A Control F5 esteve no maior evento de marketing digital de São Paulo
A Control F5 Marketing marcou presença no RD on The Road – São Paulo. Mas, se você ainda não conhece o evento, nós contamos tudo para você.
O RD on The Road é um evento itinerante da Resultados Digitais, uma das maiores empresas de marketing digital do Brasil. A RD surgiu em 2011, na cidade de Florianópolis, e seu principal produto é uma ferramenta de marketing digital chamada RD Station Marketing.
A RD Station é utilizada por diversas agências de marketing digital, com o objetivo de ajudar empresas de todos os portes a gerar leads e vender mais.
A Resultados Digitais organiza todo o ano um congresso chamado RD Summit, onde diversos profissionais, na maior parte da área de marketing, podem se atualizar sobre todas as tendências e novidades do mercado. O RD Summit deste ano ocorrerá no mês de outubro, em Florianópolis.
O RD on the Road São Paulo é uma espécie de mini versão do Summit, onde ocorrem palestras e uma feira de negócios, tudo voltado ao segmento de marketing e vendas aliados à tecnologia. Eu, Tatiana Peterson, Content Manager da Control, estive por lá e conto um pouquinho de tudo o que vi.
“Ratarias” que fazem as empresas vender
O evento estava realmente lotado, e a RD estima que mais de 2000 pessoas prestigiaram o RD on the Road. Passei o dia todo por lá e vi palestras bem bacanas, que para nós, profissionais de marketing, servem como um retrato do mercado e uma excelente fonte de atualização de estratégias e networking.
De todos os palestrantes que assisti, vi alguns destaques. O primeiro foi o Edu Costa, que falou sobre Vendas Sociais: um guia passo a passo para atrair e fechar clientes todos os dias no Linkedin. O conteúdo do Edu foi bastante interessante, pois explorou a capacidade do LinkedIn como gerador de leads e vendas para negócios em diversos segmentos.
Muitas vezes, o LinkedIn é negligenciado por muitas agências de marketing e empresas, sendo visto apenas como um curriculum online. Edu mostrou de forma simples e direta como aproveitar todo o potencial da plataforma, sem custo e tendo alto potencial de sucesso. E a palestra teve muita “rataria” — o nome divertido que Edu dá para seus hacks (dicas).
Outro talk bastante interessante foi do Camilo Coutinho sobre Vídeo Marketing. Camilo é CEO da Double Play Mídia e tem técnicas bastante eficazes sobre como fazer vídeos que realmente funcionam para as empresas no YouTube. Camilo destacou que muitos vídeos não possuem informações como tags, descrições e legendas, itens simples que potencializam muito o rankeamento deles no Google. Também falou sobre a importância do SEO para vídeos, técnica que pode aumentar o potencial comercial da estratégia.
Matemarketing é o novo nome do marketing
Uma palestra que deixou toda a audiência “paralisada” ouvindo foi a do Romeo Deon Busarello, diretor de marketing da Tecnisa e professor em diversas instituições, como a ESPM.
Busarello ressaltou a importância do autodidatismo e empenho pessoal para que os profissionais estejam atualizados naquilo que a área de marketing requer atualmente. Falou também que o marketing de hoje, na verdade, é o Matemarketing. Ou seja, dados são fundamentais para qualquer estratégia, e devem obrigatoriamente vir atrelados à tal “big idea”.
Também fez uma importante defesa à pouco falada diversidade de faixas etárias nas empresas. Criticou o fato de que muitas organizações querem que seus executivos tenham menos de 40 anos e disse que a experiência aliada à atualização pode fazer profissionais de qualquer idade serem sim muito interessantes a qualquer negócio.
Romeo destacou também o descompasso entre as exigências do Ministério da Educação nos cursos universitários perante às reais necessidades do mercado de marketing. Como a maioria dos hot topics de marketing não tem literatura e mudam constantemente, os cursos formais simplesmente não conseguem acompanhar o fluxo do mercado.
Pessoas sempre serão pessoas
Outra apresentação interessante foi do Vitor Peçanha, famoso fundador da Rock Content, que também se dedica a ministrar cursos na área de marketing digital. Desta vez, Peçanha falou sobre como alguns conhecimentos da psicologia podem influenciar estratégias de marketing, a fim de torná-las mais duradouras. De acordo com Peçanha, o marketing e o mundo mudam, mas as pessoas não. Elas continuam respondendo aos mesmos estímulos fundamentais, inatos da raça humana.
Enfim, poderia continuar horas aqui falando sobre todos os talks e as diversas experiências de networking e conhecimentos que tive no RD on the Road. Mas, acredito que seja mais interessante que você conheça mais sobre todos os palestrantes assistindo a essa live, que rolou durante todo o evento, e contém entrevistas de todos os palestrantes. Confira:
Se você precisar de ajuda para fazer sua empresa vender mais, fale com a gente. A Control F5 está sempre conectada às novas tendências do marketing, para entregar resultados de verdade a você.