Venda mais contando histórias envolventes para seu público
- Storytelling é contar histórias envolventes sobre sua marca, produto e seu público
- O storytelling é usado no marketing pois visa engajar por interesse um público saturado com tanta informação
- A estrutura do storytelling é composta por mensagem, ambiente, personagem e conflito
- Exemplos de bons storytelling são encontrados em campanhas do Airbnb, Dove e ABTA
- Storytelling é usado no Inbound marketing para atrair o público por interesse próprio
Você sabe realmente o que é storytelling e como ele pode ajudar no marketing da sua empresa? Neste post, vamos falar mais sobre essa técnica e o que você deve fazer para aplicá-la a seu favor.
Storytelling é um termo em inglês que significa “contar uma história”. Dentro de um contexto mais amplo, trata-se de contar uma história relevante, utilizando-se de palavras e recursos audiovisuais para transmitir uma ideia.
Não é possível precisar uma data, mas desde muito cedo na história de nossa espécie, contamos histórias para desenvolver e estabelecer ligações interpessoais. De fato, as histórias nos conectam com nosso sistema límbico, a parte do cérebro responsável pelas emoções e comportamentos sociais.
Você se lembra de uma das coisas que mais gostava quando era criança? Não importa a geração, todas elas, até hoje adoram ouvir histórias. Ao entrar em contato com uma boa história, temos estimulados nossa imaginação, sensações e sentimentos.
Assim, as muitas áreas da expressão humana como dança, literatura, teatro, televisão, cinema, videogame, etc, fazem uso do storytelling para conectar-se com o espectador de maneira intensa e genuína.
Por que usar storytelling no marketing?
Então, por que razão, o storytelling está tão ligado às novas estratégias de marketing? Para entendermos essa relação, vale conhecer como a Rock Content define a técnica do storytelling:
“Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, desejo e um conflito — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.”
Nos tempos atuais nos quais as pessoas são bombardeadas constantemente por um número sem fim de informações, as abordagens tradicionais estão cada vez menos efetivas no mundo da propaganda e do marketing.
Eric Schimidt, ex-CEO do Google, disse uma vez: “Hoje, a cada dois dias a humanidade cria mais informação do que o total somado de 100 mil anos até o ano de 2013”.
Pense, então, em quanta informação uma pessoa como seu cliente, ou até você, consome por dia, mesmo sem perceber?
Desde a leitura do portal de notícias no celular ao acordar, a rádio no caminho do trabalho, as reuniões e cobranças ao chegar no trabalho, a conversa com o pessoal no almoço, o WhatsApp o dia todo, a conversa com a família e filhos a noite…
Além disso, existe também a sua empresa e os produtos ou serviços que você adoraria oferecer para esta pessoa. Não é nada fácil, não?
Como falar com pessoas saturadas pela informação?
Enfim. Chega a um ponto onde saturar seu público com informação pura, simplesmente não funciona. As pessoas estão cansadas demais, apressadas demais, com fome, com sede e irritadas.
Diante disso, trazer uma boa história, pela qual a pessoa consiga se interessar, se encantar, ficar emocionada ou sentir empatia, pode fazer uma grande diferença.
Nesse cenário, o storytelling surge como uma forma de conectar as pessoas. A ideia é que o público reaja em um nível mais profundo em relação a uma marca ou produto.
Qual a estrutura básica do storytelling?
Conforme definimos acima, alguns elementos fundamentais devem estar presentes no storytelling. Os elementos principais de uma boa história são:
1.Mensagem: Para entender este item, vale fazer uma separação de termos bem simples, que vai ajudar você a saber melhor o que fazer. A palavra storytelling pode ser separada em duas partes.
Story refere-se à história em si. Telling, remete a forma como a história será contada.
Você pode ter uma boa história. Mas se a forma como ela for contada é ruim, de nada vai adiantar.
Por outro lado, você pode ter uma história comum, pouco interessante por si só. Porém, se ela for contada de uma forma magnífica, você pode ser muito bem sucedido com sua mensagem.
Entretanto, o ideal é que você tenha tanto uma boa história, como a conte de forma única. Leve em conta que o melhor cenário é que este conteúdo, realmente faça a diferença na vida de quem o ouve. Que seja marcante, e, por que não dizer, persuasivo.
2.Ambiente: Toda a história precisa acontecer em algum ou vários lugares. Uma ambientação bem feita ajuda a criar o clima ideal para o storytelling.
3.Personagem: São os elementos da história, agentes que fazem ou sofrem transformações durante a jornada contada.
4.Conflito: É o ponto central da história. Em termos gerais, é o desafio que motiva o personagem a percorrer toda a jornada. O bom conflito, geralmente é bem elaborado e de difícil superação. Cabe ao personagem, encontrar formas e caminhos para superar o conflito.
Storytelling e narrativas são a mesma coisa?
Nem sempre. Toda a narrativa é um storytelling, pois a narrativa conta uma história.
Porém, o storytelling não precisa necessariamente ser uma narrativa.
É perfeitamente possível incorporar elementos de storytelling em suas histórias, sem fazer uma narrativa. O fato de citar um exemplo prático, um evento acontecido com sua empresa, ou com um cliente, pode ilustrar seu storytelling, sem que você esteja fazendo uma história em formato de narração.
Como criar um storytelling eficiente?
Para criar um storytelling que funcione, é preciso seguir algumas premissas básicas para construção de uma narrativa eficiente. Dentre eles estão:
- Utilização de elementos visuais adequados
- Diálogos reais (ou no mínimo críveis)
- Despertar emoção para acesso ao sistema límbico
- Personagens com identificação junto ao público alvo
- Conflito a ser resolvido até o final da história
Devido ao seu enorme apelo emocional, um storytelling bem produzido, e apresentado ao cliente em momento oportuno, atua como um gatilho mental de reforço positivo na decisão da compra. Esse método é particularmente eficiente em negociações Business-to-consumer (B2C – Negociações entre empresas e o consumidor), uma vez que geralmente esse tipo de decisão possui maior parcela de elementos emocionais.
Como o storytelling age em nosso cérebro?
Cada vez mais, é possível perceber que os anúncios multimídia da Internet têm adotado narrativas visando engajar o consumidor.
Geralmente, tratam-se de histórias narradas por personagens reais ou fictícios. No cérebro humano, esses storytelling atuam da seguinte forma:
Transformando histórias em ideias
Através de um processo conhecido como acoplamento neuronal, o cérebro converte a história que está ouvindo em uma ideia e experiência próprias do indivíduo, ou seja, passa a funcionar como se o próprio indivíduo tivesse vivido ou presenciado a história.
Viver e compartilhar
Após gostar ou identificarem-se com sua mensagem, as pessoas ficam inclinadas a comentar e compartilhar sua história. É por essa característica que alguns storytelling tendem a viralizar.
As histórias são lembradas com precisão
Quando o cérebro experiencia um evento emocionante, ele libera dopamina que, por consequência, permite que os eventos sejam lembrados com maior precisão.
Histórias bem contadas estimulam várias áreas do cérebro
Ao analisar somente fatos, apenas duas áreas do cérebro são utilizadas: as áreas de Broca e Wernicke. Quando o cérebro tem acesso a uma boa história, bem contada, mais áreas são acessadas como o córtex motor, o sensorial e o frontal.
O storytelling é sobre a empresa ou sobre o público?
O especialista em storytelling brasileiro Murilo Leal, traz insights bastante interessantes sobre storytelling para vendas e marketing. Ele diz que o “storytelling é sobre o público e não somente sobre você”.
Isso quer dizer que para contar uma história, temos de ter um objetivo inteligente. A coisa mais importante em storytelling é o alvo da mensagem.
Engajar não significa apenas contar uma história interessante sobre a empresa e supor que assim o público irá admirá-la.
Leal fala também que “Contar boas histórias é ter a capacidade de conversar com o outro. O desafio por trás dessa técnica é justamente conseguir atingir pessoas e suas emoções para gerar valor de maneira orgânica. Não é se promover.”
Se tão somente o storytelling buscar a autopromoção da empresa, não vai funcionar.
Engajar pessoas é muito diferente de ganhar seguidores em redes sociais para ostentar ou dizer que o seu produto faz sucesso.
“A grande lógica do storytelling é a construção de um conteúdo que seja capaz de conversar com o seu público, bem mais do que falar sobre si, seu produto, seu serviço e sua marca”.
Quais empresas usam o storytelling com sucesso?
Várias empresas utilizam o storytelling em seus conteúdos, conseguindo retornos bastante positivos. Veja alguns exemplos:
1. Airbnb
O Airbnb é uma empresa que utiliza bastante o storytelling em sua estratégia de marketing. Uma das características da marca é utilizar criativamente os dados que possui sobre o seu consumidor.
A mensagem central do Airbnb é a hospitalidade dos locais que são visitados pelo seu público. A empresa também trabalha o ponto de vista do turista, que sempre está ansioso por boas experiências em suas viagens.
O vídeo a seguir foi feito pela marca na época do Ano Novo. A empresa usou o storytelling através de uma animação. A ideia central era falar sobre seus clientes que passaram o Ano Novo em imóveis alugados através do Airbnb.
Repare que a empresa usa dados concretos como 550.000 viajantes, 20.000 cidades, etc. Porém, cria histórias envolventes para “contar” ao seu público sobre o sucesso da plataforma.
2. Dove
A Dove é uma marca que procura conectar-se a seu público de maneira bastante íntima. Trabalha com produtos de higiene pessoal. Seu principal foco é engajar com o público feminino, usando elementos que mostrem empatia e sensibilidade.
O filme a seguir traz um interessante storytelling. Em uma dinâmica, é pedido para que várias pessoas descrevam a si mesmas para um artista. Ele, então, desenha cada detalhe que lhe foi descrito, incluindo, rugas pintas, feições, etc.
Após esta etapa, é solicitado para que estas pessoas descrevam outras pessoas para o desenhista. O resultado foi que, ao descrever o outro, as pessoas foram sempre mais generosas. Já com as auto-descrições, elas eram muito mais negativas.
O foco do storytelling foi trabalhar a auto estima destas pessoas. E, o resultado dos desenhos foi bastante revelador. Acompanhe:
3. ABTA
A ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) criou um storytelling irônico para fazer uma campanha contra o uso de aparelhos de TV a cabo piratas.
Apesar da ironia, o foco do storytelling era provocar a identificação com o público. Pois, de fato, é bastante tentadora a ideia de comprar um aparelho pirata para ter uma infinidade de canais a cabo sem mensalidade.
Porém, o problema da tal prática é apresentado a partir do momento em que o aparelho pirata passa a ser utilizado por hackers, causando prejuízos para este consumidor. Veja o resultado da história.
O que o storytelling tem a ver com o Inbound Marketing?
Agora que você sabe o que é storytelling, entendeu que é um dos recursos mais poderosos para impulsionar as conversões no concorrido mercado online.
Porém, a técnica do storytelling deve ter um foco claro, planejado e inteligente para que você consiga um engajamento real.
O storytelling é uma estratégia que, além de trazer reconhecimento, é gratificante para a marca. Nada mais recompensador para uma empresa do que fazer uma diferença real na vida de seus consumidores, seja através de sua história de sua marca, seus produtos ou serviços. Ou então, de uma história de seu próprio público.
O storytelling é uma técnica bastante eficiente quando o assunto é o Inbound Marketing.
Também conhecido como marketing de atração, o Inbound tem como objetivo principal atrair a atenção das pessoas através da geração de conteúdo relevante, SEO e estratégias bem definidas de redes sociais.
Assim, o storytelling pode ser um elemento dentro do conteúdo de Inbound para sua empresa. O Inbound, é capaz de atrair e engajar seu público, trazendo-o para conhecer sua marca e seus produtos por interesse próprio. Contar histórias pode ser muito interessante para atrair este consumidor.
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