Conheça as 5 ferramentas mais importantes do marketing digital

marketing digital

O marketing digital é o tipo de marketing mais usado atualmente, principalmente por conta da predominância da internet em nossas vidas.

As pessoas estão conectadas o tempo todo e usam a web para muitas finalidades, como se comunicar, comprar, interagir com as marcas etc. Trata-se de um ambiente democrático que abre as portas para negócios de todos os tamanhos.

Eles trabalham dentro de suas possibilidades e podem alcançar resultados surpreendentes. No entanto, é preciso saber de que maneira fazer isso e quais ferramentas devem ser usadas.

Elas são muito importantes para otimizar o trabalho em marketing digital e por muitas outras razões que falaremos no decorrer do texto. Mas antes de escolher uma delas e começar a colocar suas ações em prática, é necessário conhecê-las.

Existem muitas, mas algumas são mais usadas e se destacam na questão de sua importância, e é sobre elas que falaremos neste texto. Depois disso, seu negócio estará pronto para investir em marketing digital e obter bons resultados.

O que são ferramentas de marketing digital?

As ferramentas de marketing digital agilizam os processos realizados, como produção de conteúdo, relacionamento com cliente, geração de leads etc.

O objetivo é automatizar as tarefas manuais, reduzindo o tempo gasto em cada uma delas, o que possibilita acelerar o trabalho e aumentar os resultados.

Por exemplo, ao usar uma ferramenta, uma fabricante de alarme de incêndio reduz os custos para conquistar novos clientes.

Saiba mais sobre a importância

A era digital mudou a maneira como as empresas se comunicam com os clientes, e isso afeta qualquer tamanho de negócio ou nicho de atuação.

As campanhas foram reinventadas e as vendas passaram a ser focadas pela internet. Os empreendedores passaram a investir em ferramentas digitais, que auxiliam os negócios tanto em sua gestão quanto em suas ações de marketing.

Com elas, é possível analisar métricas e estratégias que dão resultados, aumentando as oportunidades e o crescimento dos negócios.

Se uma empresa de manutenção predial, por exemplo, tem essas ferramentas em mãos, consegue se dedicar mais ao que realmente importa: os clientes.

Outras vantagens também explicam a importância das ferramentas de marketing digital, tais como:

  • Identificar vantagens competitivas;
  • Analisar resultados;
  • Definir os próximos passos;
  • Melhorar a abordagem;
  • Definir objetivos e métricas.

Tudo isso permite uma interação mais dinâmica com o público-alvo, melhora a imagem da marca e torna o plano estratégico mais viável. E o melhor de tudo é que não são complexas e muitas são gratuitas.

Quais são as mais importantes?

Existem muitas ferramentas de marketing digital disponíveis, no entanto, há aquelas que são mais usadas, pois são focadas em estratégias mais comuns, tais como:

1.    Plano de marketing

Esta plataforma vai guiar todo o processo de planejamento de marketing do negócio. Ela é importante porque organiza as ações de acordo com os objetivos que se pretende alcançar.

Marketing não é uma coisa que se faz aleatoriamente, ele precisa ser organizado e direcionado, para não prejudicar os resultados e, principalmente, não desperdiçar recursos.

Com essa ferramenta, é possível estudar o público, compreendendo suas necessidades, a linguagem mais adequada para a comunicação e de que maneira empregá-la, por exemplo, na produção de conteúdo.

O mapeamento dos canais que serão usados é importante, sendo esse um dos recursos oferecidos por essa plataforma. Afinal, uma loja de móveis planejados para banheiro, por exemplo, precisa estar onde seu público está.

Outra funcionalidade é adequar o planejamento à realidade financeira da marca, ou seja, as possibilidades reais de investimentos que ela possui.

Planejar as estratégias de marketing da sua empresa vai determinar o sucesso e as métricas que precisarão ser analisadas.

2.    Benchmarking

Essa ferramenta vai cuidar dos insights do marketing, encontrando as melhores práticas que a concorrência usa para atrair e fidelizar o público.

Com essas informações em mãos, é possível compará-las com a sua empresa para saber quais podem ser usadas por ela. É uma maneira de avaliar como está uma marca em relação aos seus concorrentes.

Ela é baseada em algumas perguntas, como o tipo de interação que existe entre a concorrência e os clientes, qual o posicionamento dela nas redes sociais, as estratégias e plataformas usadas e a melhor linguagem.

3.    CRM

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, que em tradução livre significa gestão de relacionamento com o cliente. Ele coloca o cliente como o centro das estratégias de vendas.

É uma maneira de priorizar sua satisfação e fidelização, por meio de uma parceria duradoura. Consequentemente, há um aumento do lucro, pois se uma empresa de reforma comercial usa essa ferramenta, ela se comunica com eles de maneira escalável.

Esse software cadastra os clientes e registra algumas informações sobre eles, que estão diretamente relacionadas ao seu histórico de compras e comportamento. Dessa forma, é possível usá-los para as ações de marketing.

4.    SWOT ou FOFA

Análise swot é o mesmo que matriz FOFA, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Essa ferramenta ajuda na elaboração do plano de negócios, mas pelo fato de analisar os aspectos das estratégias usadas, também é muito útil para o marketing da organização.

Para você entender melhor, vamos resumir os quatros elementos da matriz FOFA, sendo o primeiro deles as forças e potencialidades do negócio.

Se o ponto forte de uma fabricante de toldo articulado é o seu produto final, ele deve ser explorado durante as estratégias de marketing digital.

As oportunidades são os fatores externos, mas que podem ser aproveitados nas campanhas para atrair mais clientes para o negócio.

As fraquezas, por sua vez, são os pontos fracos que precisam ser melhorados, e por meio dessa ferramenta é possível identificá-los e montar uma estratégia de melhoria.

Todos eles, quando mapeados, preparam o negócio para diferentes contratempos, além de possibilitar que as potencialidades sejam exploradas dentro das ações de marketing.

Além de melhorar as campanhas que a marca pretende investir, a ferramenta SWOT FOFA ajuda no planejamento do negócio como um todo.

5.    Google Analytics

O Google disponibilizou uma importante ferramenta, que mensura os resultados das estratégias adotadas pela marca.

Por exemplo, por meio dela, uma empresa de manutenção de elevadores consegue identificar a origem do tráfego em seu site, ou seja, os meios que levaram esses visitantes até ele.

A plataforma também avalia a eficácia das palavras-chave usadas em um conteúdo ou página, além de monitorar os resultados de um negócio e-commerce.

Outra ação que pode ser analisada são as praticadas nas redes sociais, para saber quais delas têm trazido os melhores resultados.

Diante de todas essas funcionalidades, podemos dizer que o Google Analytics é uma opção completa, e que não pode faltar nas suas ações de marketing digital.

Como escolher a melhor ferramenta?

A escolha da plataforma ideal está relacionada às necessidades e aos objetivos de cada negócio, pois uma fabricante de manta asfáltica, por exemplo, talvez não busque a mesma coisa que sua concorrente.

Não é porque o seu concorrente direto usa a ferramenta x e tem bons resultados com ela que o seu negócio também terá. Podemos usar como exemplo uma loja de roupas que queira melhorar o relacionamento com o cliente.

Uma das formas de fazer isso é a nutrição de leads, em que ela envia conteúdos do interesse deles para estreitar a relação entre os dois. Ela precisa usar, então, uma ferramenta que trabalhe estratégias de conteúdo.

Agora, se uma empresa de aluguel de andaimes deseja prospectar novos clientes, ela deve se focar em propostas e acompanhamentos no pré e pós-venda.

Uma boa plataforma para ela seria aquela que acompanha cuidadosamente a relação dessa marca com seu público. Algo que organize a produção de conteúdo para nutrição de leads desde o primeiro contato até o fechamento da venda.

Um e-commerce que precise acompanhar o tráfego em seu site precisa de uma ferramenta que lhe forneça informações sobre o comportamento dos visitantes nas páginas.

Exemplo disso é o tempo de permanência, origem dos acessos, taxa de rejeição e conversão, dentre outros dados importantes.

Conclusão

Trabalhar com marketing digital, como dissemos, não é algo feito de maneira aleatória. Pelo contrário, tudo deve ser bem organizado, direcionado, para aí sim trazer resultados.

Apesar de ser mais vantajoso e até mais barato do que o marketing tradicional, precisa ser bem planejado e trabalhado, para que ele não tenha efeito contrário e acabe, até mesmo, prejudicando os negócios.

As ferramentas são muito importantes nesse trabalho, principalmente porque elas facilitam para que os resultados possam ser alcançados.

Basta apenas saber escolhê-las de acordo com os objetivos e necessidades da sua empresa, assim você terá estratégias de marketing digital de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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