A infraestrutura hiperconvergente pode ajudar sua empresa
Hiperconvergência é uma estrutura de TI que combina armazenamento, processamento e rede em um único sistema. Seu objetivo é reduzir a complexidade do centro de dados, aumentando sua escalabilidade.
As plataformas com hiperconvergência incluem um hipervisor para computação virtualizada, armazenamento definido por software e rede virtualizada, e normalmente são executados em servidores padronizados e prontos para uso.
As empresas podem escolher uma infraestrutura hiperconvergente (HCI) integrada a partir de um único fornecedor, ou software de hiperconvergência independente de hardware.
O uso de hardware de commodity, suportado por um único fornecedor, gera uma infraestrutura projetada para ser mais flexível e mais simples de gerenciar do que a infraestrutura de armazenamento corporativo tradicional.
Para os líderes de TI que estão fazendo projetos de modernização de centro de dados, a hiperconvergência pode fornecer a agilidade da infraestrutura de nuvem pública, sem abrir mão do controle de hardware em suas próprias instalações.
A diferença entre infaestruturas hiperconvergentes e convencionais
A estrutura hiperconvergente (HCI) adiciona níveis mais profundos de abstração e também maiores níveis de automação.
A infraestrutura convergente (tradicional) possui um pacote pré-configurado de software e hardware em um único sistema para gerenciamento simplificado. Com uma infraestrutura convergente, os componentes de computação, armazenamento e rede são individuais e podem ser separados.
Em um ambiente hiperconvergente, os componentes não podem ser separados. Os elementos definidos por software são implementados virtualmente, com integração perfeita no ambiente de hipervisor. Isso permite que as organizações expandam facilmente a capacidade, através da implementação de módulos adicionais.
Os benefícios das infraestruturas hiperconvergentes
A infraestrutura hiperconvergente promete oferecer mais simplicidade e flexibilidade Os sistemas de armazenamento integrados, servidores e switches de rede são projetados para serem gerenciados como um único sistema em todas as instâncias de uma HCI.
Os fornecedores de HCI promovem economias de custo potencial em áreas como espaço do data center, energia elétrica e trabalho do pessoal de TI. Também torna-se desnecessário o uso de softwares licenciados, como ferramentas de backup ou recuperação de desastres.
Onde a hiperconvergência pode ser usada
Os sistemas de hiperconvergência foram inicialmente direcionados para a infraestrutura de desktop virtual (VDI) e outras aplicações de uso geral com requisitos de recursos razoavelmente previsíveis.
Com o tempo, eles passaram a ser soluções especializadas para VDI a plataformas escaláveis para aplicativos corporativos, bancos de dados e nuvem privada.
Algumas vantagens importantes tornaram a HCI mais atraente para diversas aplicações. Primeiro, é a já falada capacidade de dimensionar de forma independente processamento em escala e armazenamento, por meio de um modelo desagregado.
A outra vantagem é a capacidade de criar uma solução hiperconvergente usando o NVMe (Non-Volatile Memory express), uma especificação de interface de dispositivo lógico aberto para acessar mídias de armazenamento não-voláteis, conectadas por meio de um barramento PCI Express.
Atualmente, começa a surgir uma maior compreensão da proposta de valor da HCI, especificamente para empresas menores que não precisam de uma infraestrutura de data center em grande escala, mas querem manter algum controle sobre seus ambientes.
Se você quer saber tudo sobre TI para sua empresa, siga o Blog da Control F5.