevante, mas a simples utilização de palavras-chave, como bloco de concreto estrutural preço, faz a diferença no cotidiano.

Um responsável por determinada empresa ou companhia pode até saber como usá-las, mas dificilmente terá a mesma garantia de retorno de resultado.

2 – Mensuração de resultados

Diretamente relacionada com a eficiência, a mensuração de resultados é a grande vantagem do segmento, como citado anteriormente no artigo. São diversos mecanismos utilizados para analisar resultados e, ao mesmo tempo, potencializá-los.

Praticamente todos os passos são mapeados de acordo com a análise dos resultados. Se algo sair do planejamento, isto é, quando não atingir o objetivo esperado, a agência pode adotar novas estratégias.

É como se fosse uma câmera de monitoramento virtual. Algumas plataformas e ferramentas são utilizadas para realizar esse serviço, como o Google Analytics, utilizado para análises aprofundadas acerca do fluxo de visitantes do portal online.

3 – Ótimo custo-benefício

Com a potencialização dos resultados através dos profissionais específicos para cada função e com a mensuração dos dados, há uma grande vantagem na questão do custo-benefício.

Isso porque muitas companhias não disponibilizam de um setor de marketing e comunicação e acabam tomando atitudes equivocadas.

Sem mencionar que, mesmo tendo uma equipe para trabalhar apenas para essa vertente, ainda exigirá grandes investimentos em estrutura, softwares e profissionais.

Pensamos no caso de uma empresa especializada na produção de equipamentos do setor de usinagem. A marca deseja lançar uma nova linha de cortina de luz de segurança, mas opta pela tradicional publicidade de indicação ou boca a boca.

A possibilidade de o produto empacar dentro do almoxarifado é grande, pois não foi realizado um trabalho para potencializar a venda. Em outras palavras, haverá um prejuízo significativo e um produto que não atingiu seu objetivo mercadológico.

Há a necessidade de modernizar todos os setores, não apenas a produção direta. Principalmente, levando-se em consideração que o marketing cuida da imagem que é passada ao consumidor.

4 – Ferramentas

Outra vantagem de contratar uma agência de marketing digital são as ferramentas que ela oferecerá ao cotidiano da sua empresa. Uma plataforma para disparar e-mail, por exemplo, proporcionará uma economia de tempo que antes era inimaginável.

Ou então um gerenciador de mídias sociais, que será mais “salvador” do que uma mangueira incêndio. Isso porque se gasta muito tempo programando determinados posts nos mais diversos perfis e redes sociais.

Cabe ressaltar que a empresa ou empresário pode ter acesso a essas ferramentas. No entanto, ainda haverá a necessidade de treinar o quadro de funcionários, gastos com assinaturas, entre outros percalços do cotidiano.

Esses gastos aparecem desde a contratação do profissional até a manutenção da plataforma.

Por exemplo, o colaborador responsável pelas mídias sociais, encarregado de fazer um banner mostrando um motor para portão de correr, deve ter em suas mãos uma boa ferramenta de edição e montagem de imagens.

5 – Competitividade

Toda a empresa que contrata serviços de uma agência de marketing digital ganha um notório reconhecimento em seu ramo de atuação. Tanto os clientes como a concorrência passam a olhar para a marca com outros olhos.

Certamente aqueles que optaram pelo serviço passarão à frente de seus adversários. Seus produtos e serviços se tornam mais cobiçados. Sobretudo em campos mais específicos, isto é, onde não há muita concorrência.

Um exemplo é em companhias que realizam individualização da agua em condomínio. Evidentemente não se trata de um campo muito concorrido e, por isso, há uma importância em se tornar a principal marca do ramo.

6 – Crescimento

A empresa que trabalha sua imagem aparecerá com mais frequência aos consumidores e, consequentemente, proporcionará um aumento da demanda. Isso significa que a marca estará ganhando notoriedade dentro de determinado mercado.

Uma das consequências disso é que haverá a necessidade de organizar algumas coisas internas. Possivelmente como a contratação de novos colaboradores, surgimento de novas funções e até a inclusão de novos projetos no calendário.

Isso levando em conta que o objetivo da marca é conseguir aumentar o alcance e se tornar mais reconhecida no mercado.

Um outro benefício é que a marca estará cada vez mais próxima do cliente. Haverá a chance de entender melhor quais são os anseios e assim potencializar as vendas e/ou serviços.

Considerações finais

Não há dúvidas sobre as vantagens de terceirizar o serviço de marketing digital de sua empresa. Até porque a contratada oferecerá uma equipe completa de profissionais, ferramentas, além das estratégias utilizadas para desenvolver as tarefas.

Como mencionado anteriormente, é possível montar uma equipe interna e obter resultados satisfatórios. No entanto, os gastos serão mais elevados, tendo em vista que os profissionais vão precisar de treinamento, equipamento, entre outros.

Isso sem mencionar que a companhia poderia focalizar energia para outros setores, assim diminuindo a responsabilidade direta por um setor complexo.

A agência ainda manterá contato direto e constante com a contratante, trazendo todas os possíveis caminhos que podem ser tomados no planejamento. É uma via de mão dupla, onde ambos acabam tendo benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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