Construção de marca: aspectos importantes para a criação

construção de marca

A construção de marca, ou o famoso “branding” não se trata apenas sobre sua nomeação, muito menos sobre um slogan ou logotipo memoráveis. Na realidade, esse é um processo bem mais abrangente do que se imagina, visto que o desenvolvimento desses aspectos é uma das últimas coisas que você deve idealizar.

Marcas reconhecidas oferecem mais do que seus produtos ou serviços às necessidades do consumidor, mas também constroem relacionamento e propiciam uma conexão com sua audiência por meio dos valores que ambos possuem em comum. Para entender mais sobre o assunto, o Head de Design da Control F5, Paulo Adolfo, abordará pontos importantes ao longo deste artigo, acompanhe. 

 

A construção de marca aliada ao profissionalismo

É comum que donos de pequenas empresas, com poucos recursos, optem por realizar a construção da sua marca sozinhos, mas, na maioria das vezes, esse trabalho acaba tomando uma forma mais amadora. A consequência disso pode acarretar em uma má impressão pelos consumidores, dessa maneira, prejudicando a evolução do seu negócio.

Como profissional da área, Paulo complementa como essa atividade é realizada em seu dia a dia “Em primeiro lugar, deve-se entender qual é a necessidade tanto da demanda quanto do objetivo a longo prazo, de acordo com a intenção do cliente”.

Nosso expert em design, inclusive, demonstra uma verdadeira aula de organização de projetos quando exemplifica “Um briefing bem estruturado no início de um projeto tem um poder incrível de poupar horas de retrabalho, por todos os possíveis mal entendidos que possam ocorrer ao longo do caminho. Desde uma contratação até uma peça final, nosso maior aliado além das ferramentas de edição e criação, é o briefing”.

Por experiência própria, o resultado não poderia ser outro, pois, segundo Adolfo, “Ter tudo sempre bem anotado e registrado garante um trabalho de qualidade e, consequentemente, uma entrega alinhada às expectativas do cliente com grandes chances até de superá-las positivamente”.

 

Embaixadores podem ajudar na construção de marca?

Atualmente, muitas marcas adotam como estratégia de alcance a contratação de embaixadores que promovam seu negócio no mundo digital. No entanto, a empresa deve instruir o influenciador para que todos estejam na mesma página.

Questões de identidade não podem depender do embaixador contratado, mas é importante que ele compartilhe alguns pontos da personalidade da marca para que não ocorra uma comunicação incoerente”, afirma o Head de Design.

O profissional ainda menciona uma grande marca, exemplo de presença forte e bem consolidada na indústria dos streamings, a Netflix. Aliás, parte da estratégia de identidade é enfatizar que seu pronome pessoal é no feminino, ou seja “A Netflix”. 

Paulo Adolfo também cita os principais aspectos de um branding efetivo: “Todo sucesso da sua comunicação é resultado de um estudo aprofundado do seu público e de uma equipe muito bem alinhada aos valores e personalidade dessa audiência. Dessa forma, é possível comunicar-se com mais assertividade em todos os seus meios de comunicação. E tudo isso é feito sem um embaixador, pois a marca fez de si sua própria embaixadora”.

 

Dicas para os futuros profissionais de Design

Se você se interessou por essa área tão interessante ou está no começo de sua jornada, nosso Head de Design preparou algumas dicas que certamente contribuirão com sua evolução, confira a seguir.

Não tenha pressa 

Sem pressa, hoje é tudo muito rápido mesmo, muita quantidade e pouca qualidade. Pode até dar uma certa ansiedade ver tudo surgindo muito rápido, mas criatividade é repertório (da forma mais aleatória possível) e saber gerir todo esse repertório”.

Não tenha medo da Inteligência Artificial

As I.A’s estão aprendendo muito rápido, mas ainda assim quem dá os comandos é o ser humano. Fomos condicionados a vida toda em saber dar respostas, mas o mais importante é saber formular as perguntas certas. Para usarmos a tecnologia a nosso favor e tirar o melhor delas para a nossa área, precisamos saber fazer essas perguntas. Do contrário, estaremos tentando batucar em uma guitarra”.

A Control F5 Marketing cria projetos em todos os canais de comunicação (omnichannel). Gerenciamos e otimizamos sua presença nas redes sociais, aumentando engajamento, seguidores e performance.

Para gerar leads, melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar suas vendas, entre em contato conosco.

 

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