A Inteligência Artificial vai acabar com a criatividade humana? Entenda melhor
Quando o assunto é criatividade, pensamos que a capacidade criativa é exclusivamente humana. A habilidade da criação, seria capaz de tornar o ser humano único. A ideia de união entre criatividade e Inteligência Artificial, é causadora de bastante rejeição por muitas pessoas. Como linhas de código e robôs podem substituir a habilidade do ser humano em criar? Então, observe estas duas obras de arte e escolha qual delas você penduraria na sua parede:
Interessantes, não? Quem são os autores? As duas imagens foram criadas com a utilização da Inteligência Artificial.
Estamos entrando em uma era de tecnologia onde os sistemas de inteligência artificial desafiam a sabedoria convencional. Estes sistemas estão nos forçando a repensar todos os tipos de relações do mundo do conhecimento. Inclusive, entender o que é de fato a criatividade nos dias de hoje. E como funciona então a combinação de criatividade e inteligência artificial no marketing?
De acordo com Ben Jones, diretor criativo no Google, pensar que existe uma disputa de seres humanos contra máquinas, é uma postura bastante equivocada, quando o assunto é criação e marketing. Segundo ele, quando entendemos que a Inteligência Artificial pode ser aliada à criatividade, obtemos melhores resultados nas soluções criativas. As máquinas podem automatizar nossas tarefas, agregando uma velocidade enorme a elas. O que nos auxilia muito em relação à economia de tempo e resultados. A Inteligência Artificial é capaz de identificar padrões que podem gerar insights e ideias. Este processo acaba trazendo a ampliação de possibilidades criativas e não o contrário, como a maioria das pessoas ainda pensa.
A Inteligência Artificial não está contra nós
Imagine que através da Inteligência Artificial fossem analisados milhares de vídeos do YouTube e as máquinas descobrissem que os vídeos de maior sucesso foram gravados em jardins de casas. Isto significaria que basta você gravar seu novo vídeo um um jardim que seria sinônimo de sucesso? Claro que não.
Assim, a criatividade e a inteligência artificial devem trabalhar em conjunto, mas jamais substituirão o ser humano na hora de analisar e filtrar os dados. Além de ser gravado no jardim, seu vídeo precisa ser bom. Além de ser bom, precisa estar otimizado com as estratégias de SEO e algoritmos do YouTube. E, quem fará este trabalho ser bom? Você — o ser humano criativo.
Um ótimo exemplo da relação entre criatividade e inteligência artificial é a campanha criada pela Lacta na Grécia, chamada “The Taste of Love”. No filme publicitário, um homem solitário vive com uma mulher androide chamada Elli, que satisfaz todos os seus desejos. Até o dia em que a robô é atualizada, ganhando a capacidade de expressar emoções artificiais. A androide começa então a questionar qual seria afinal o “gosto do amor”. Antes de o filme ser lançado, foram colocados teasers no Youtube, apresentando Elli como um robô que tinha a mais avançada tecnologia de Inteligência Artificial do mundo. Elli sabia tudo, porém não conhecia o tal gosto do amor. Assim, os teasers do YouTube convidavam os espectadores a enviarem fotos para o site da campanha que ajudassem Elli a entender o “gosto do amor”.
Elli. A androide mais criativa da propaganda grega
Utilizando de fato uma tecnologia de Inteligência artificial do Google, as fotos enviadas pelo público foram analisadas e organizadas em representações comuns de amor, como “beijo”, “sorriso” e até “cachorro” e “gato”. Ao acessar o site da campanha, os usuários podiam então explorar os conceitos que melhor representavam o amor, em uma experiência interativa que trazia as imagens enviadas e palavras representando o amor. A campanha foi um enorme sucesso no Dia dos Namorados grego. Este case demonstra que a criatividade e a Inteligência Artificial podem andar juntas ao talento humano e, em conjunto, produzirem uma excelente ideia. Para conhecer melhor a campanha, veja o vídeo:
“Mesmo que as máquinas consigam reconhecer padrões, a inteligência humana ainda é necessária para classificá-los e aplicá-los”, reflete Ben Jones, mostrando que a criatividade e a Inteligência Artificial são nossos aliados, porém não substituem talentos. Aprenda também sobre a relação entre Big Data e Pesquisa de Marketing. Você vai entender cada vez mais como é possível conviver bem com a tecnologia, utilizando-a a seu favor. E continue seguindo o Blog da Control F5. Trazemos sempre novidades incríveis feitas por humanos — ajudados por máquinas.