Aprenda como funciona e como criar uma loja virtual para sua empresa
O termo e-commerce refere-se a qualquer forma de transação comercial realizada online. O exemplo mais popular de comércio eletrônico são as lojas virtuais, definidas como sites de compra e venda de mercadorias.
No entanto, o e-commerce também pode envolver outros tipos de atividades, como leilões on-line, gateways de pagamento, emissão de bilhetes (e-tickets) e serviços bancários (Internet banking).
Quais são os diferentes modelos de negócios de e-commerce?
O comércio eletrônico é geralmente classificado em modelos diferentes, com base no tipo de participantes envolvidos na transação. De um modo geral, esses modelos de negócios são:
Business to Business (B2B)
B2B é quando as empresas vendem para outras empresas. Por exemplo, uma papelaria que vende suprimentos de escritório a granel para outras empresas.
Business to Consumer (B2C)
B2C é o modelo de negócios mais comumente associado ao e-commerce, onde os comerciantes vendem para consumidores que compram uma pequena quantidade de produtos. Por exemplo, as lojas virtuais de moda e acessórios.
Consumidor para consumidor (C2C)
O C2C é um modelo de negócios relativamente novo, em que os consumidores que compraram algo anteriormente procuram revender este item para outra pessoa. Por exemplo, sites como o Enjoei, que conecta consumidores que desejam vender e comprar objetos usados.
Quais são os benefícios do comércio eletrônico?
O comércio eletrônico demonstrou um crescimento realmente explosivo nos últimos anos. De fato, como a Internet se tornou um requisito essencial da vida cotidiana, as empresas estão aprendendo a aproveitar os inúmeros benefícios do comércio eletrônico, como:
Custos reduzidos
Os custos operacionais do e-commerce são significativamente mais baixos. Não há necessidade de contratar uma equipe de vendas ou manter uma loja física.
Assim, os principais custos de comércio eletrônico vão para o armazenamento de produtos. Como os comerciantes virtuais conseguem economizar em custos operacionais, eles podem oferecer melhores ofertas e descontos para seus clientes.
Acesso a um mercado global
Uma loja física sempre será limitada por uma área geográfica. Uma loja online, ou qualquer outro tipo de comércio eletrônico, tem o mundo inteiro como seu mercado.
Disponibilidade 24 horas
Isso representa um aumento enorme nas oportunidades de vendas. Para o cliente, também é uma opção conveniente e disponível sem restrições de horário.
Marketing direcionado
Com acesso a uma quantidade grande de dados dos clientes, o e-commerce pode conhecer muito bem os hábitos de compra destes, bem como moldar seus esforços de marketing para fornecer uma experiência melhor adaptada a nichos específicos de mercado.
Gestão de inventário facilitada
As empresas de e-commerce podem automatizar o gerenciamento de estoque usando ferramentas eletrônicas para acelerar os procedimentos de pedidos, entregas e pagamentos.
Como iniciar um negócio baseado em e-commerce?
Embora a criação de uma loja virtual possa ser feita em um dia, pesquisar, criar, lançar e expandir um e-commerce não é fácil e envolve várias etapas e decisões:
Escolha o que você vai vender
O primeiro passo para iniciar um negócio de comércio eletrônico é decidir quais produtos ou serviços você vai oferecer.
Encontrar uma ideia interessante pode ser um trabalho árduo, portanto prepare-se para fazer muita pesquisa e análise.
Depois de saber o que você vai vender, precisa decidir onde irá adquirir e estocar os produtos.
Faça um plano estratégico de negócio
É importante elaborar um plano de negócios que ajude a visualizar sua estratégia de crescimento e identificar possíveis ameaças ou obstáculos.
O produto ou serviço escolhido irá determinar quais aspectos do mercado você precisa pesquisar. Algumas das áreas mais importantes a serem analisadas são sua concorrência, estratégia de preços e sua proposta de valor.
Desenvolva sua marca
Agora que você tem uma ideia de produto e uma visão clara do mercado, é hora de começar a pensar nos elementos principais de seu e-commerce como nome da loja, domínio, e diretrizes de marca.
Antes de voltar sua atenção para a construção da loja, dedique algum tempo estudando os conceitos básicos de SEO, para que seu negócio comece bem.
Escolha como sua loja será desenvolvida
Você pode criar uma loja virtual do zero. Isso significa desenvolvê-la você mesmo, ou contratar um profissional ou agência para fazer isso por você.
Pode levar mais tempo e custar mais, mas a criação de uma loja online personalizada dará a você o poder de tomar todas as decisões.
Você também pode usar uma plataforma de comércio eletrônico disponível no mercado como o Shopify, que automatiza a construção da loja online.
No entanto, isso também significa menos personalização, pois você só pode escolher entre os temas e ferramentas fornecidos pela plataforma.
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