Crise na comunicação: porque ter um comitê

Uma crise na comunicação costuma pegar as companhias de surpresa, independentemente do tamanho de seu porte ou segmento. Para precaver-se de quaisquer eventualidades, é de extrema importância que todas as empresas estruturem um comitê de gestão de crise apta a agir de forma rápida, controlando instabilidades e ponderando os riscos para uma tomada de decisão mais assertiva.

 

As áreas que permeiam um comitê de crise podem abranger as mais diversas e atípicas situações, e, para cada uma, é necessário um plano de ação específico. Os cenários mais comuns que ocorrem no cotidiano das organizações variam desde crises de agentes externos, como um incêndio ou um alagamento; ou por agentes internos, o que inclui eventuais acidentes de trabalho e até mesmo boicote à imagem da marca.

 

Como evitar uma crise na comunicação em minha empresa?

A Control F5 acredita que, um dos primeiros pontos a se pensar para evitar uma futura crise na comunicação, que possivelmente impactará o seu negócio, é estruturar um comitê de gestão de crise. A etapa seguinte é traçar o perfil dos profissionais que formarão o comitê, que, no geral, devem ser pessoas multidisciplinares.

 

Visto que, para além de estarem preparados para enfrentar situações sob pressão, é essencial que possuam discernimento e agilidade na criação de estratégias para lidar com qualquer tipo de crise. É fundamental também que os integrantes que compunham esse grupo se reúnam regularmente para analisar medidas preventivas e possíveis pontos de crise.

 

É importante enfatizar que as operações cruciais da companhia não devem ser interrompidas durante qualquer situação atípica,  visto que a normalidade acarreta em segurança. A equipe em contato direto com o cliente, por exemplo, deve estar qualificada para lidar com o conflito sem que isso interfira em suas atividades.

 

Pontos cruciais para lidar com qualquer crise na comunicação

Em qualquer contexto, seja nos momentos de crise ou na rotina cotidiana de uma empresa, é imprescindível que a companhia expresse credibilidade, pois esse fator é o que sustentará seus argumentos

 

O representante dos discursos deve ser uma pessoa que possua uma linguagem adequada, além de ser bem informado, não somente sobre a organização, como também sobre os assuntos que a permeiam e também devem ter habilidades discursivas que transmitam as informações com confiança. A seguir, confira 3 pontos cruciais para lidar com qualquer crise na comunicação.

 1. Previna-se das crises

De modo geral, nenhum conflito começa como uma crise. Qualquer situação origina-se a partir de um problema, que, caso não for resolvido de forma pontual, pode desencadear uma crise. Portanto, é essencial agir rapidamente para precaver-se de qualquer eventualidade que atinja uma escala fora do normal.

2. Estabeleça a cultura da comunicação 

A antecipação de qualquer tipo de crise começa com uma comunicação clara. Para isso, avalie criteriosamente cenários da sua empresa que podem apresentar possíveis riscos. Mensure os dados coletados, desenvolva um discurso e transmita as informações de maneira que seja acessível e de fácil entendimento a todos.

3. Desenvolva um plano de gestão de crise 

Criar um plano de gestão de crise bem estruturado elimina a necessidade de um improviso repentino e mal calculado no momento de tomadas de decisões em cenários críticos. Isso porque já existirá um guia para consulta, desenvolvido de forma estratégia e bem pensada para agir com mais prudência.

 

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