Investir em marketing digital é seguramente um caminho para o sucesso de seu negócio. Mesmo negócios que atendem regiões geográficas muito específicas podem se beneficiar do marketing digital. Mas para que a campanha seja efetiva, é muito importante a elaboração de um Plano de Marketing Digital. Neste artigo vamos abordar alguns dos pontos mais relevantes na elaboração do seu plano.
Pesquisa
A pesquisa é um dos passos mais importantes em um plano de marketing digital. Esta etapa só pode ser dada como concluída quando todas as perguntas relevantes foram respondidas de maneira satisfatória.
Qual o objetivo da campanha?
Parta do princípio que toda campanha deve possuir objetivos SMART que, traduzindo o acrônimo do inglês, seria:
- Específicos
- Mensuráveis
- Atingíveis
- Relevantes
- Com prazo definido
Qual o cenário atual?
Identificar os hábitos de consumo deste segmento e como a concorrência se posiciona em relação a eles. Aproveite para avaliar quais as ações de marketing estão sendo realizadas pelos concorrentes e se conseguir perceber algumas brechas, documente-as.
Quais as personas?
Identificar suas personas permite utilizar a linguagem apropriada para se comunicar com cada uma delas. Isso irá tornar sua campanha mais efetiva.
Elabore os planos de ação
Esta é a hora dos detalhes. No plano de ação se determinam quais elementos serão utilizados para alcançar os objetivos.
Quais os canais?
Cada canal tem sua característica particular e pode estar mais ou menos alinhado com os objetivos da campanha.
Qual o formato?
O canal pode limitar o formato do conteúdo. A chave é criar um conteúdo de qualidade, que seja relevante para o público alvo e em uma linguagem acessível às suas personas.
Como medir a campanha?
Quais serão as métricas e a forma de medição? Esse ponto é crítico e não deve ser negligenciado.
Cronograma
Não se esqueça de ser preciso. Analise o melhor horário de postagem para seu público alvo e especifique no cronograma. Determine também o espaço entre postagens.
Execução do plano de marketing digital
Nesta etapa é hora de gerar o conteúdo para as suas ações em cada uma das redes sociais. A qualidade do material gerado, aliado à criatividade, tem potencial de gerar engajamento e pode se tornar viral. Se aproveitar das diversas linguagens de comunicação é uma boa dica, gerando conteúdo rico em elementos como infográficos, imagens e vídeos.
Análise
É muito importante validar os resultados da campanha para que seja possível visualizar se os objetivos foram atingidos, o que funcionou e o que não funcionou. Para campanhas onde o objetivo é a venda de produtos ou serviços, é importante determinar o ROI (retorno sobre o investimento). Em campanhas onde o objetivo é obter leads, o custo por lead deve ser analisado.
DICA: Você pode realizar testes A/B com um público menor para verificar qual campanha obteve melhores resultados antes de executá-la em grande escala.
Conclusão
Elaborar um bom plano de marketing digital é extremamente necessário para aprender com a experiência e, assim, obter um retorno sobre o investimento (ou custo por lead) cada vez melhores.
Alguma vez já fez um plano de marketing digital? Conte-nos como foi sua experiência.