Entenda facilmente o que é a tecnologia Blockchain

entenda-facilmente-o-que-e-a-tecnologia-blockchain

Blockchain: a tecnologia mais famosa do momento

Você já ouviu falar em Blockchain?  Com certeza, é um dos assuntos mais comentados da área de TI e na mídia em geral. Você quer entender de maneira fácil o que é esta tecnologia? Então, preparamos um post com definições básicas para você. 

Falando em termos simples, Blockchain é uma cadeia de blocos, mas não no sentido literal das palavras. Neste contexto, Block (bloco) refere-se às informações digitais e Chain (cadeia) refere-se a um banco de dados. Portanto, bem a grosso modo, são blocos de informações armazenados em um banco de dados.

A tecnologia Blockchain é uma espécie de caminho para que partes diferentes cheguem a um consenso a respeito de um histórico digital comum. Ter um histórico digital comum é importante porque os ativos e transações digitais podem ser facilmente falsificados ou duplicadas. O Blockchain resolve esse problema sem a necessidade de um intermediário.

Todos os dias, as empresas trocam valores com fornecedores, parceiros, clientes e outros. Valores podem ser bens, serviços, dinheiro, dados e outros. Cada troca de valor é uma transação. Transações bem-sucedidas precisam ser rápidas, precisas e facilmente acordadas pelas partes que participam de cada uma delas.

Como o Blockchain funciona?

Veja abaixo o gráfico da empresa IBM que explica o funcionamento do Blockchain:

 

À medida que cada transação ocorre – e as partes concordam com seus detalhes – ela é codificada em um bloco de dados digitais e é assinada ou identificada com de forma individual e única.

Cada bloco é conectado ao bloco anterior e ao posterior a ele, sucessivamente. Isso forma uma cadeia irreversível e imutável.

 

Os blocos são encadeados, impedindo que qualquer um dos blocos seja alterado ou que um bloco seja inserido entre dois blocos existentes.

Que tipo de informações o Blockchain armazena?

No Blockchain, cada bloco é composto por  “pedaços” de informações digitais. Considere, por exemplo, uma compra em uma loja virtual (e-commerce). Neste caso, o Blockchain traria blocos de informações, que podem ser formados de três partes: 

  1. Blocos que armazenam informações sobre transações, como data, hora e o valor de compras;
  2. Blocos que guardam  informações sobre quem está participando das transações. Um bloco de uma compra em no e-commerce pode gravar seu nome nos registros da loja e mostra que você comprou lá. Porém, em vez de usar seu nome real, a compra é registrada sem qualquer informação pessoal de identificação. A tecnologia é capaz de criar uma espécie de “assinatura digital” exclusiva e única.
  3. Blocos que armazenam informações que os distinguem de outros blocos. Assim como as pessoas tem nome e sobrenome para se diferenciarem, no Blockchain cada bloco armazena um código único chamado “hash”. O hash permite a diferenciação de todos os outros blocos. Digamos que você tenha feito a compra no e-commerce X. E, após finalizar a compra, decida fazer outra compra na mesma loja, no mesmo dia e em horário bem próximo. Mesmo que os detalhes de sua nova transação pareçam quase idênticos aos da sua compra anterior, será possível identificar cada bloco devido aos códigos exclusivos que foram criandos.

Um único bloco desta tecnologia pode armazenar até 1MB de dados. Dependendo do tamanho das transações, um único bloco pode abrigar alguns milhares delas.

O Bitcoin usa a tecnologia Blockchain

O Blockchain é a tecnologia mais famosa do momento, pois ajuda a criar modelos de negociações que deixam as empresas muito mais eficientes. Também facilita muito as transações com fornecedores, parceiros e clientes. A tecnologia é utilizada por bancos, criptomoedas, e muitos outros tipos de negócios. O Bitcoin é o exemplo mais famoso de utilização da tecnologia de Blockchain.

E isso é apenas uma visão geral do que é o Blockchain e suas aplicações.  Agora que você entendeu melhor esta tecnologia, aprenda também o que é Big Data e Hadoop. E, siga o blog Control F5, sempre repleto de novidades sobre o mundo da tecnologia, mas falando a sua língua.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!