Esta é sua vida na Control F5: André Alves

Esta é a sua vida na Control F5 Marketing: André Alves

No ano de 1967 o grande apresentador Jota Silvestre lançava o programa “Esta é a sua vida” exibido pela Rede Tupi de São Paulo. O programa era muito popular e fez bastante sucesso mostrando os momentos mais importantes da vida de personalidades famosas, em sua maioria artistas e políticos. Soa familiar? Como vemos, este programa inspira até hoje versões bem parecidas feitas por apresentadores como Faustão, Eliana e tantos outros.

Nós da Control F5, apaixonados desde sempre por marketing e comunicação, não poderíamos perder a oportunidade de homenagear esse grande programa de TV. E também, como comunicadores de raiz, claro que queremos sonhar um pouco.

Por isso, criamos o “Esta é a sua vida na Control F5” — série de posts onde contamos as histórias do nosso time, clientes, e todo mundo que topar entrar no universo das TV antiga, em pleno mundo digital.

E nosso convidado de hoje é o Diretor Comercial da Tag Marketing Digital: André Alves

(aplausos)

Formado em Administração de empresas com ênfase em Comércio Exterior, André Alves começou a trabalhar muito cedo. Tem 18 anos de experiência na área de TI, focando sua atuação na área comercial e novos negócios. Passou por diversas empresas como Umicore, SAP, Softtek, Bemis e Vagas Tecnologia.

André ingressou na Control F5 Marketing, pois era sócio da GDR7 — empresa de TI que veio a dar origem à Control F5.  Quando estava apenas na empresa de TI, André viu que faltava algo para gerar mais demanda à área comercial. “Nossa ideia inicial foi a de contratar uma agência de marketing para nos ajudar. Ai acabamos montando um time bom e decidimos ter nossa própria agência. A criação da Control F5 Marketing ajudou tanto a nossa própria empresa, como vem expandindo cada vez mais nossa carteira de clientes em diversos setores como arquitetura, esportes, engenharia, e outros”.“

Hoje, André Alves é também sócio e responsável pela área comercial da Control F5. André não é “marqueteiro”. Sua veia profissional é na área de vendas e TI. “Minha entrada na área de marketing não foi intencional. O que me levou para o marketing foi apenas uma coisa: necessidade. E esta é uma maneira bem interessante de entrar em uma carreira. Através da minha experiência em outras empresas, percebi que muitas organizações têm setores andando super bem, como a tecnologia, logística, etc. Mas na hora de vender falta método, técnica, cuidado”, explica André.

Ao conversar com os clientes da Control F5, André Alves percebe que eles tem as mesmas dificuldades em marketing que ele já teve antes de atuar diretamente na agência. “É bacana, pois na área comercial, é fundamental sentir empatia pelo cliente. E isso não me falta. Sinto as dores deles, tem muita gente competente, que tem boas práticas mas simplesmente não consegue vender. Já vi isso acontecer em outras empresas que trabalhei. E é aí que entra a minha função”.

Baú baú, da felicidade

Ao ser questionado sobre qual seria o maior problema dos clientes que procuram a Control F5, André conta que:  “O principal dilema das empresas hoje é como vender mais. Não adianta só falar ‘quero vender’. Vender todo mundo quer. A grande questão é conseguir realmente estruturar um departamento comercial  de maneira sólida a ponto de a empresa tornar-se realmente sustentável, preparada para os altos e baixos”. E é isso que André faz: “Não adianta conversar com o empresário só sobre marketing. A Control F5 se interessa por conhecer a estrutura comercial das empresas que atendemos. Pois de nada adianta gerar um lead, se na hora de vender a empresa se apresenta de forma decepcionante”.

André lembra de um caso que o marcou no início de sua carreira na Control F5. “Quando vou para o primeiro contato com o cliente é bem comum encontrarmos pessoas desapontadas. Um destes clientes, teve uma péssima experiência com campanhas de marketing digital. Gastou bastante dinheiro e teve um resultado péssimo. Ele tinha muita resistência em tentar outra campanha de novo, tinha medo de perder mais dinheiro a troco de nada. Foi aí que propusemos fazer mais do que uma campanha. Eu expliquei: Não vamos aumentar seus gastos em anúncios. O que eu quero e trabalhar também com o pessoal de vendas, saber o que eles fazem. Como abordam os clientes? O que propõem? De que forma o marketing e seus vendedores tem sinergia?

Olê lê, olá lá, espere um pouquinho, vamos faturar

Então, a Control F5 iniciou com o cliente um projeto de marketing e reestruturação da atuação da equipe de vendas da empresa. Isto abrangia desde o discurso de abordagem dos vendedores até um controle rígido da mensuração dos resultados das campanhas pagas. “Resumindo, com apenas 10% da verba que este cliente havia gasto com a agência anterior, estamos conseguindo resultados bastante interessantes. Meu olhar de vendedor fica atento à perspectiva que não adianta o marketing prometer, se os vendedores não entregam”, conclui.

Quanto às perspectivas para o futuro, André Alves acredita que a preocupação com o entrosamento entre as áreas de marketing e de vendas dos clientes é o que torna a Control F5 uma agência promissora. “É óbvio o discurso de que a área comercial das empresas deve caminhar ao lado das estratégias de marketing. Mas é impressionante ver o número de empresas com boas ideias e que na prática não conseguem fazer isso. Diante desta situação, acredito que meu papel na Control F5 é cada vez mais conseguir a integração real entre vendas e marketing para nossos clientes. Sem isso, nada vai funcionar”.

E termina aqui mais uma história de trabalho, superação, emoção e esperança aqui no… Esta é sua vida na Control F5. Aguarde…logo teremos mais convidados. Não perca nosso próximo programa.

Aproveite para deixar seu comentário. Se estivéssemos mesmo na TV Tupi em 1967, isso não seria possível. Pensando bem, é tão bom estarmos aqui, agora, online.

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