Você sabe o que são os famosos chatbots e como eles podem ser implementados para que uma empresa possa atender os seus clientes de modo prático e automático?
Com o avanço da tecnologia, muitas ferramentas se tornam acessíveis e interessantes para diversos tipos de negócios, auxiliando na execução de tarefas rotineiras dentro de um estabelecimento.
Um exemplo disso pode ser o de uma empresa de serviço de entrega encomenda, que ofereça uma estrutura de rastreamento da entrega, onde o cliente pode visualizar cada passo do processo até o recebimento do seu pedido.
Do mesmo modo, outra ferramenta ganhou bastante visibilidade no segmento comercial, possibilitando oferecer novas formas de atendimento aos visitantes de uma página na internet: os chatbots.
Possuindo a mesma estrutura visual dos chats comuns, os chatbots são responsáveis por complementar de modo eficaz as técnicas de contato de uma marca com os seus consumidores.
Com um sistema que utiliza a inteligência artificial como base, um determinado cliente pode acessar esse canal de comunicação para interagir com o “atendente” virtual de seu site em poucos segundos.
Não à toa, os chatbots estão cada vez mais presentes em diversas plataformas, tanto em redes sociais quanto em e-commerces, permitindo que os compradores de uma loja possam tirar dúvidas rapidamente.
Quer entender mais sobre o funcionamento, a importância e os tipos de chatbots disponíveis no mercado? Então siga na leitura deste artigo e amplie o seu conhecimento no assunto.
O que são os chatbots?
Para entender facilmente o que é o chatbots, é interessante entender a tradução do termo: chat = bate-papo, e o bot = robô.
A ferramenta se trata de um sistema de conversa online, que conta com uma estrutura automatizada para o atendimento, tendo como base para o seu funcionamento a inteligência artificial.
Em outras palavras, uma empresa de envelopamento automotivo azul, que utiliza o chatbots para atender os visitantes da sua página, conta com um bate-papo automatizado para responder aos questionamentos que forem feitos pelos clientes.
Pode ser que antes até existisse o chat convencional na plataforma da empresa, porém era necessário disponibilizar um atendente por todo o período comercial para cuidar do chamado virtual feito pelos consumidores da loja.
Com o chatbot isso não é mais necessário. Nesse caso, o robô realiza o atendimento para sanar as principais dúvidas do visitante e, em caso de dúvidas de alta complexidade, o cliente é encaminhado para o contato com um suporte especializado.
Além disso, é importante lembrar que, justamente por contar com o uso da inteligência artificial, o robô “aprende” características importantes ao enviar respostas para os consumidores de uma marca.
Por isso, é possível afirmar que além de deixar o atendimento ainda mais personalizado e individual, o chatbot contribui para o aumento das vendas de um estabelecimento.
Como funcionam e quais são os tipos de chatbots?
Existem dois tipos principais de chatbots: os que trabalham com regras pré-definidas e os que utilizam inteligência artificial e machine learning (aprendizado da máquina).
O chatbot de regras pré-definidas funciona com um software que identifica palavras-chave nas mensagens enviadas pelos clientes e busca no padrão de respostas quais são as mais indicadas para responder a um usuário.
Os chatbots de inteligência artificial e machine learning são desenvolvidos para oferecer uma alta capacidade de atendimento virtual.
Enquanto a inteligência artifical atua de modo semelhante ao da ação humana, resolvendo problemas, o machine learning possibilita a obtenção de relatórios e insights de modo autônomo, ajudando no aperfeiçoamento da ferramenta de contato.
Uma empresa de enfermagem domiciliar Brooklin Paulista, por exemplo, pode disponibilizar o chabot no seu site para possibilitar que os visitantes da página consigam informações do seu estabelecimento de maneira prática e rápida.
Com isso, ela não perde oportunidades de novos negócios, ao mesmo tempo em que investe no relacionamento com os seus clientes.
Um dos grandes destaques do funcionamento dos chatbots é que eles aliviam a demora das filas de esperas do contato virtual, já que as respostas oferecidas atendem aos questionamentos dos visitantes.
Dessa forma, quem precisa tirar dúvidas mais específicas sobre exames toxicológicos em uma clínica, por exemplo, é encaminhado para um atendente, agilizando os processos da empresa.
As vantagens do uso de chatbots para a sua empresa
O uso de chatbots traz uma série de vantagens para os estabelecimentos, afinal eles aliam tecnologia e praticidade no atendimento ao público.
Entre os principais benefícios dessa ferramenta estão:
- Redução de custos;
- Melhoria da experiência do usuário;
- Personalização;
- Qualidade no atendimento;
- Entre outros.
Redução de custos
Se antes uma clínica exame demissional dependia de uma grande equipe para tirar dúvidas e dar suporte aos clientes, essa realidade hoje pode ser bastante diferente com o uso de chatbots.
Isso porque as longas filas de espera em um call center eram vistas com maus olhos pelos consumidores de uma marca, e em muitos casos essas pessoas podiam sair de uma ligação longa sem ter os seus problemas resolvidos.
Ao disponibilizar um chatbot no seu site, o seu cliente já saberá que pode tirar dúvidas por ali e alcançar um suporte mais dinâmico e eficiente graças ao uso dessa ferramenta.
Sendo assim, a companhia reduz os seus custos com a contratação de funcionários, que precisarão ser treinados constantemente, o que não ocorre com os chatbots de inteligência artificial e machine learning.
Melhoria da experiência do usuário
Ao navegar em um e-commerce, um visitante pode se deparar com um modelo de guarda corpo para laje que o agrade, porém ele pode precisar tirar algumas dúvidas relacionadas ao tamanho e ao material que não estão disponíveis na página de vendas.
Em épocas onde o chatbot não era encontrado nos sites, isso certamente rendia prejuízos para a loja, já que o possível cliente certamente buscava por outra loja para adquirir o produto desejado.
Atualmente, um comprador que esteja com dúvida em relação ao frete para a sua casa, especificações do produto ou como finalizar a compra, pode acessar o chatbot que fica no canto da página e enviar a sua dúvida por ali.
Em poucos segundos, ele consegue esclarecer os seus questionamento e finalizar o seu pedido de modo muito mais ágil, gerando satisfação com a escolha.
Por isso, os chatbots podem ser indispensáveis no que se refere à melhora na experiência do usuário, garantindo que os clientes do seu e-commerce sejam fieis à marca e recomendem o site para os seus amigos e parentes.
Personalização
Os chatbots são plataformas bastante familiares para a grande maioria das pessoas. Eles funcionam exatamente como as ferramentas de mensagens privadas presentes nas redes sociais, o que facilita a utilização por parte do público.
Um dos pontos positivos que é válido ressaltar é a capacidade de personalização do chatbots de uma página. Isso porque a linguagem utilizada, assim como o layout do comunicador, pode ser escolhida de acordo com a preferência da empresa.
Um site especializado na venda de extintor Co2 6KG, por exemplo, pode facilmente utilizar as cores do seu logo na ferramenta, ajudando no reconhecimento da sua marca.
Do mesmo modo, é possível utilizar um estilo de comunicação menos formal no atendimento ao cliente, elaborando as frases que devem ser enviadas sempre que um usuário utilizar o chatbot do site.
Qualidade no atendimento
Os chatbots são responsáveis por melhorar a experiência do usuário, pois oferecem as respostas necessárias para que o cliente possa realizar uma compra tranquilamente.
Em outro sentido, também é possível dizer que essa ferramenta de comunicação aprimora o atendimento prestado ao cliente, justamente porque ele possui uma estrutura totalmente pronta para dar o suporte de modo rápido e personalizado.
Isso pode ser visto na maneira como um consumidor acessa informações sobre os seus pedidos anteriores, seja para consultar a entrega de uma encomenda ou para visualizar históricos de conversas mais antigas, que podem ajudá-lo a lembrar de algo.
Um site especializado em confecção de chaves de carros antigos pode disponibilizar o chatbot para que o cliente saiba em quanto tempo o pedido dele ficará pronto, já que em alguns estabelecimentos os prazos de confecção de produtos são personalizados.
Nesse sentido, também é importante lembrar que o chatbot possui capacidade de atender diferentes pessoas ao mesmo tempo, fazendo com que uma loja não perca os seus visitantes pela demora no suporte ao cliente.
A importância do chatbots para o seu negócio
Dada a facilidade e os benefícios que uma empresa ganha ao disponibilizar um chatbot na sua página, não é difícil perceber a importância que a técnica possui para um negócio.
Se o proprietário de uma empresa busca redução de custos e agilidade no atendimento, ele certamente encontrará nesse tipo de comunicador uma maneira simples e eficiente de oferecer ao seu público as melhores soluções em termos de suporte e rapidez.
Por isso, os chatbots são indispensáveis para quem deseja melhorar o SAC da sua empresa, valorizando os seus clientes e alcançando melhoras nos resultados do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.