Entenda como o e-mail marketing pode ser usado em sua estratégia
O marketing digital fez surgir uma série de técnicas e estratégias que podem deixar você, proprietário(a) de empresa, um pouco perdido(a). Se você quer saber a diferença entre e-mail marketing, inbound e outbound ,é essencial começar com uma distinção clara entre os dois.
Primeiro, é importante definir que e-mail marketing é a prática de enviar conteúdo que interesse ao público desejado através do e-mail.
O e-mail marketing é inbound ou outbound, e o que isso significa?
O outbound marketing engloba táticas muito específicas como publicidade, mala direta, marketing de afiliados etc.
Desta forma, o e-mail marketing não deve ser considerado outbound, pois a base do marketing via e-mail é formada por assinantes que fornecem seus dados por vontade própria.
Isso significa que as informações de contato desses clientes potenciais chegam à sua empresa por meio dos consumidores. Não é você que vai buscá-las de outras formas.
O inbound marketing a visa gerar interesse orgânico do cliente. A empresa é autorizada a enviar e-mails com conteúdo promocional, mediante assinatura do cliente em potencial.
O inbound marketing também engloba outros meios não pagos, como mídias sociais, canais de pesquisa e outros, com o objetivo de entregar conteúdo que realmente interesse ao público.
Obter os melhores resultados do e-mail marketing inbound é uma prática que exige técnica e especialização.
Uma das coisas mais importantes a considerar, é que seu conteúdo deve ser projetado com foco no seu assinante. Isso significa que o conteúdo de seu e-mail marketing deve ser informativo, e interessante, em vez de somente promocional.
A arte do inbound marketing é gerar o interesse do cliente de maneira natural, criando o conteúdo que ele deseja ver.
Encontrar maneiras de vincular sua marca às informações que seu público busca é essencial.
O que é melhor, inbound ou outbound?
Como você já pode perceber, ao se comparar custos, o inbound marketing pode ser mais vantajoso do que o outbound.
De maneira geral, leads gerados por meio do inbound marketing custam 60% menos do que se fossem adquiridos por meio de outbound marketing.
Por outro lado, o outbound marketing contrasta fortemente com o inbound em termos de tempo para gerar seu ROI (Retorno sobre Investimento).
Embora você possa ver conversões mais imediatas ao usar a variedade de estratégias de marketing outbound, os métodos inbound podem levar muito mais tempo para mostrar seus resultados.
O ideal é utilizar as estratégias inbound e outbound de forma complementar. Assim, seu negócio pode se beneficiar de ambas as estratégias.
Devo focar em estratégias inbound ou outbound?
Quando se trata de e-mail marketing, saber a diferença entre inbound e outbound pode ter um impacto significativo no sucesso de suas promoções.
Para turbinar suas estratégias de e-mail marketing, algumas táticas podem ajudar. Adicionar o chamado “senso de urgência”, como limite de tempo para aproveitar uma promoção, cupom ou desconto especial pode aumentar bastante o engajamento.
Outra abordagem altamente eficaz que você pode adotar é a apresentação do conteúdo do seu boletim informativo via e-mail como uma solução para um problema que o leitor provavelmente tem.
Embora as virtudes do e-mail marketing inbound estejam em maior evidência, os métodos de outbound marketing não devem ficar de fora.
Por exemplo, o conteúdo orgânico que gera interesse baseado em inbound marketing deve ser seguido por esforços promocionais de outbound direcionados, a fim de otimizar ao máximo o conhecimento e interesse da sua audiência.
A proporção ideal no uso de inbound e outbound marketing dependerá da natureza do seu negócio e da sua base de clientes.
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