Entenda o que está atrasando a automação de TI na sua empresa
Os dados não mentem. A consultoria internacional Gartner projeta que até o ano de 2020, mais de 50% das tarefas de operações manuais no gerenciamento de infraestrutura de TI serão automatizadas. Entretanto, os benefícios da automação de TI ainda não são percebidos como prioritários por muitos lideres.
Diversos problemas atrasam a automação de TI, o que faz com que muitas organizações não consigam avançar os processos. Então, é importante conscientizar todo o time da empresa a respeito dos desafios e problemas que podem ser enfrentados em um processo de automação de TI.
Estando mais informados em relação ao processo, todos vão ser capazes de aproveitar os benefícios da automação de TI. Então, veja o que é necessário para que a automação da estrutura de TI seja bem sucedida em sua organização.
Entender a automação de TI como um todo
Freqüentemente, a automação de tarefas existe em níveis granulares como, por exemplo, a administração de rede de endereços IP. No entanto, o gerenciamento de endereços faz parte de uma diretiva de gerenciamento de segurança mais ampla, que deve abranger muitas áreas diferentes da infraestrutura de TI em um todo maior e coeso.
Juntar todas as peças em uma estratégia de infraestrutura universal é um trabalho constante para a maioria dos departamentos de TI.
Aprender a lidar com ambientes complexos
Quando o TI implanta serviços, eles geralmente são aplicados rapidamente e podem não estar documentados. Eles, possivelmente, não estão roteirizados ou atualizados para testes precisos.
Um bom exemplo deste tipo de situação é um teste de aplicativos que requeira muitas instâncias de um determinado sistema operacional, mas tenha componentes variáveis como bancos de dados, bibliotecas de sub-rotinas, etc.
Como existem muitas configurações de sistemas de teste, também não há garantia de que nestes testes os sistemas serão removidos, assim que o teste for concluído.
Com o tempo, pode se tornar difícil desvincular esses ativos de TI. Se estes ativos não forem usados, podem estar desperdiçando recursos que deveriam ter sido provisionados em outro lugar.
Existir estratégia ou liderança em infraestrutura
A infraestrutura é o mecanismo oculto por trás de todos os dados e aplicativos que potencializam as operações de negócios.
Mas, como a infraestrutura é um mecanismo invisível para aqueles que não estão diretamente envolvidos com ela, é um conceito difícil de entender para muitos, inclusive para a alta gerência e para pessoal de administração, não especializado em TI.
Sem um entendimento e valorização da infraestrutura de TI pelo topo do comando da empresa, pode ser uma luta difícil para os CIO solicitarem uma automação de infraestrutura mais cara, que requeira mais recursos financeiros.
É fundamental que os líderes entendam a necessidade real de projetos mais chamativos e visíveis, como, por exemplo, um novo sistema ERP ou um investimento em tablets para o pessoal de vendas.
Embora seja quase unânime o pensamento que todo o mundo precisa de tecnologia, muitas vezes há má vontade na hora de disponibilizar investimentos para este tipo de iniciativa.
Escolher bem a expansão de ferramentas
Com muita frequência, os profissionais de TI têm a tarefa de pesquisar ferramentas de automação de infraestrutura e, depois, fazer recomendações que resultarão em decisões de compra.
Geralmente, as recomendações são baseadas nos recursos que a ferramenta oferece. É deixado de lado o questionamento de se nova ferramenta terá a capacidade de se integrar às ferramentas de TI já existentes ou projetadas.
Isso pode criar um conjunto diferente de ferramentas que são difíceis de integrar e que podem resultar em ativos desperdiçados.
Investir em automação de infraestrutura de TI
Para superar os obstáculos da automação de infraestrutura, os líderes de TI entendem que é importante ver onde a automação de infraestrutura pode ser melhor implantada e quais investimentos trarão melhores retornos para a empresa.
Assim, podemos dizer que há três zonas onde a automação da infraestrutura de TI está sendo mais implantada.
A primeira é a nuvem, em que os ambientes de teste e preparação para aplicativos e sistemas que estão sendo implantados e podem ser ampliados e provisionados rapidamente.
A segunda zona é o gerenciamento de operações, onde pode-se manter a disponibilidade de recursos e os níveis de serviço.
O terceiro é a governança, onde a automação de processos ajuda a auditar atividades e eventos de forma contínua.
A maioria dos CIO entende os benefícios automação de TI. Porém, tem uma árdua tarefa para provar esta necessidade e o consequente retorno sobre o investimento (ROI) ao CEO e ao CFO.
Entender que a automação da infraestrutura de TI é um processo constante, complexo mas, quando bem executado, pode trazer muitos lucros é uma tarefa primordial das empresas do futuro.
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