Tecnologia da Informação – O que é e qual seu mercado atual?

tecnologia-da-informacao-o-que-e

A tecnologia da Informação (ou TI) é a ciência que lida com a produção, transmissão, armazenamento, acesso e utilização de informações de naturezas diversas através da computação. Ela está subdividida em quatro grandes áreas:

  • Componentes físicos (hardware)
  • Programas (Software)
  • Redes e Sistemas de Telecomunicações
  • Gerenciamento e processamento de dados e informações

O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas tem ampliado cada vez mais a interação das pessoas com subprodutos da tecnologia da informação. Sejam sistemas digitais extremamente simples (como a senha do banco) até módulos embarcados completos (como os sistemas de injeção eletrônica de veículos), da utilização do celular para acessar as redes sociais ao acesso da central multimídia do avião, lidamos com milhares de informações através da computação o tempo todo.

O que faz um profissional de TI?

Existem diversos segmentos da tecnologia da informação na qual um profissional pode atuar. Em algumas delas a área de atuação fica na interseção entre duas ou mais áreas. Por exemplo, um profissional de segurança da informação pode ter que lidar com questões de banco de dados e de redes. Dentre as diversas áreas de atuação estão:

  • Programação: Desenvolvimento de aplicativos, sites, programas, sistemas embarcados e mais…
  • Segurança da Informação: Firewalls, redes e compartilhamentos, banco de dados, configuração de sistemas…
  • Redes: Infraestrutura, Interoperabilidade, telecomunicações, compartilhamento de recursos (scanners, impressoras, espaço em disco) …
  • Análise de Sistemas: Análise de requisitos, modelagem de processos e sistemas, desenho de aplicações…
  • Infraestrutura e Hardware: Projeto e dimensionamento, clusters, estações de trabalho…
  • Suporte Técnico: Em equipamentos (hardware), programas (software), equipamentos (impressoras, scanners, etc) …
  • Administrador de Banco de Dados: Modelagem de dados, administração do banco de dados, procedimentos de disaster recovery

As diversas áreas de atuação de um profissional de TI mostram o quão amplo é este segmento e o quanto ela está entrelaçada em outras indústrias, como a bancária, automotiva, aeronáutica, de serviços e mais.

Onde a tecnologia da informação pode ajudar a minha empresa?

Em uma resposta rápida: de várias formas! Mas a principal delas, independente da tecnologia específica aplicada, é no ganho em eficiência. Com o auxílio da TI é possível implementar processos muito mais eficientes, onde atinge-se o mesmo resultado (ou melhor) a um custo menor, garantindo melhores margens de lucro ou maior competitividade junto à concorrência.
O processamento e análise de dados, outra área da tecnologia da informação, pode auxiliá-lo a tomar decisões assertivas muito mais efetivas – tanto decisões operacionais/organizacionais quanto estratégicas e de marketing.

A TI também pode prover produtos e serviços para nichos muito específicos através da internet, tornando-os assim comercialmente viáveis, por romper com as barreiras geográficas da demanda.

Pode gerar produtos complementares de valor agregado para complementar o portfólio da empresa.

Ter um controle mais rigoroso do processo de produção de seu produto.

Melhor gestão de pessoal e recursos.

Esses são só alguns poucos exemplos. Basicamente com a TI, no estágio atual de desenvolvimento, você está limitado apenas pela sua própria criatividade. Para extrair todo o potencial que a TI pode agregar à sua empresa, realize um brainstorm com uma equipe multidisciplinar e comece a entender em quais cenários, problemas e soluções você pode se beneficiar de maneira lucrativa.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!