Dark posts: o mistério desvendado

Dark Posts: eles podem ajudar ou atrapalhar a sua empresa?

Você já ouviu falar em dark posts? Dentre tantas práticas desonestas e fake na web, você provavelmente está pensando se seria a próxima falcatrua virtual. Mas, desta vez, pode ficar tranquilo. Dark post nada mais é do que uma ferramenta estratégica do Facebook. Ufa! De acordo com o site UOL Host, um dark post é uma publicação patrocinada segmentada para um grupo específico de pessoas e que não aparece na timeline geral da página que o publicou. Em outras palavras, é um post que fica oculto para o público em geral que segue e acessa sua página, mas aparece no feed de notícias de algumas pessoas que têm o perfil que você escolheu para visualizá-lo.

As marcas não precisam que todos os seus seguidores vejam tudo o que criam para as mídias sociais. É por isso que elas fazem uso dos dark posts. Esse tipo de estratégia surgiu ainda no tempo em que os recursos de segmentação em plataformas ainda eram rudimentares. O Facebook foi o primeiro a desenvolver o conceito de “postagens não publicadas” (outro nome para dark posts), para marcas criarem posts que não apareciam em suas páginas, mas apenas para determinados seguidores.

Como utilizar dark posts da maneira certa?

Os dark posts são necessários quando a ideia é não distribuir uma postagem para um número de pessoas muito grande. É um tipo de publicação que visa segmentar, com alguns objetivos específicos.Por exemplo, o site BuzzFeed costuma fazer dark posts como parte de acordos de conteúdo com marcas.

Para os profissionais de marketing digital, o dark post é útil para a realização de testes A/B. Esse tipo de teste serve para experimentar dentre alguns conteúdos, qual funcionará melhor para determinado público. Os conteúdos mal sucedidos, podem ser tirados do ar após os testes, sem causar prejuízos às marcas. O dark post pode também ser feito para direcionar produtos diferentes de uma mesma marca para determinados grupos no Facebook.

Dark Posts existem apenas no Facebook?

É possível fazer dark posts também no LinkedIn, Pinterest e Twitter. No Instagram e Snapchat, todos os posts chamados de “promovidos” são, na verdade, dark posts. Quanto às desvantagens deste tipo de publicação, podemos dizer que de certo modo, uma marca pode ter dificuldades em ter uma ideia completa de sua estratégia de mídia e também dos seus gastos. Também é complicado saber qual exatamente é a estratégia dos seus concorrentes, o que torna mais difícil a criação de táticas para superá-los.

Algumas vezes, os dark posts são tão personalizados que chegam a assustar o público. A segmentação excessiva pode dar a impressão de invasão de privacidade, ou até de roubo de dados sigilosos. Portanto, é uma tática que deve ser usada sem exageros. Para criar um dark post é necessário que você seja administrador, editor ou redator de uma página no Facebook e tenha uma conta de anúncios ativa.

E sua empresa, já usou esta estratégia? Conte para a gente! E continue segundo o Blog da Control F5. Aqui tem sempre informação interessante para a sua PME.

 

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