Entenda de verdade o que é marketing digital e o que ele pode fazer por sua empresa
- O marketing digital diferencia-se do marketing tradicional por falar diretamente com um público potencialmente interessado no produto através da Internet
- Você pode interagir com seu público diretamente, analisar e mensurar resultados e direcionar a comunicação a quem realmente interessa, por um custo menor
- Sua empresa pode fazer marketing digital através de estratégias como marketing de conteúdo, SEO, redes sociais e e-mail
Hoje em dia, o uso da Internet é algo praticamente indispensável. E, se precisamos consultar a rede para fazer quase tudo, é natural que empresas também queiram vender seus produtos na web . Mas, você tem certeza que sabe mesmo o que é marketing digital?
Atualmente, a palavra marketing digital é bastante usada, até desgastada. Todo mundo quer fazer marketing digital, não é mesmo? Porém antes de sair arriscando estratégias por aí, é importante que você conheça bem do que se trata esse tipo de marketing.
Você quer que sua empresa também utilize a internet para vender mais? Então, esse post é vai ajudar você a saber o que fazer.
A empresa RD, um dos maiores players do mercado de marketing digital, define bem a atividade: “Marketing digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real”.
Qual a diferença entre marketing tradicional e digital?
Podemos dizer que o marketing digital começou a surgir paralelamente à expansão da Internet para os usuários comuns, na década de 90.
Antes disso, as maneiras de se divulgar uma marca eram restritas às mídias mais tradicionais (TV, Revistas, Jornais, etc) e o processo de venda era centralizado nos pontos de venda físicos.
Com o advento da Internet, as abordagens mais convencionais de vendas e promoção de marcas, produtos e serviços tornaram-se incapazes de acompanhar as alterações na dinâmica da relação entre os consumidores e as empresas trazida pelo mundo online.
Neste cenário, o Marketing Digital surge com a mudança de paradigma. Ele é uma abordagem nova para uma necessidade bem antiga: gerar oportunidades de negócios. Neste artigo, apresentamos os pilares dessa nova forma de se comunicar. E, caso você prefira um vídeo que explique melhor o que é marketing digital, assista a seguir:
Por que fazer marketing digital pode ajudar a sua empresa?
Decidir fazer marketing digital, ou mesmo contratar uma agência especializada, é uma decisão que precisa ser bem avaliada. Não é apenas porque todo mundo faz marketing digital que sua empresa também deve fazer.
Então, além de saber o que é marketing digital, é primordial entender o que ele pode fazer por sua marca, na prática. Veja então algumas características fundamentais do marketing digital.
Fale com seu público o tempo todo
No marketing digital, o foco principal da ação não é o produto, mas sim o público consumidor. A ideia das ações de marketing online é engajar o consumidor, acompanhando-o durante toda a sua jornada até a compra.
Você pode fazer campanhas, publicar nas redes sociais, divulgar seu site ou seu e-commerce. Em todos os canais, o seu cliente potencial estará interagindo sempre. Seja através de curtidas em suas postagens, comentários no seu blog, compartilhamento de suas promoções.
E este processo não se encerra na venda. O consumidor deve continuar engajado, opinando sobre o produto, sobre seu serviço e sua assistência a ele, caso necessária.
Saiba se a ação de marketing está realmente funcionando
Se você se lembrar dos anos 80, sabe que esta foi a década do auge da mídia de massa. Anúncios caríssimos, feitos por empresas milionárias na TV aberta, jornais, rádios e revistas.
Por incrível que pareça, essas ações caríssimas de marketing não podiam ser tão avaliadas e mensuradas como se pensava.
Um comercial de carro no horário nobre da TV Globo podia ser visto pelo pai, pela mãe, pelos filhos. Qual o poder aquisitivo deles? Quem seria o decisor da compra? Quem estava, de fato, prestando atenção à TV naquele momento? Simplesmente não se sabia.
Sem sombra de dúvidas, na era do marketing tradicional, muito dinheiro era gasto no escuro. Se você não tem como saber se o público foi de fato afetado pela sua mensagem de marketing, pouco ou nada comprova o sucesso de suas ações.
No marketing digital, esse tipo de situação não ocorre mais. As ações são bem focadas ao público específico, até pela própria natureza da mídia. Normalmente, o usuário navega na Internet sozinho, o que por si só já facilita o direcionamento das mensagens.
Há também diversas ferramentas de análise e mensuração dos resultados obtidos. Métricas como Retorno do Investimento (ROI), Custo da Aquisição do Cliente (CAC) entre tantas outras, podem ser analisadas em tempo real.
Caso seja necessário, a correção e ajuste da estratégia também é muito mais simples. Através das mais variadas análises, é possível ver o que está ou não funcionando, propiciando mudanças estratégicas, bem como o melhor controle e distribuição do seu orçamento.
Marketing na Internet é para todos
Se na mídia tradicional somente marcas milionárias podiam fazer propaganda, na Internet a situação é bem diferente.
Não importa o tamanho da sua empresa. A Internet proporciona uma segmentação bastante apurada, o que faz com que tanto o Amazon, que vende para o mundo, quanto uma empresa que queira vender apenas no bairro da Mooca tenham diversas oportunidades. Há planos de marketing digital para todos os objetivos e todos os bolsos.
Fale exatamente com quem precisa de você
A diferença fundamental do marketing digital para o marketing de massa, é que ele não quer atingir todo o mundo. Ele quer falar com as pessoas certas. Assim, as chances de realizar uma venda aumentam exponencialmente.
E, no final das contas, falar com o cliente certo acaba saindo mais barato. Mesmo que você atue em um nicho de mercado bastante específico, as estratégias de marketing digital são capazes de ampliar o alcance de sua marca.
Pense em como você faria para falar com um cliente dentro do seu nicho, mas que mora em um estado distante, como o Amazonas?
O marketing online é capaz de atingir esse tipo de objetivo. Inclusive, através do e-commerce, este cliente distante pode comprar seu produto, sem necessidade de deslocamento ou do envio de uma equipe de vendas.
Como sua empresa pode fazer marketing digital?
Agora que você já compreende bastante o que é marketing digital e porque optar por ele, falta saber então como sua empresa, de fato, pode fazer marketing digital.
Antes de começar, vale ressaltar que o marketing digital é mais do que uma estratégia fixa. Ele é um processo que está em constante transformação.
Se hoje, por exemplo, falamos em blogs, Facebook e Instagram, amanhã tudo pode ser diferente. As técnicas e estratégias mudam o tempo todo, acompanhando a evolução da tecnologia e as novas necessidades do consumidor. Caso você contrate um profissional da área, esteja sempre atento se ele acompanha de verdade as tendências do mercado.
Então, vamos falar a seguir como você pode fazer marketing digital. Conheça alguns conceitos, estratégias e técnicas fundamentais utilizadas hoje no marketing online.
Marketing de Conteúdo
Outro conceito muito falado e pouco compreendido é o que vem a ser marketing de conteúdo. De maneira geral, o termo marketing de conteúdo é usado para designar todo o tipo de material que uma empresa pode fazer para informar, educar ou até entreter um cliente potencial.
O marketing de conteúdo pode fazer a distribuição na Internet de materiais como posts em blogs, e-books, webinars, tutoriais, entre inúmeros outros.
Atrelado ao conceito de marketing de conteúdo vem o famoso Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração.
Quando você oferece conteúdo ao seu lead (cliente potencial) está querendo que este cliente venha até você por vontade e interesse próprios. A estratégia que busca atrair o cliente potencial por meio de conteúdo relevante é chamada de Inbound Marketing.
Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são conceitos relacionados
No marketing mais tradicional, o consumidor é “bombardeado” com marketing e propaganda, mesmo se este não seja o seu desejo.
Já no Inbound Marketing, o usuário pode controlar e escolher tudo o que recebe. Desde e-mails, até conteúdos nas mais diversas formas como anúncios em redes sociais, vídeos e outros. O consumidor tem o poder de optar pelas mensagens que realmente lhe interessam.
Assim, o objetivo é atrair o seu público com conteúdos genuinamente relevantes, despertando nele a vontade de saber mais sobre determinado assunto, ideia, produto ou serviço.
A ideia por trás do marketing de conteúdo é proporcionar ao seu público-alvo informações realmente interessantes para auxiliá-lo nas eventuais questões e problemas que ele possa ter.
Através do marketing de conteúdo pode-se construir uma relação confiança junto ao público. Quando alguém conhece e confia em sua marca, a jornada até a venda torna-se agradável e natural.
O marketing de conteúdo também pode ser utilizado para a construção de listas de e-mails de seus clientes potenciais. Assim, é possível sedimentar um canal de comunicação ainda mais próximo e importante com seus leads.
SEO – Otimização do site para os mecanismos de busca
SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). Essa é uma estratégia bastante utilizada no marketing digital.
O SEO serve para otimizar seu site. O objetivo é que ele consiga um bom posicionamento nos mecanismos de busca, principalmente o Google, que é o mais popular.
O mais interessante é que ao falarmos de SEO, não estamos falando de campanhas de marketing pagas. Através de técnicas de otimização, o Google pode encontrar seu site e colocá-lo nas primeiras posições da busca, sem que você tenha de pagar por isso. Essa é a chamada pesquisa orgânica.
Quando falamos de resultados orgânicos do Google, nos referimos a todos os sites que aparecem para um usuário quando ele pesquisa no Google, sem que a empresa tenha pago por anúncios.
O objetivo do SEO é tornar o site da empresa bastante relevante para o Google. Como consequência, o Google indica o site para os usuários que são potencialmente interessados naquilo que você tem a dizer ou vender.
O SEO é uma técnica fundamental para conseguir novas oportunidades de negócios. Um SEO bem feito sustenta-se em:
- Trazer conteúdo de qualidade, centrado nas palavras-chave importantes para seu negócio e que possuam uma quantidade suficiente de pesquisas por mês;
- Ser tecnicamente adequado, considerando as melhores práticas recomendadas e garantindo a melhor experiência do usuário;
- Possuir relevância comprovada através de links externos de qualidade;
Se você quer compreender ainda melhor do que se trata o SEO, esse vídeo vai ajudar:
Mídias sociais
Uma das estratégias mais famosas do marketing digital é a utilização das mídias sociais. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, WhatsApp e Pinterest são atualmente as redes sociais mais populares.
As mídias sociais representam um dos melhores canais de comunicação com seu público. Contudo, é preciso compreender muito bem a dinâmica comportamental dos usuários em cada rede social. Isso ajuda a definir a melhor estratégia para cada uma delas, em vez de simplesmente postar algo.
Uma presença certeira nas redes sociais tem o potencial de consolidar sua marca, ao passo que uma atuação equivocada pode ser desastrosa para sua empresa. Analisar muito, planejar bem e agir no momento certo. Esta é ordem para uma boa estratégia de marketing digital nas mídias sociais.
Anúncios pagos na Internet
No mundo digital, a mídia paga tem um excelente potencial de alavancagem dos negócios. No marketing digital, é possível ser muito mais acurado na escolha do público a ser atingido pela publicidade paga.
Os anúncios podem ser bastante segmentados e exibidos para as pessoas que atendem a critérios bastante específicos. Isso pode aumentar consideravelmente as suas taxas de conversões.
Há inúmeras possibilidades de anunciar na Internet. Uma delas, é através do Google Ads, a plataforma de propaganda paga do Google.
O Google Ads conta com inúmeras possibilidades. Por exemplo, é possível escolher as palavras-chave que o usuário pesquisou e associar anúncios a elas.
Assim, se o usuário pesquisar por “sapatos femininos em São Paulo” e você vincular seu anúncio a essa palavras-chave, sua empresa pode ser encontrada por alguém que tem grande chance de adquirir os seus produtos.
Entenda como sua empresa, de qualquer porte, pode anunciar no Google Ads.
E-mail marketing
Se você acha que e-mail marketing é uma estratégia ultrapassada, você está enganado. O e-mail está mais vivo do que nunca e é uma poderosa ferramenta de comunicação com seus clientes potenciais.
No início do marketing digital, o e-mail era utilizado pura e simplesmente para enviar propaganda. Com o tempo, as mensagens foram ficando chatas, repetitivas e cada vez mais jogadas na pasta spam pelos usuários.
As novas abordagens de marketing procuram utilizar o e-mail com sabedoria. Ele serve para enviar conteúdos que interessem ao seu público, mesmo que, a princípio, estas mensagens não tenham nada a ver com vender produtos.
Sob a nova perspectiva do marketing, o cliente jamais é “bombardeado” com mensagens da sua empresa. A ideia é que o usuário queira ler suas mensagens. O público determina o que receber e com qual frequência.
Além de ser eficiente, o e-mail marketing é uma estratégia bastante econômica. Ferramentas simples de automação podem ajudar você a falar diretamente com seu público.
Enfim, agora você já sabe exatamente o que é o marketing digital e como ele pode potencializar os objetivos da sua empresa. Lembre-se que para cada ação, o marketing digital requer uma estratégia única e diferenciada.
O marketing digital é para todo o tipo de negócio, não importa o tamanho do seu orçamento e do seu objetivo.
Acompanhe sempre o blog da Control F5. Aqui você aprende muito sobre marketing digital e tudo aquilo que pode fazer sua empresa crescer mais.