O conceito Lean IT no âmbito empresarial tem por objetivo compreender e avaliar constantemente os processos de negócios, eliminando o desperdício, aumentando a eficiência e a criação de valor. A implementação do Lean IT tem por consequência a redução de custos e a melhora dos indicadores de satisfação do cliente.
Como funciona o Lean IT?
O Lean IT, em sua essência visa a melhoria contínua dos processos com o objetivo de eliminar o desperdício. Para isso o modelo considera o cliente como peça fundamental no processo de desenvolvimento do produto.
Através de ciclos curtos de desenvolvimento e avaliação e feedback do cliente, a metodologia busca conhecer o cliente e compreender as reais necessidades e, portanto, perceber e evitar excessos desnecessários.
Alguns dos desperdícios que o conceito Lean IT procuram enxugar:
- Emails excessivos
- Retrabalho
- Funções e recursos desnecessários
Premissas Lean IT
Para assegurar o melhor desenvolvimento das soluções a capacitação contínua dos profissionais é um ponto chave do pensamento Lean, para que desta forma a equipe esteja preparada para gear o melhor valor para o cliente.
Geração de valor
Entender exatamente o que o cliente valoriza e entregar precisamente a solução que atenda essas necessidades: O Produto Mínimo Viável.
Fluxo de valor
Análise e identificação de gargalos e pontos de desperdício no processo para maximizar a eficiência.
Fluxo contínuo
O modelo busca evitar interrupções e garantir o funcionamento contínuo do processo.
Produção sob demanda
O cliente inicia o fluxo de valor e nada além do que foi especificado/solicitado deve ser produzido.
Perfeição
A melhoria contínua dos processos é um dos pontos importantes de Lean IT.
Como surgiu o conceito Lean?
O conceito de fabricação enxuta (lean manufacturing), originalmente implementado na Toyota no final dos anos 50, em Nagoya, trouxe à prática muitos conceitos de gestão empresarial e de produção que até então pertenciam ao campo teórico e reinventou a linha de produção.
Originalmente chamado de Sistema de Produção Toyota, recebeu muitos apelidos como “Just in time production”, “Continous flow manufacturing” e “World class manufacturing” até que em 1990 James Wormak, em seu livro “A máquina que mudou o mundo” cunhou o termo “Lean Manufacturing” (Fabricação Enxuta).
O sistema, que trabalha com ciclos curtos de feedback e o conceito de produto mínimo viável, ficou conhecido por melhorias significativas na produtividade, qualidade final dos produtos e tem sido constantemente adaptado para contemplar as especificidades de cada uma das áreas.
Conclusão
O Lean IT é basicamente a implementação do conceito e pensamento Lean sob a perspectiva da Tecnologia da Informação e assim se beneficiar de seus valores na entrega dos serviços de TI. O Lean IT é um potencializados e catalizador de resultados e funciona muito bem junto a outras metodologias como ITIL, por exemplo.
Na busca pela excelência o conceito de TI Enxuta, assim como outras implementações específicas da filosofia Lean, tem mostrado que chegou pra ficar. O modelo não é destinado exclusivamente às grandes empresas. Muito pelo contrário, em seu livro A Startup Enxuta, Eric Ries se vale de vários casos de sucesso da aplicação da metodologia no desenvolvimento de soluções inovadoras por pequenas empresas.