O Twitter tem passado por algumas mudanças desde o final do ano passado. Essas atualizações e novas implementações aconteceram, principalmente, depois que a plataforma foi adquirida pelo bilionário Elon Musk. Em meio à tantas novidades, resta aos profissionais do marketing digital entenderem o que essa nova administração pode representar e de que forma pode impactar as marcas.
Antes de apresentarmos as novas funcionalidades do aplicativo, vale lembrar quais foram os seus primórdios. Lançada em 2006, a rede social do passarinho azul foi criada como uma espécie de microblog e canal de notícia, sendo sua principal particularidade a instantaneidade, isto é, tudo o que for tendência estará sendo discutido simultaneamente no Twitter.
A rede limitava seus usuários a criarem postagens curtas – das quais são chamadas de “tweets” – com, no máximo, 280 caracteres. Essa fórmula contribui para que seus conteúdos tivessem a possibilidade de performarem bem e, quem sabe, alcançarem o famoso “trending topics”.
Como adaptar as estratégias de marketing às novas atualizações?
As novas opções do Twitter possibilitam os internautas a alternarem seu feed de forma cronológica ou algorítmica, criar tweets multimídia com fotos, vídeos e gifs, links externos e textos mais longos, escutar um podcast integrado à plataforma e ainda um novo botão foi desenvolvido para editar sua mensagem. Outra grande surpresa é a possibilidade de comprar um selo de verificação com o intuito de monetizar os criadores de conteúdo.
O novo é sempre um desafio, por isso, mesmo que sejam mudanças recentes, seria uma atitude muito precoce mensurar como o Twitter poderá impactar os negócios. Isso porque, nesse primeiro momento, o ideal é realizar testes e experimentações para analisar, de acordo com o seu público-alvo, se faz sentido para a sua marca utilizar (ou continuar usando) esse canal.
Se a resposta for positiva, então vale a pena continuar investindo na criação de conteúdo para essa rede social. É importante acompanhar as novas métricas e testar formatos diferentes com o objetivo de fazer uma comparação com seus resultados de antes das recentes funcionalidades.
Como usar o Twitter de forma estratégica?
Como qualquer outra rede social, alcançar o sucesso no Twitter requer um planejamento de marketing estratégico para se destacar em meio à concorrência e conquistar o seu público-alvo.
A Control+F5 Marketing preparou um guia para te ajudar a focar nas novas possibilidades da plataforma e usá-las da melhor maneira para promover seu negócio, interagir com sua audiência e atingir suas metas, confira:
- Analise o desempenho da sua conta;
- Adapte sua linguagem à rede;
- Utilize hashtags e tendências;
- Promova anúncios com o Twitter Ads;
- Crie um cronograma de postagens;
- Interaja com seus seguidores;
- Defina metas de acordo com as novas métricas;
- Use a abuse das novas funcionalidades;
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