O Marketing Conversacional é uma estratégia praticada por empresas com o objetivo de encurtar os estágios do ciclo de vendas, mas, ao mesmo tempo, proporcionar aos clientes experiências de compras mais humanizadas e personalizadas.
Para isso, é necessário aliar o conhecimento humano às tecnologias de automação e inteligência artificial, ou seja, o famoso chatbot. Essa ferramenta aumenta o engajamento dos leads com a sua marca, isso porque constrói um relacionamento pautado num atendimento que pode ser realizado a qualquer momento, dispensando a disponibilidade de uma pessoa.
É importante ressaltar que uma conversa satisfatória e que agregue positivamente na experiência do cliente deve conter respostas concisas para as suas dúvidas, como também deve registrar informações e colher feedbacks para serem usados posteriormente para realizar melhorias.
Canais de uso do chatbot no Marketing Conversacional
Embora seja possível aplicar essa estratégia em lojas físicas, em que o desafio é estruturar uma sequência lógica e que proporcione uma boa experiência de compra, essa prática costuma ser mais efetiva no ambiente online.
A seguir, saiba quais meios de comunicação mais utilizam a inteligência artificial para responder os consumidores:
- Aplicativos: principalmente os de mensagens, como Whatsapp, Telegram ou Messenger;
- Call Center: é possível realizar consultas médicas ou bancárias por um sistema de comandos de voz, por exemplo;
- Website da marca: torne a sua plataforma de ecommerce em um lugar que englobe todas as necessidades do seu cliente;
- Redes sociais: a popularidade das redes sociais só reforçam o quanto o seu negócio deve se esforçar para construir um relacionamento com sua audiência.
4 Benefícios do Marketing Conversacional
Nada se compara ao suporte operacional humano, por isso, deve-se ter em mente que os chatbots existem para nos servir de suporte ao que diz respeito a melhora na experiência de compra dos clientes. Conheça a seguir as 4 principais vantagens em utilizar a inteligência artificial para conversar com seus leads.
1 – Ágil atendimento ao cliente
Um chatbot pode suprir sua demanda de atendimento em relação às dúvidas mais frequentes nos primeiros contatos do seu lead com a sua marca. Em seguida, o robô pode direcionar essas pessoas à atendentes humanos para solucionarem questões mais complexas.
2 – Disponibilidade a qualquer hora
Uma das grandes vantagens em contar com a ajuda de IA’s é poder estar disponível para conversar com consumidores 7 dias por semana, 24 horas por dia. Dessa forma, ninguém fica sem resposta e o lead continua interessado no seu produto.
3 – Custos reduzidos
Ao direcionar os chatbots para responder às perguntas mais frequentes, você descarta a necessidade de contratar uma equipe de atendimento maior, o que reduz significativamente os custos do seu negócio.
4 – Atendimento personalizado
Podemos afirmar que o objetivo do Marketing Conversacional é proporcionar uma interação humana, mesmo que as respostas sejam ditas por robôs. Isso porque a IA tem aprendido cada vez mais a reproduzir os comportamentos humanos. Além disso, é possível personalizar sua linguagem de acordo com o posicionamento da sua marca e seu público-alvo.
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