Marketing empreendedor: o que é e como funciona?

marketing empreendedor

Entenda como o marketing pode se ajustar a necessidade de empresas em desenvolvimento

Você já ouviu falar em marketing empreendedor? Aqui você vai entender como o marketing empreendedor funciona e o que ele significa na prática.

De certa forma, podemos considerar recente o fato de o empreendedorismo ser estudado como uma área específica e distinta da categoria de negócios.

A trajetória incrível de sucesso de empresas que já foram bem pequenas como a Dell ou Microsoft, revelou que o empreendedorismo é uma etapa específica da trajetória de um negócio, e que apresenta muitos desafios e oportunidades.

À medida que o campo tem recebido mais e mais foco, estratégias específicas para o marketing voltado ao empreendedorismo também começaram a surgir.

O principal desafio que um empreendedor enfrenta é competir com empresas maiores, mais conhecidas e com mais recursos. Como uma empresa iniciante com uma equipe pequena, orçamento limitado e uma base de clientes minúscula pode competir com os gigantes em seu setor?

Na verdade, o segredo do empreendedorismo é transformar as fraquezas em pontos fortes. Por sua própria natureza, as empresas iniciantes podem ser mais flexíveis e heterodoxas do que seus principais concorrentes.

Por ser o marketing uma ferramenta à disposição de qualquer empresa, ele é uma das melhores formas para as empresas emergentes definirem sua imagem na mente dos consumidores.

O que é marketing empreendedor?

Podemos dizer que o marketing empreendedor não é uma estratégia de marketing única e sim um “espírito de marketing” que consegue se diferenciar das práticas mais tradicionais do marketing.

Ele modifica muitos dos princípios tradicionais de marketing, porque estes são normalmente projetados para empresas grandes e bem estabelecidas. O marketing empreendedor utiliza um kit de ferramentas de práticas novas e não ortodoxas para ajudar as empresas emergentes a ganhar uma posição em mercados, quase sempre saturados.

Muitas estratégias de marketing empreendedoras nascem da necessidade. As empresas iniciantes podem ter dez, cinco ou apenas uma pessoa trabalhando em seus esforços de marketing.

Elas trabalham com orçamentos limitados e têm acesso a uma fração dos recursos de seus principais concorrentes. Luxos como equipes de design gráfico e consultores de publicidade muitas vezes estão fora do alcance de Startups, exigindo que elas encontrem maneiras de causar o máximo impacto com recursos limitados.

As principais características do marketing empreendedor são inovar, assumir riscos e ter proatividade. As campanhas de marketing empreendedor procuram destacar os pontos fortes da empresa, ao mesmo tempo em que enfatizam seu valor para o cliente.

Focar em produtos inovadores ou atendimento exemplar é uma forma de se destacar dos concorrentes. O marketing empreendedor faz uso de ferramentas baratas e acessíveis, como vídeos virais, Twitter, Instagram, ou e-mail marketing.

Na verdade, no marketing empreendedor toda e qualquer estratégia de marketing pode ser considerada, desde que produza resultados reais.

E, como desenvolver habilidades de marketing empreendedor? Existem alguns cursos no mercado, que ensinam o marketing empreendedor e podem ajudar bastante a sua empresa.

Como um plano de marketing empreendedor é desenvolvido?

Um plano de marketing empreendedor só pode ser desenvolvido quando a empresa determina vários aspectos sobre seu modelo de negócios.

Ele deve ser bem realista ao definir a missão central da empresa, qual será o público-alvo e quem são seus concorrentes. Fazer uma auto-análise cuidadosa pode ajudar as empresas emergentes a definir seu lugar no mercado e estabelecer metas alcançáveis.

Os detalhes do plano dependerão muito da estratégia específica que a empresa escolher. Por exemplo, as técnicas de marketing de relacionamento são significativamente diferentes do marketing viral.

É importante definir em qual tipo de estratégia focar e concentrar todos os esforços nessa área. Um plano de marketing abrangente ajuda a empresa a manter o foco enquanto também revisa constantemente as estratégias adotadas.

A maioria dos planos de marketing empreendedor não cobre períodos maiores que 1 ano, porque as Startups enfrentam circunstâncias incertas, exigindo que elas sejam flexíveis e abertas a mudanças rápidas.

Os planos de marketing empreendedor são baseados em contribuições de todos os aspectos dentro da empresa ー da produção, às finanças e o pessoal.

Para ter sucesso, as Startups devem trabalhar de forma coordenada, a fim de usar seus escassos recursos da maneira mais eficiente possível.

As decisões de marketing devem levar em conta as circunstâncias do mundo real que a empresa enfrenta.

As métricas usadas para avaliar o plano de marketing devem refletir os objetivos reais da empresa. Essas metas podem ser, por exemplo, maximização de lucros, atingir uma base de clientes mais ampla ou redefinir um mercado.

Cada meta exigirá uma estratégia de marketing diferente e será avaliada em termos distintos.

As empresas emergentes precisam definir metas quantitativas e revisar suas estratégias caso essas metas não forem cumpridas. Caso esses passos não sejam cuidadosos, o crescimento pode não se concretizar.

Continue seguindo o blog da Control F5 e aprenda tudo sobre marketing para pequenas e médias empresas.

 

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