Na acirrada competição do mundo digital, é cada vez mais comum que as empresas busquem melhorar seu posicionamento no mercado. Surge para isso uma forte inclinação na geração de ações que objetivam o engajamento dos usuários e, por consequência, a maior interação entre marca e público, tornando o consumidor um divulgador espontâneo da marca, produto ou serviço. O Live Marketing atua justamente como catalizador desse engajamento.
O Live Marketing pode ser definido pelo conjunto de ações organizadas pela empresa para potencializar a interação com o público, gerando empatia, fidelização e, por consequência, alavancando as vendas. Nas redes sociais é fundamental para o sucesso da empresa que as pessoas estejam envolvidas com a marca de alguma maneira, falando, divulgando e defendendo-a.
Marketing Promocional
Na outra ponta da história encontra-se o marketing promocional, com o objetivo de aumentar a percepção da empresa, marca, produtos e serviços. No marketing promocional o foco é tornar o produto conhecido e atrativo para o consumidor.
O novo paradigma
Enquanto as ações do marketing promocional atuam para tornar o produto ou serviço mais conhecido, o live marketing foca em ações que possibilitam a interação do público com o mesmo. Podemos então dizer que a experiência do público numa ação de live marketing é sensorial.
Conhecer, perceber e sentir permite ao produto/serviço ser acolhido até mesmo pelo público mais exigente, que poderá se engajar e compartilhar suas experiências com outras pessoas. A ideia é induzir para que o buchicho cresça de forma orgânica.
Conheça algumas ferramentas do live marketing
Peças publicitárias: São elementos que despertam conexão emocional junto à marca de maneira muito forte e incisiva.
Ativação da marca: Usualmente é um grande evento que apresenta ao mercado a nova marca, produto ou serviço. Geralmente através do uso de recursos inteligentes.
Ações Digitais: As ações no ambiente digital têm como meta a “viralização” do conteúdo. Essas ações motivam o compartilhamento do conteúdo e a interação com a marca.
Outras características
O live marketing é conhecido por aumentar a rentabilidade, melhorar a percepção da imagem da marca, melhorar o relacionamento com o consumidor, e por fim aumentar as vendas. Essas características por si só já justificam sua adoção; contudo, outros benefícios também podem ser percebidos:
- Ação local/repercussão global: Integra ações off-line e online.
- Integração entre diferentes plataformas: Facebook, instagram, twitter são apenas alguns exemplos de plataformas que podem ser utilizadas. Cada uma com sua característica peculiar.
- Uso da criatividade para impulsionar a marca: É através da criatividade que o conteúdo tem maior chance de se tornar viral. Esse recurso deve ser muito explorado.
Conclusão
Com a concorrência acirrada, o empresário não pode se dar ao luxo de deixar que a concorrência tome a dianteira. É preciso se valer de todas as ferramentas disponíveis para seu budget na busca pelo melhor posicionamento e maior lucratividade. Definitivamente o live marketing é uma ferramenta importante no arsenal estratégico da empresa.
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