Com certeza você já ouviu falar sobre o mais novo sistema de pagamentos e transferências do Banco Central, certo? Mas será que você sabe tudo o que ele tem para oferecer? Vamos nessa!
Dia 3 de novembro: essa será a data de aniversário do PIX, novo sistema de pagamentos e transferências do Banco Central. No ar há pouco mais de um mês, a nova ferramenta já se mostrou diferente de tudo o que vivenciamos até aqui.
Isso porque a tecnologia oferecida pelo PIX traz à tona facilidades que, até então, não estavam ao nosso alcance. Ainda assim, muitas dúvidas rondam o tema. Entre as mais comuns, estão: “existem taxas?”, “por onde me cadastro?”, e por aí vai.
Pensando nisso, listamos os diferenciais do PIX. Temos certeza de que eles responderão todas as suas dúvidas. Vamos descobrir?
1 – Em um piscar de olhos – e em qualquer dia e horário
Sim, é isso mesmo: as transferências e pagamentos do PIX acontecem como mágica, em apenas 10 segundos! Além disso, as transações não têm restrições quanto a dia e horário.
Isso quer dizer que você pode aproveitar toda a eficácia e eficiência do PIX vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana – seja durante um dia útil ou não.
2 – Não, você não precisa baixar um aplicativo
O PIX foi disponibilizado para os mais diversos e populares bancos e instituições financeiras. Ou seja, você não precisará criar uma conta ou baixar mais um aplicativo em seu celular.
Basta cadastrar sua chave – que será o seu registro – e você já pode aproveitar todos os benefícios.
3 – Falando em chave…
Você terá um registro do PIX para conta bancária que opera. Estas, carregarão suas informações pessoais e, por conta disso, você não precisará compartilhá-las com terceiros.
Sendo assim, você pode cadastrar como chave itens como: CPF, e-mail, telefone celular e até mesmo um código alfanumérico gerado automaticamente pelo próprio banco.
De qualquer forma, lembre-se de cadastrar um código que você se lembre facilmente. E, claro, atente-se ao limite de chaves: são 5 para pessoas físicas e 20 para pessoas jurídicas.
4 – Economia? Queremos
Além de toda agilidade e facilidade do PIX, existe mais uma enorme vantagem em utilizá-lo: não são cobradas taxas.
Sem a necessidade de um intermediador nas operações, ao realizar uma transação, você não terá nenhum custo. Lembrando que as taxas para transferências, DOC e TED variam de banco para banco – e algumas podem ser bem salgadas.
Descomplicando
Esperamos que ao final desta leitura você tenha esclarecido as suas dúvidas! Lembre-se: os comentários estão abertos e estamos à disposição para conversar!
Continue seguindo o blog da Control F5 e aprenda tudo sobre novas tecnologias e sistemas.