O e-mail marketing é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais importantes do marketing digital, capaz de trazer resultados bastante positivos para empresas de diferentes segmentos.
O envio de mensagens com conteúdos que podem interessar aos clientes de um negócio é uma estratégia eficiente para promover os produtos ou serviços de um estabelecimento, e pode alcançar um bom número de pessoas ao mesmo tempo.
Por isso, o e-mail marketing costuma ser uma aposta para divulgar uma promoção de telhas trapezoidais, mas também para levar algum tipo de material com informações importantes, como um modo de educar os clientes de uma marca.
Vale lembrar que antigamente o e-mail marketing já era utilizado por vários negócios, porém sem uma estratégia definida, o que fazia ele ser visto mais como um incômodo do que como uma mensagem que pudesse trazer informações relevantes.
Mas ao ser inserido dentro de um contexto e, principalmente alcançar o lugar devido dentro do marketing digital, o e-mail marketing se tornou indispensável para os empresários.
Não à toa, cada vez mais estabelecimentos valorizam a ferramenta e a utilizam para garantir melhores números de vendas e para manter um contato mais próximo com os consumidores, trabalhando o relacionamento com eles.
Sendo assim, é de grande importância que as empresas conheçam de modo aprofundado o e-mail marketing, e as diferentes maneiras em que ele pode ser utilizado para garantir maior assertividade do estabelecimento nos seus disparos periódicos.
Por isso, se você quer entender qual é a importância e como alcançar os objetivos do seu negócio com o uso do e-mail marketing, siga na leitura deste artigo.
A importância do e-mail marketing
Para que uma loja especializada em camiseta personalizada bordada consiga impactar o seu público, é preciso que ela invista em diferentes ferramentas que atraiam a atenção das pessoas.
Todo negócio, independentemente do seu nicho, precisa investir na publicidade da sua marca, ou seja, ele precisa de elementos que façam com que os prováveis compradores saibam da sua existência.
Nesse cenário, o e-mail marketing é indispensável. Com o envio de mensagens de diferentes gêneros, torna-se possível disparar conteúdos em várias ocasiões, para que os clientes de uma marca estejam sempre em contato com ela.
Entre as principais finalidades do e-mail marketing estão:
- O envio de conteúdo informativo;
- O disparo de promoções especiais;
- A comunicação das novidades do negócio;
- O envio de felicitações em datas comemorativas;
- Entre outros materiais.
Com essas diferentes ações, é possível que uma fábrica de disjuntor para dois chuveiros possa manter um relacionamento mais próximo com os seus clientes, permitindo que eles tenham acesso aos diferentes conteúdos enviados.
Dessa maneira, a marca cria um vínculo com os consumidores, garantindo uma maior visibilidade para a sua empresa e interagindo com as pessoas, ao mesmo tempo em que cria laços duradouros com o público.
Sendo assim, o e-mail marketing se revela uma ferramenta de grande importância dentro das estratégias de um negócio, aprimorando o seu atendimento e valorizando os compradores dos produtos e serviço oferecidos por ela.
Como automatizar o envio do e-mail marketing?
Sem dúvida, o e-mail marketing é uma ferramenta valiosa. E justamente por isso ela pode demandar um tempo para que seja enviada para todos os contatos da lista de uma empresa.
Para suprimir essa dificuldade presente em diferentes comércios, há uma série de softwares desenvolvidos para automatizar o envio do e-mail marketing, fazendo com que um conteúdo relevante seja enviado de modo personalizado para um grande público.
Essas técnicas de automação de e-mails permitem que uma clínica especializada em exames admissionais possa enviar um conteúdo falando sobre a importância desse serviço para diferentes instituições.
Com um programa específico para isso, é possível encaminhar a mensagem para um grande número de destinatários sem que isso seja visto como mala direta, justamente porque o software torna a mensagem individualizada.
Assim, ao receber o e-mail, o cliente se sentirá valorizado e poderá desfrutar de um conteúdo personalizado com o seu nome e com as preferências que ele comunicou ao estabelecimento anteriormente.
Nesse sentido, uma ferramenta de automação de envio de e-mail marketing é essencial para que um cliente que deseja comprar fachada moderna Tietê receba uma promoção atrativa na sua caixa de entrada e possa efetuar o pedido direto com a loja remetente.
Além disso, esses softwares são cada vez mais completos: é possível saber quantos destinatários receberam e abriram a sua mensagem, o que dá subsídios para que a empresa saiba quais conteúdos são relevantes para o seu público.
Desse modo, também é possível excluir os contatos que se desinscreveram da sua lista de leads, fazendo com que você tenha métricas reais dentro das suas campanhas de e-mails marketing.
Captando leads para e-mail marketing
Toda empresa que deseja investir na divulgação dos seus produtos como piso laminado branco por meio do e-mail marketing deve ter uma lista de leads que se interessam pelo seu portfólio.
Os leads são os endereços de e-mails ou outro tipos de dados que permitem um contato posterior de uma empresa com os seus potenciais clientes.
Para que você possa enviar mensagens para o seu público, é essencial montar uma lista de leads, que serão impactados ao receber e-mails da sua empresa.
Existem diferentes maneiras de coletas esses contatos, conforme veremos a seguir.
Captação de leads no seu site
Como visitante de uma página, certamente, durante a navegação, você visualizou um campo específico de inserção do seu endereço de e-mail para receber contatos posteriores e estar sempre atualizado com as novidades da loja.
Essa é uma estratégia presente em vários tipos de sites, sejam eles específicos para divulgação de materiais institucionais, e-commerces ou blogs.
Ao receber o contato do cliente, eles armazenam o endereço de e-mail do visitante para envio de conteúdos de diferentes campanhas, de acordo com os interesses do público.
Uma empresa especializada em regularização de estabelecimentos pode oferecer conteúdos do segmento para os seus leads, levando artigos sobre como abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), obter o eSocial para microempresas, etc.
Com isso, ela ganha a atenção do seu público, que deseja ser impactado pelos seus bons materiais.
Captação de leads por meio de e-books
Muitos sites na internet se preocupam em elaborar ótimos materiais sobre um assunto e, com isso, conquistar novos leads para fortalecer a sua lista.
Essa é uma estratégia bastante eficiente, pois os e-books são produtos digitais bastante atrativos para o público de uma empresa.
Ao desenvolver um livro virtual informativo, você faz com que as pessoas se interessem pelo material, além de identificarem a autoridade da sua empresa dentro do segmento de atuação.
Sendo assim, elas inserem o e-mail de contato para receber o e-book diretamente na caixa de entrada, podendo realizar a leitura quando for conveniente.
Com esses dados em mãos, a marca poderá investir em campanhas de e-mail marketing posteriores, utilizando técnicas de divulgação com conteúdos inéditos ou aproveitando para informar sobre promoções do estabelecimento.
Captação de leads com webinars
Os webinars e outros tipos de apresentações online vêm ganhando grande espaço entre os seguidores de diferentes empresas nas redes sociais.
Isso porque é possível que uma autoridade dentro do segmento de uma empresa dê uma palestra virtual para os potenciais e atuais clientes de uma marca, abordando assuntos de relevância da área.
Um exemplo disso pode ser o de uma gráfica que deseja criar um curso online de sublimação em produtos como camisetas. Ela pode utilizar essa estratégia para captar leads para a sua empresa e apostar no envio de e-mail marketing depois.
A melhor maneira de pedir esses contatos é disponibilizando uma página específica para receber a inscrição dos interessados, que podem ser avisados sobre a data e horário do webinar diretamente na caixa de entrada.
Depois da apresentação, uma maneira interessante de conquistar clientes para o curso é justamente enviar lembretes e mensagens informativas falando mais sobre o evento dentro de uma campanha de divulgação por e-mail marketing.
Captação de leads em e-commerces por encomenda
Se você possui uma loja virtual que oferece produtos por encomenda, como pode ser o caso de um ateliê, é fundamental ter um campo para a captação de leads dos visitantes da sua página.
Afinal, ao fazer uma encomenda, assim como para buscar informações mais detalhadas sobre os seus serviços, o cliente da sua loja deseja receber o seu retorno o quanto antes.
Por isso, você deve disponibilizar um espaço específico onde o visitante da página pode inserir o endereço de e-mail dele ou telefone para que a sua empresa entre em contato assim que estiver com um orçamento em mãos.
Desse modo, você não perde a venda e estabelece um contato muito mais próximos com os seus potenciais clientes, garantindo o fechamento do pedido por meio do e-mail marketing.
Com as dicas para captação de leads mencionadas neste artigo, você poderá criar uma lista quente de contatos, que poderão resultar em campanhas de e-mail marketing muito mais assertivas e lucrativas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.