Marketing one to one: entenda o conceito

marketing one to one

O marketing one to one, ou em tradução livre ‘marketing um a um’, é o conceito de colocar os clientes no centro das atividades de uma empresa. Dando um destaque para aqueles que consomem e fazem parte de cada estratégia estabelecida.

Inclusive, num mercado onde os consumidores estão cada vez mais conhecedores e exigentes, o tratamento personalizado oferecido por esta estratégia pode ser a chave para a retenção de potenciais clientes.

Sendo uma das principais saídas para que se tenha uma atenção maior de quem consome no seu negócio, bem como para que o cliente se sinta atraído, diante destas estratégias e ferramentas que são disponibilizadas.

Através deste meio, empresas têm ganhado destaque e tem conseguido alcançar metas e chegar em lugares almejados anteriormente, tornando-se as principais empresas em seus ramos, como exemplo as melhores empresas de consorcio de imoveis.

 Podemos dizer que são marcas que buscam e conhecem este meio, e têm atraído a atenção dos clientes através de cada passo dado, conseguindo com que este retorno seja algo exponencial e que faça parte de sua rotina de trabalho.

Entenda mais sobre o conceito de marketing one to one

O objetivo do marketing one to one é exatamente proporcionar ao consumidor um relacionamento personalizado, buscando atender às suas necessidades específicas, a fim de aumentar as taxas de conversão de clientes.

Assim, entendendo de fato o que o cliente busca ao entrar em seu negócio, tendo o melhor atendimento possível e realmente buscando meios para que a inovação esteja presente em seu negócio e seja passada para cada consumidor.

Isso se baseia em dados de qualificação coletados que serão usados ​​para fornecer produtos ou serviços adequados aos clientes, tendo uma espécie de consultoria melhoria de processos, buscando conhecer cada cliente e oferecer o ideal segundo o perfil de cada um.

Através deste conhecimento e da melhoria de processos, realmente a empresa se encontra em um caminho desejado, tendo uma melhor relação com as pessoas que fazem parte do seu negócio e vendo os resultados serem positivos diante deste cenário.

Conheça as vantagens do marketing one to one

O marketing one to one é uma estratégia para otimizar a retenção de clientes e aumentar sua confiança na empresa, gerando uma troca recíproca, onde a empresa ganha com a fidelidade do cliente e o consumidor ganha tendo um atendimento especial.

À medida que expande a quantidade e a qualidade dos dados de audiência disponíveis para as empresas, é possível tornar qualquer outra estratégia centrada no cliente, como nutrição de leads, seja uma empresa que trabalha com software para industria ou outra qualquer.

Pois bem, é possível facilitar este contato direto com o cliente, com as ferramentas disponibilizadas, conseguindo, de fato, que este contato seja muito mais frequente e profundo, gerando realmente uma identificação entre cliente e negócio.

Por exemplo, a nutrição de leads citada. Quando as empresas usam dados personalizados sobre clientes em potencial, é mais fácil entender no que eles realmente estão interessados ​​a entregar exatamente.

Assim, entendendo os principais interesses e meios de pesquisa de cada cliente, conseguindo através destas pesquisas entender os mais variados gostos.

Como exemplo, podemos pensar nas pesquisas de um cliente em fornecedor de alimentos sem glúten, buscando através deste conhecimento extrair informações que possam favorecer o atendimento a esse cliente e atrair a atenção para o seu negócio.

O principal resultado de uma estratégia como essa é criar uma conexão entre o consumidor e a marca, que começa a ser vista por ele como uma referência ao que busca.

Ou seja, fazendo com que esta relação estabelecida tenha um retorno fundamental para o seu negócio, conseguindo que as principais referências para a busca de produtos e campanhas seja a sua empresa para estas pessoas.

Além disso, o custo de aquisição de novos clientes é reduzido, porque são necessárias menos operações para retê-los, sem deixar de ser eficaz. Sendo totalmente vantajoso e gerando ótimos resultados.

No final, a relação entre o cliente e a empresa se torna mais forte, levando ao aumento da confiança e, possivelmente, ao aumento das vendas, conseguindo com que a relação estabelecida tenha o retorno esperado.

Como em uma empresa de consultoria fiscal e tributária, que ao se atentar a essas novas tecnologias e facilidades que surgem, consegue trabalhar melhor o rendimento e a rotina diária para que esses pontos possam ser aplicados.

Isso porque, por ter um bom perfil de clientes em potencial, a empresa dispõe de ferramentas para oferecer a eles outros produtos de interesse. Produtos que são oferecidos através do conhecimento do cliente, atendendo de forma direta aquilo que está sendo buscado.

Essa estratégia faz com que as chances de aumentar o ticket médio cresçam, vendendo algo que supere as expectativas do cliente.

Aproximação do cliente a empresa: veja como fazer

Após entender a sua significância e as vantagens que o marketing one to one pode trazer para o seu negócio, facilitando diversos processos que compõem uma empresa, abaixo pode ser observado exemplos para esta aproximação do cliente a empresa.

Ações personalizadas

A melhor forma de criar intimidade entre marcas e consumidores é através da emoção. Uma boa estratégia para evocar esse sentimento é criar conteúdo personalizado.

Crie materiais nominais sempre que possível, buscando este contato através de todos os meios possíveis, fazendo com que realmente o cliente sempre seja atendido. Entre as opções disponíveis estão:

  • E-mails de marketing;
  • Vídeos;
  • Respondendo a perguntas no chat;
  • Respondendo a perguntas nas redes sociais.

Pode parecer um detalhe, mas isso pode ter um impacto significativo nos clientes, que se sentirão bem-vindos e serão realmente vistos pela empresa, conseguindo com que esta aproximação se torne algo natural.

CRM

Com o Customer Relationship Manager (CRM), você pode armazenar e gerenciar bancos de dados completos de clientes, como nomes, dados pessoais, perfis profissionais e comportamento de compra.

Assim, tendo dados completos sobre as pessoas que consomem seu negócio, podendo filtrar através destes dados o comportamento de cada um, o interesse em produtos que cada um está buscando e possíveis produtos que possam atrair cada cliente.

O CRM também permite visualizar e analisar como os clientes interagem nos canais online, sendo implantado em diversas empresas de ramos, como em uma empresa de topografia, bem como em qualquer outra.

Ademais, é com base nessas informações que o CRM disponibiliza materiais que focam no que os clientes buscam no seu dia a dia, usando linguagem semelhante e técnicas envolventes para que as pessoas sejam atraídas e busquem cada vez mais o negócio.

Business Intelligence

Com a inteligência de negócios (BI), as empresas podem coletar, classificar e monitorar dados antes que cada decisão seja tomada. Antecipando passos e conseguindo estar a frente diante de diversos aspectos.

Isso torna possível avaliar com precisão e confiança a dinâmica dos negócios, prevendo tendências e crises, fazendo com que a empresa consiga se planejar para possíveis situações que apareçam, e estar preparado para esses cenários.

Com uma compreensão de alto nível do comportamento das políticas, planos de ação também podem ser definidos para cada perfil de consumidor. Obtendo um retorno esperado em cada campanha e produto disponibilizado.

Como Implementar o One to One

O marketing one to one é implementado de acordo com as etapas mencionadas durante o texto. Como em qualquer forma de marketing voltado para o cliente, o primeiro passo é entender o consumidor e coletar o máximo de dados relevantes possível.

Entendendo e buscando os principais meios de pesquisa, e informações que possam fazer a diferença na hora de oferecer um produto para este cliente, informações como área de trabalho, como uma pessoa que trabalha em uma contabilidade especializada em TI.

 Sabendo que pessoas que trabalham nesta área procuram por produtos que geram conforto em momentos em que as funções estão sendo realizadas, oferecendo produtos e campanhas nesta linha para estes clientes.

Isso leva à diferenciação, a etapa em que as informações são usadas para criar perfis ou funções com base nesses dados. Coletando diversas informações que possam ser relevantes, e possam fazer a diferença ao cliente consumir seu negócio.

Por fim, nas interações com os clientes, mais dados são coletados, mas agora mais para personalização do conteúdo oferecido.

É importante lembrar que o processo de implementação de marketing individualizado está em andamento. Como qualquer estratégia baseada em ferramentas digitais, ela está em constante atualização e transformação, assim como acontece em um backup para empresas.

Portanto é necessário que as empresas estejam sempre atentas às inovações e tudo que possa surgir, para que a melhora e a compreensão do cliente possa estar sempre em evolução e em total conexão diante destes processos.

É responsabilidade da equipe acompanhar e integrar novas técnicas de aproximação e coleta de dados à medida que vão surgindo e, claro, adotar a prática de mensurar e analisar os resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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