Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Plano de Marketing Digital – Como Fazer

Investir em marketing digital é seguramente um caminho para o sucesso de seu negócio. Mesmo negócios que atendem regiões geográficas muito específicas podem se beneficiar do marketing digital. Mas para que a campanha seja efetiva, é muito importante a elaboração de um Plano de Marketing Digital. Neste artigo vamos abordar alguns dos pontos mais relevantes na elaboração do seu plano.

Pesquisa

A pesquisa é um dos passos mais importantes em um plano de marketing digital. Esta etapa só pode ser dada como concluída quando todas as perguntas relevantes foram respondidas de maneira satisfatória.

Qual o objetivo da campanha?

Parta do princípio que toda campanha deve possuir objetivos SMART que, traduzindo o acrônimo do inglês, seria:

  • Específicos
  • Mensuráveis
  • Atingíveis
  • Relevantes
  • Com prazo definido

Qual o cenário atual?

Identificar os hábitos de consumo deste segmento e como a concorrência se posiciona em relação a eles. Aproveite para avaliar quais as ações de marketing estão sendo realizadas pelos concorrentes e se conseguir perceber algumas brechas, documente-as.

Quais as personas?

Identificar suas personas permite utilizar a linguagem apropriada para se comunicar com cada uma delas. Isso irá tornar sua campanha mais efetiva.

Elabore os planos de ação

Esta é a hora dos detalhes. No plano de ação se determinam quais elementos serão utilizados para alcançar os objetivos.

Quais os canais?

Cada canal tem sua característica particular e pode estar mais ou menos alinhado com os objetivos da campanha.

Qual o formato?

O canal pode limitar o formato do conteúdo. A chave é criar um conteúdo de qualidade, que seja relevante para o público alvo e em uma linguagem acessível às suas personas.

Como medir a campanha?

Quais serão as métricas e a forma de medição? Esse ponto é crítico e não deve ser negligenciado.

Cronograma

Não se esqueça de ser preciso. Analise o melhor horário de postagem para seu público alvo e especifique no cronograma. Determine também o espaço entre postagens.

Execução do plano de marketing digital

Nesta etapa é hora de gerar o conteúdo para as suas ações em cada uma das redes sociais. A qualidade do material gerado, aliado à criatividade, tem potencial de gerar engajamento e pode se tornar viral. Se aproveitar das diversas linguagens de comunicação é uma boa dica, gerando conteúdo rico em elementos como infográficos, imagens e vídeos.

Análise

É muito importante validar os resultados da campanha para que seja possível visualizar se os objetivos foram atingidos, o que funcionou e o que não funcionou. Para campanhas onde o objetivo é a venda de produtos ou serviços, é importante determinar o ROI (retorno sobre o investimento). Em campanhas onde o objetivo é obter leads, o custo por lead deve ser analisado.

DICA: Você pode realizar testes A/B com um público menor para verificar qual campanha obteve melhores resultados antes de executá-la em grande escala.

Conclusão

Elaborar um bom plano de marketing digital é extremamente necessário para aprender com a experiência e, assim, obter um retorno sobre o investimento (ou custo por lead) cada vez melhores.
Alguma vez já fez um plano de marketing digital? Conte-nos como foi sua experiência.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!