Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

O que é Análise de Sentimentos?

Análise de Sentimentos: conheça melhor como seu cliente reage

No mundo virtual, são geradas quantidades quase infinitas de dados todos os dias. As empresas, sedentas por entender, organizar e utilizar estes dados a seu favor, motivaram a criação de um novos métodos de processá-los.  Surgiu então a chamada Análise de Sentimentos —  um processo automatizado de entender uma opinião sobre um determinado assunto a partir da linguagem escrita ou falada.

A Análise de Sentimentos, também conhecida como Mineração de Opinião, é um campo dentro do Processamento de Linguagem Natural (PLN) que constrói sistemas que identificam e extraem opiniões dentro de textos. Normalmente, além de identificar a opinião, esses sistemas extraem atributos da expressão, como:

    • Assunto: o que está sendo falado;
    • Detentor de opinião: quem é a pessoa ou entidade que expressa a opinião;
    • Polaridade: se o falante expressou uma opinião positiva ou negativa.

Atualmente, a Análise de Sentimentos é um assunto de grande interesse e está em constante desenvolvimento por possuir muitas aplicações práticas. As informações públicas e privadas na Internet estão sempre crescendo. Assim, existem cada vez mais textos que expressam opiniões em sites de reviews sobre produtos, fóruns, blogs e mídias sociais.

Com a ajuda de sistemas, a Análise de Sentimentos transforma informações não-estruturadas em dados estruturados de opiniões públicas sobre produtos, serviços, marcas, política ou qualquer tópico sobre o qual as pessoas expressem suas impressões. Estes dados podem ser muito úteis em análises de marketing, relações públicas, análises e feedback de produtos e atendimento ao cliente.

Afinal, o que é uma opinião?

As informações de um texto podem ser categorizadas em dois tipos principais: fatos e opiniões. Fatos são expressões objetivas sobre algo. Já as opiniões são expressões subjetivas que descrevem sentimentos, avaliações e impressões das pessoas em relação a um assunto ou tópico.

Em uma opinião, a chamada “entidade” sobre a qual o texto fala pode ser um objeto, seus componentes, aspectos, atributos ou características. Também pode ser um produto, um serviço, um indivíduo, uma organização, um evento ou um assunto. Por exemplo: “A duração da bateria deste celular é muito curta.”, traz uma opinião negativa sobre um recurso (duração da bateria) de uma entidade (celular).

Qual a importância da Análise de Sentimentos?

Estima-se que 80% dos dados do mundo estejam desestruturados e desorganizados. A maior parte deles são provindos de textos, como e-mails, bate-papos, mídias sociais, pesquisas, artigos e documentos. Estes textos geralmente são difíceis, demorados e caros para analisar, entender e classificar. Os sistemas de Análise de Sentimento permitem que as empresas entendam esse mar de textos não-estruturados.

Assim, é possível automatizar os processos, obtendo percepções ​​e economizando horas de processamento manual de dados. Por exemplo, imagine como seria classificar manualmente milhares de tweets, conversas de suporte ao cliente ou comentários sobre um produto no Facebook? A análise de sentimentos permite entender estes dados em escala de maneira eficiente e econômica. Isto é apenas um pouco do que a Análise de Sentimento é capaz de fazer. Quer aprender mais? Então confira nosso post sobre Big Data e pesquisa de marketing, duas outras ferramentas que podem ajudar sua empresa a analisar seu público.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!