Entenda como ser o mais assertivo nos seus conteúdos

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Produzir conteúdos não é uma tarefa simples. Engana-se quem pensa que basta escrever um artigo e disponibilizá-lo na internet para alcançar excelentes resultados e, como consequência, melhorar a conversão de leads (potenciais clientes) e as vendas.

Ao contrário, o marketing de conteúdo se aprimora a cada dia, acompanhando o perfil cada vez mais exigente dos usuários. Afinal de contas, as pessoas desejam informação de qualidade e materiais relevantes, que possam oferecer soluções reais às demandas.

No artigo de hoje, entenda como ser o mais assertivo nos seus conteúdos e conquistar ótimos resultados com a produção de materiais para o seu negócio. Acompanhe a leitura!

Mas primeiro, o que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia com foco na produção de material relevante, com o intuito de engajar o público-alvo, envolvendo às pessoas e criando uma percepção positiva da marca, para obter ótimos resultados (aumento de vendas, reconhecimento no mercado, entre outros).

Isso significa ir além de uma propaganda com a oferta de uma cobertura de lona, por exemplo.

Ao contrário, é preciso criar um conteúdo interessante sobre o produto, bem como do nicho de atuação, trazendo informações capazes de cativar a audiência e educá-la a respeito de um determinado assunto.

De acordo com uma pesquisa, cerca de 73% dos empreendimentos brasileiros já adotam o marketing de conteúdo como parte de sua estratégia. Muito disso, deve-se à eficiência da metodologia, ainda mais para ambientes digitais.

Importante ressaltar que negócios de todos os ramos podem usufruir do marketing de conteúdo. Sendo assim, tanto empresas importadoras, B2B (Business to Business), comércios e e-commerces podem aplicar a técnica para melhorar o desempenho da marca.

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Embora não seja exclusividade da internet, o marketing de conteúdo conquistou espaço nas plataformas online devido ao próprio perfil do consumidor atual.

Além de não desejar somente propagandas invasivas, os usuários buscam aprimorar seus conhecimentos e, por conta disso, é importante oferecer materiais cada vez mais assertivos.

Por isso, não é incomum se deparar com vários conteúdos sobre os modos de gerenciamento de resíduos sólidos, por exemplo. Porém, alguns com mais destaque, justamente por aprofundarem as informações e a produção.

Muito mais do que acompanhar as tendências do público-alvo contemporâneo, o marketing de conteúdo também oferece muitos outros benefícios para as empresas. Daí o seu crescimento exponencial dentro das estratégias de divulgação e promoção na internet.

Entre os principais pontos positivos do método, encontram-se:

  • Aumento do número de visitantes na sua página web;
  • Melhor classificação do site/blog no Google e demais buscadores;
  • Melhor percepção da marca pela audiência;
  • Aumento do engajamento da marca e brand awareness;
  • Crescimento na geração de leads;
  • Maiores chances de conversão em vendas.

Vale dizer que o marketing de conteúdo tem um custo muito mais barato do que em comparação com os anúncios tradicionais.

Enquanto a divulgação de um comercial massivo na televisão pode ter um preço exorbitante para uma empresa de segurança patrimonial e outros negócios, a produção de um artigo para blog tem um custo menor.

Como consequência, o ROI (Retorno sobre Investimento) é maior, visto que o marketing de conteúdo atinge pessoas potencialmente interessadas no seu negócio, tornando a divulgação direcionada e eficaz.

4 dicas para ser mais assertivo na produção de conteúdo

Diante de todas as vantagens do marketing de conteúdo, é de se esperar que várias empresas invistam na estratégia, ou busquem alternativas para incluir a produção de conteúdo no planejamento de marketing.

No entanto, para se destacar em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, além de agradar um público rigoroso (devido ao boom na produção de conteúdo na internet), é preciso investir em algumas técnicas para tornar o seu material mais assertivo.

Abaixo, confira algumas delas.

1 – Construa a sua persona

A persona nada mais é que uma representação semi fictícia do cliente ideal, com base nas características do público-alvo.

Dessa forma, é possível visualizar quem são as pessoas interessadas no seu negócio e direcionar os conteúdos conforme às preferências, gostos e desejos da audiência.

Para construir a persona, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado, para coletar as principais qualidades do público. Em geral, os dados são:

  • Faixa etária e gênero;
  • Estado civil;
  • Escolaridade e classe social;
  • Localidade;
  • Profissão;
  • Preferências e hobbies;
  • Comportamentos de compra;
  • Entre outros.

Quanto mais informações, mais completa é a construção da persona. Vale lembrar que é preciso criar uma narrativa para essa representação do cliente, como forma de humanizar a produção de conteúdo.

Por exemplo, na tentativa de vender um sistema de gestão empresarial e com base em alguns dados do público-alvo, pode-se descrever a seguinte persona:

“Álvaro, 43 anos, é divorciado e tem 3 filhos. A mais velha já está na faculdade, enquanto os dois meninos mais novos ainda estão no ensino médio. Álvaro é dono de uma rede de restaurantes de sucesso em sua cidade natal: Ribeirão Preto, uma urbe em crescimento no interior do Estado de São Paulo. No entanto, vendo a necessidade de otimizar e automatizar algumas rotinas, o empreendedor quer investir em tecnologia, para passar mais tempo com seus filhos e, ao mesmo tempo, acompanhar o progresso de seus restaurantes”.

 A partir desse pequeno trecho que descreve a persona, no caso Álvaro, é possível pensar nas melhores formas de criar um conteúdo para divulgar o sistema de gestão, com foco nas necessidades do personagem.

Até mesmo a linguagem pode ser adaptada, tornando o material mais próximo à comunicação do cliente ideal e, consequentemente, o conteúdo mais assertivo.

2 – Use fontes confiáveis de informação

Ao mesmo tempo em que a internet disponibiliza várias informações com um só clique, ela também se tornou palco de disseminação de notícias falsas, as famosas fake news, que desinformam a população e levam à ignorância em muitos assuntos.

Por esse motivo, é importante que o conteudista saiba onde encontrar informações de qualidade, em fontes confiáveis e em sites com credibilidade.

Afinal, o uso de dados incorretos sobre como descartar lixo eletrônico, por exemplo, além de prejudicar a imagem da empresa, pode causar outros problemas, como pessoas encaminhando resíduos de forma incorreta, contribuindo para os impactos ambientais.

Uma dica é usar pesquisas de universidades renomadas, artigos de empresas jornalísticas tradicionais e confiáveis, além de estudos comprovados.

Mais do que um conteúdo assertivo, é uma maneira de enriquecer as informações e, com isso, se destacar perante à concorrência.

3 – Adapte a linguagem do seu conteúdo

Por maior que seja a escolaridade de um determinado público-alvo, alguns assuntos precisam ser abordados com mais simplicidade, ainda mais quando o interesse é vender um determinado produto ou serviço.

Por exemplo, se o objetivo é apresentar um sistema para loja de roupas totalmente inovador e altamente tecnológico, não vale a pena usar terminologias altamente acadêmicas e científicas, a fim de mostrar as especificações técnicas do programa.

Isso pode interessar somente às pessoas que têm conhecimento na área e que, em muitos casos, não são as compradoras do produto. Por esse motivo, vale a pena adaptar a linguagem do seu conteúdo, utilizando palavras compreensíveis para a audiência.

Além disso, a fluidez de leitura é algo que conta muito, especialmente na internet. Como estamos lidando com um ambiente dinâmico, em que as pessoas procuram materiais de rápida assimilação, recomenda-se usar uma linguagem mais simples e objetiva.

Em assuntos do segmento legislativo, como tratar dos pormenores para retirada de uma declaração de importação, a dica é abandonar o “juridiquês”, isto é, o jargão usado por advogados, juízes e promotores, e optar por termos mais leves, de fácil compreensão.

4 – Aplique o SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas para melhorar a classificação do seu conteúdo nos buscadores, em especial o Google.

Desse modo, a sua página web tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, aumentando o número de visitantes.

Por se tratar de uma série de iniciativas, como o uso de palavras-chave, técnicas de link building e a promoção de uma boa navegabilidade nos sites, o conteudista deve estudar quais ações melhor se enquadram em seu conteúdo.

Além do mais, o SEO passa frequentemente por algumas modificações, exigindo que o produtor de conteúdo fique sempre atento às novas recomendações de otimização.

Conclusão

A produção de conteúdo é uma tarefa que exige conhecimento, estudo e empenho. Afinal, em um ambiente tão vasto como a internet, é preciso se destacar com a oferta de materiais valiosos, que despertem o interesse do público-alvo, com soluções viáveis.

Por esse motivo, investir em um conteúdo assertivo é algo que demanda um certo trabalho para o conteudista, mas que ao final, trará ótimos resultados para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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