O mercado de games e o perfil dos gamers brasileiros não é coisa de criança – é o que afirma a última edição (2018) do PCB (Pesquisa Game Brasil). Segundo a pesquisa, quase 68% dos jogadores possuem idade entre 25 e 54 anos e as mulheres são quem mais jogam (58.9%). A pesquisa, realizada pelo Sioux Group, coletou os dados nos meses de fevereiro e março e obteve 2853 respondentes únicos.
Neste artigo comentamos alguns dados interessantes.
Quem São?
Pouco mais de 75% dos entrevistados da pesquisa sinalizam que jogam algum jogo eletrônico. Isso por si só já demonstra o potencial deste setor no mercado Brasileiro. Mesmo assim, somente 26% dos entrevistados se consideram gamers, ou seja, a grande maioria se identifica como jogador casual.
Plataformas
Mobile
O smartphone é disparado a plataforma favorita dos jogadores, com 84%. Os consoles são jogados por 46% e os computadores quase por 45%. Se cruzarmos com a informação de que a maioria dos jogadores se identificam como casuais, o smartphone é o ecossistema ideal para acessar esse gigantesco mercado.
Dentre os mobiles, a marca mais presente é a Samsung, com 51% de penetração no mercado, seguida pela Motorola com 26,7% e a Apple com 16,5%.
Console
O console com maior presença (dentre os entrevistados que possuem console) é o Xbox 360, com 32%. O playstation 3 está em 25,6% dos jogadores e o playstation 2 em 23,2%. Na sequência temos as novas gerações:
- Playstation 4: 22,2%
- Xbox One: 14,6%
- Xbox One X: 4,8%
- Playstation 4 Pro: 4,3%
Os ciclos de vida útil dos consoles no Brasil costumam ser mais longos que em países mais desenvolvidos, o que justifica a presença do Playstation 2 nas primeiras posições. Além disso, os modelos clássicos como Atari, Master System, Mega Drive, Nintendo, Super Nintendo e afins, que não são mais fabricados, foram citados por 8,1% dos jogadores.
Embora tenha sido percebido um crescimento na compra dos jogos no varejo online ou nas lojas das plataformas, 54,2% dos entrevistaram afirmaram comprar preferencialmente nas lojas de varejo tradicionais.
51% dos gamers afirmam jogar online. Desses, 41,1% jogam na Playstation Network e 37,5% na Xbox Live.
Computador
59,5% dos entrevistados sinalizaram que possuem algum tipo de notebook; os desktops estão presentes em 32,7% dos entrevistados. E, de acordo com 32% deles, a principal vantagem do computador em relação a outras plataformas de jogos é o “menor custo para aquisição de jogos”.
Quanto a jogar online, pouco menos da metade, 45,3% dos usuários de computador afirmam jogar online, dos quais 30,5% afirma fazer isso todos os dias.
Hábitos dos gamers
O hábito mais característico identificado pela pesquisa foi o de comer e beber enquanto joga. 8 a cada 10 jogadores admitiram comer ou beber durante a as partidas. Os sucos encabeçam a lista dos produtos alimentícios mais consumidos pelos jogadores, com 43,9%. Na sequência vêm os salgadinhos e snacks, com 40,8%. Refrigerantes com 49,9%, doces e chocolates com 38,8% e só então aparece a pizza com 25,8%.
Para completar, 20,8% dos entrevistados (quase a totalidade na faixa etária de 25 a 34 anos) afirmaram que bebem cerveja durante as partidas.
Conclusão
Entender os padrões e hábitos de consumo dos gamers no Brasil é fundamental, caso você deseje atender este segmento. Neste texto abordamos apenas alguns pontos interessantes, mas a recomendação é que você conheça e acesse a Pesquisa Game Brasil, uma ferramenta fundamental para quem está buscando atingir este segmento de forma eficaz.
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