Mais do que ter boas ideias, você precisa mudar conceitos
Pensando em começar uma nova empresa? Ou então querendo modificar aquilo que você já oferece ao mercado? Começo de ano é especialmente propício para pensar neste tipo de meta. E, como conseguir analisar o mercado, a concorrência e criar uma estratégia ainda mais inovadora? É por estas razões que neste post vamos falar sobre estratégias diferentes de marcas recentemente bem sucedidas. Assim, você poderá organizar melhor suas ideias e conseguir colocar seus planos em prática.
De acordo com a colunista do jornal Meio & Mensagem, Valkíria Garré “uma estratégia chave para se conseguir um equity com grande potencial é a configuração de uma proposta disruptiva para a marca. Ser disruptivo é especialmente mais importante e essencial num mundo onde a capacidade de diferenciação das marcas é cada vez menor e a comunicação está cada vez mais segmentada, configurando a necessidade de atender as necessidades de grupo de consumidores cada vez mais granulares”.
Estratégias diferentes de marcas atendem os clientes de maneira ultra personalizada
Diante de um cenário onde a diferenciação dos produtos e marcas está cada vez mais complicada, você precisa ter uma ideia boa, que também quebre alguns paradigmas mais tradicionais. Valkíria cita alguns exemplos de estratégias diferentes de marcas atuais:
Um deles é o serviço de entregas Rappi. O Rappi é um aplicativo que modificou o conceito de entregas. O iFood e o UberEats, por exemplo, trabalham apenas com entregas de comida. Já o Rappi quebra o padrão da entrega segmentada dos concorrentes. Através dele é possível pedir o que o cliente quiser. O papel do entregador é ir ao estabelecimento escolhido e fazer qualquer tipo de compra.
O cliente não paga um valor maior pelo produto adquirido. Será cobrada apenas uma taxa de entrega, que costuma manter valores bastante competitivos. O Rappi também possui pessoal dentro dos supermercados para separar as compras do cliente e deixar tudo pronto para o entregador. A empresa também é inovadora no quesito de cadastro de pessoal. O candidato a entregador pode preencher uma ficha online que pode ser aprovada em 24 horas, facilitando o processo de contratação de colaboradores, geralmente bastante burocrático nos negócios mais tradicionais.
A tecnologia ajuda, mas a ótima ideia continua sendo a alma do negócio
Outra empresa recém chegada ao mercado que usa estratégias diferentes de marcas mais tradicionais é a Yellow. A empresa trabalha com o aluguel de bicicletas e patinetes, porém de uma maneira inovadora. O cliente instala o aplicativo que localiza os meios de transporte da Yellow pela cidade. A empresa possui uma área de atuação, mas permite a estabelecimentos comerciais, condomínios comerciais ou residenciais tornarem-se uma estação Yellow. Caso o local seja aprovado, a estação Yellow é montada, disponibilizando bikes e patinetes no lugar.
Ficou animado agora? Estes são exemplos de como uma ideia, além de ser boa, precisa romper limites e ir cada vez mais de encontro às novas necessidades dos consumidores. Para você se inspirar ainda mais em criar estratégias diferentes de marcas, aprenda também como analisar seus concorrentes. E, aproveite o clima de início do ano para ter boas ideias novas e… disruptivas.