O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de captar leads em potencial por meio de conteúdos relevantes. Ou seja, é uma maneira de tornar o prospect mais ativo a ponto dele ir até a marca, e não o contrário. Dessa forma, sua empresa possui muito mais chances de conquistar clientes reais e verdadeiramente interessados no seu produto e/ou serviço.
O que é primordial nesse conceito está em sua forma de abordagem não invasiva. Isso porque, com a mudança comportamental constante dos usuários na web, vender um produto exige um conjunto de técnicas. O que com certeza não faz parte dessa prática é a interrupção frequente dos leitores com anúncios que atrapalham sua navegação – o que, consequentemente, leva-os a apertar o botão “x” instantaneamente.
As 4 etapas fundamentais do Inbound Marketing
Para um plano de Inbound Marketing efetivo, é preciso ter em mente quais são as 4 etapas que fazem parte de seu escopo, sendo elas: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento. Para entender a definição e aplicabilidade de cada uma delas, acompanhe a seguir.
1. Atração
Esta primeira fase é o primeiro contato que seu lead terá com sua marca. O objetivo aqui é aumentar o fluxo de tráfego na sua página de vendas, e, para conseguir isso, é preciso dedicar-se em educá-los com conteúdos de qualidade para despertar-lhes certo interesse.
2. Conversão
O intuito deste segundo estágio é transformar os visitantes do seu site em prospects qualificados. As ações recomendadas para tal, são a elaboração de uma landing page chamativa, além de disponibilização de materiais gratuitos, como ebooks, por exemplo. Essa é uma ótima forma de captação e conversão, já que, para ter acesso ao material, é necessário o preenchimento de dados (que serão usados, estrategicamente, posteriormente).
3. Fechamento
Com os dados do seu futuro cliente em mãos, essa etapa é a concretização do objetivo inicial da sua campanha. O próximo passo é entrar em contato com seu lead, no entanto, mesmo que neste momento ele esteja mais propício à venda e receptivo, é importante não passar dos limites para não perder a oportunidade. É essencial ser cauteloso e sutil.
4. Encantamento
Mais importante do que fechar uma venda, é garantir várias. Por isso, esta última fase é uma das mais importantes, visto que um cliente satisfeito, volta a comprar, e às vezes, traz mais consumidores com ele. Dito isso, mantenha seu cliente encantado durante toda a experiência de compra, inclusive no pós-venda. Para isso, envie newsletters, crie programas de fidelidade, descontos e promoções regularmente.
Vantagens do Inbound Marketing para a sua empresa
Ao implementar a prática do Inbound Marketing em sua empresa, o conceito pode trazer muitas oportunidades e retornos positivos ao seu negócio. Confira a seguir suas principais vantagens:
- Atração do público-alvo: o que possibilita criar estratégias personalizadas;
- Fidelização de clientes: o que propicia uma experiência adequada aos seus clientes que se identificam com a essência da sua marca;
- Segmentação da audiência: seu conteúdo feito para quem tem interesse, o que ocasiona mais captação de leads em potencial;
- Abordagem sutil: uma nova forma não invasiva de fazer os primeiros contatos com seu público;
- Acompanhamento de métricas: possibilidade de coletar dados e mensurá-los para a criação e aperfeiçoamento de futuras estratégias;
- Mais interação: permite um contato mais próximo com o seu cliente, proporciona mais intimidade e, consequentemente, mais engajamento com a sua marca.
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