Governança de dados da empresa: como fazer?

Governança de dados da empresa: Como fazer?

Cuidar e utilizar bem os dados da sua empresa podem fazer você crescer

Estamos em uma era onde as informações são fundamentais para o sucesso das organizações. E, é por esse motivo que hoje se fala tanto em governança de dados da empresa. Cada informação que antes acabava simplesmente ignorada, hoje pode ter grande valor para a estratégia do seu negócio.  

Mas, não basta apenas armazenar toda e qualquer informação que você tiver. Se, em termos de volume, a quantidade de dados guardados não para de crescer, a grande preocupação sobre a questão da governança de dados é em relação à segurança e o melhor uso das informações gerenciadas.

Cada vez mais, as empresas buscam soluções de TI que visem a segurança destas informações. E, é fato que as estratégias mais clássicas de proteção e backup de dados já não dão conta das necessidades que o gerenciamento e segurança das informações requerem.

Sendo assim. a providência mais adequada a tomar é a busca por novas e eficientes estratégias de governança de dados. Um bom processo de governança é capaz de vencer os desafios de crescimento e de escalabilidade que sua empresa pode estar enfrentando.

O que a governança de dados da empresa significa?

De forma geral, o processo de governança de dados é uma forma de gerir processos, políticas, tecnologias e também pessoas com o objetivo de organizar e estruturar as informações da empresa.

A principal razão de realizar a organização, armazenamento e distribuição de dados é otimizar, processos e estratégias a fim de ampliar a lucratividade e desenvolvimento do negócio.

Quais os Benefícios de uma boa governança de dados?

Agora que você está ciente de que governança de dados não se restringe apenas a guardar informações, podemos avaliar as vantagens que sua empresa pode ter ao otimizar os processos de gerenciamento de dados.

Uma boa governança de dados, pode proporcionar um dos benefícios mais desejados pelas empresas de todos os portes: a redução dos custos operacionais.

Em decorrência da implementação de processos de governança, ocorre também a criação de processos mais eficientes. Isso facilita a tomada de decisões importantes em torno de toda a organização.

Uma vez que suas informações estão seguras e otimizadas, a transparência entre os setores e equipes da empresa também é fortemente evidenciada.

Como criar uma governança de dados que realmente funcione?

Se você pensa em contratar profissionais de TI que ajudem sua empresa na tarefa de sua governança de dados corporativa, preste atenção em algumas ações importantes para que o processo seja bem sucedido.

  1. Levantamento e varredura : é fundamental que sua empresa conheça tudo o que armazena. Saber tudo o que você está guardando ajuda na eliminação de dados redundantes e desatualizados. Assim, você pode focar sua atenção naquelas informações que sejam realmente relevantes.
  2. Proteção e otimização: utilize seu centro de dados ou cloud para proteger informações que realmente importam. Deixe-as guardadas apenas pelo tempo necessário. Não permita que sua estrutura perca tempo com informações que não importam mais.
  3. Análise e aproveitamento: Analise e compreenda seus dados de forma ampla. Automatize seus processos e negócios. Extraia valores de dados online e offline. Assim, os dados da organização se tornarão realmente valiosos para você.
  4. Cobertura jurídica adequada: é bastante importante conhecer e evitar possíveis problemas jurídicos em relação a armazenamento de dados. Conheça e faça uso das leis de proteção de dados específicas para cada setor de atuação.

Então, prepare-se para o presente: a governança de dados da empresa é uma peça chave para o sucesso de seu empreendimento. E, para ficar sempre bem informado, continue acompanhando o blog da Control F5 TI.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!