O Marketing de Influência 2023 é o reflexo de um passado não tão distante. Com a vinda da pandemia em 2020, os negócios tiveram que se adaptar às consequências econômicas advindas da Covid, como a inflação crescente que ameaçava desestabilizar a economia global. Diante dessa realidade, muitas empresas tiveram que encontrar novas formas de comercializar para sobreviver no novo cenário. Com isso, o papel do Marketing de Influenciadores nunca foi tão valorizado.
O relatório presente neste artigo da Control F5 aborda um resumo do panorama geral e recente sobre o segmento. Abordamos como o Marketing de Influência continua performando positivamente, deixando de ser considerado uma moda passageira. Nesta pesquisa, foram reunidos dados de mais de 3.500 agências do setor, marcas e profissionais relevantes sobre o estado atual da área e as perspectivas futuras.
1. O Marketing de Influência 2023 passará a valer US$ 21,1 bilhões
Em 2016 o Marketing de Influência valia cerca de US$1,7 bilhões. Até o ano passado, esse número alcançou um tamanho de mercado de US$16,4 bilhões. A estimativa para 2023 é de que o resultado salte mais de 29% para aproximadamente US$21,1 bilhões.
2. Aumento de conteúdo
71% dos entrevistados perceberam a grande demanda por conteúdo nos últimos tempos e aumentaram a produção.
3. Maiores investimentos
Com base nos resultados positivos obtidos do Marketing de Influência 2023, 82% dos participantes pretendem dedicar o orçamento ao segmento. Além disso, 67% alegaram que irão aumentá-lo nos próximos 12 meses.
4. Aumento do orçamento para as campanhas
23% dos entrevistados têm a intenção de dedicar mais de 40% de seu orçamento em marketing e campanhas de influenciadores. Representando um aumento de 5% em relação à 2022, 11% em 2021 e 9% em 2020.
5. Valorização de influenciadores conhecidos
61% dos entrevistados afirmaram que preferem construir relacionamentos com influenciadores que já trabalharam antes. A porcentagem exprime uma crescente em comparação aos 43% em 2021.
6. Utilização da Inteligência Artificial nas campanhas
62,9% apontaram que planejam utilizar a I.A. ou Machine Learning (aprendizado da máquina) em 2023 para identificação de influenciadores ou para a criação de campanhas eficazes.
7. Grande preferência por influenciadores menores
Em termos de seguidores, 39% das empresas preferem ter como parceiros os nano influenciadores (1k-10k); já outras 30% apoiam os micro-influenciadores (10k-100k); também houve um pequeno número de marcas que optaram por macro influenciadores (100k-1 mi). Por último, 12% focam em mega influenciadores (celebridades).
8. Influenciadores virtuais em alta
60,4% das marcas admitiram ter utilizado influenciadores virtuais. Podemos mencionar, inclusive, a Lu do Magalu (das lojas Magazine Luiza), à qual foi a influenciadora virtual mais seguida, com mais de 10 milhões de seguidores, juntando todos os canais de comunicação da marca.
9. O UGC é alvo de campanhas
O Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC – User Generated Content, em inglês) vira foco das campanhas com Marketing de Influência 2023. Este ano, 45% dos entrevistados apontaram o impacto positivo para tal preferência, onde 29% são dedicados às vendas e 26% para reconhecimento.
10. Automatização do Marketing de Influência
Houve um aumento exponencial de 77% das organizações que acreditam que a automação desempenha um papel primordial no Marketing de Influenciadores. Isso significa que a maioria das empresas estão satisfeitas com as ferramentas ou agências que prestam o serviço.
11. Escalabilidade do Marketing de Influenciadores
57% das marcas acreditam que o segmento é uma estratégia escalável para o ecossistema do marketing.
12. Visualizações, alcance e impressão como critérios
35% das empresas têm considerado a avaliação dos resultados com base nas visualizações, alcance e impressões como o critério mais importante. Outras 17% classificaram o engajamento ou cliques como crucial.
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